Alerta: 12 dicas para evitar golpes durante as festas de fim de ano

Com a chegada do Natal e das comemorações de fim de ano, se proliferam pela internet golpes que tentam aproveitar o espírito da época para prejudicar pessoas. Ciente da situação, a McAfee elaborou uma lista com 12 dicas simples que, se seguidas à risca, podem evitar que você seja prejudicado por alguém mal intencionado.





1 – Cuidado com seus emails

Pense duas vezes antes de clicar em links com notificações de rastreamento de produtos ou emissão de notas fiscais. Além disso, sempre verifique a identidade de empresas antes de confiar a elas seus dados pessoais.

2- Propagandas enganosas

Caso você se depare com uma oferta que parece boa demais para ser verdadeira, é provável que essa seja a realidade. Em caso de dúvidas, se atenha a nomes confiáveis ou faça uma pesquisa pela internet para verificar se uma companhia realmente pode ser confiada.

3 – Caridades falsas

Embora seja nobre aproveitar as festas de final de ano para exercitar seu lado caridoso, tome cuidado. Ciente do aumento das demandas, muitos golpistas criam campanhas falsas com o único intuito de roubar seu dinheiro.

4 – Cuidado com o cartão de crédito

Verifique sempre o extrato de seu cartão de crédito durante esse período de compras mais intensas. Em meio às contas reais (adeus, décimo terceiro), você pode acabar se surpreendendo com algumas dívidas feitas por golpistas que roubaram seus dados bancários.

5 – iScams

Devido à versatilidade cada vez maior de smartphones, eles se tornam alvos bastante atrativos para golpistas. Assim, evite instalar arquivos de fontes desconhecidas — eles podem trazer malwares que roubam dados confidenciais.

6 – Fique atento a cartões virtuais
Tome cuidado com os cartões de natal virtuais que você recebe em sua caixa de entrada. Muitos deles podem não ser verdadeiros, presenteando-o (e sua lista de contatos) com malwares capazes de provocar uma bela dor de cabeça.

7 – Viagens falsas

Da mesma forma que produtos, viagens também são usadas como forma de atrair a atenção de consumidores desatentos. Assim, desconfie se aquele hotel ou passagem aérea pelo qual você esperou todo o ano de repente surgir com um preço totalmente irreal.

8 – Ligações suspeitas

Desconfie de ligações telefônicas que oferecem algum serviço ou produto em troca da divulgação de dados confidenciais. A probabilidade de que isso seja somente uma tentativa de roubá-los é bastante grande.

9 – Cuidado ao sacar dinheiro

A época de final de ano geralmente é marcada por notícias de pessoas que modificam caixas eletrônicos para clonar cartões de crédito. Assim, se você precisar sacar algum dinheiro, verifique antes se não há nada de errado com a máquina que vai ser utilizada para esse processo.

10 – Retrospectivas suspeitas

Embora pareça atraente clicar em um link para revisitar os principais acontecimentos do ano, isso pode resultar na adição de uma ocorrência indesejada à sua vida. Assim, evite acessar links provenientes de fontes suspeitas ou desconhecidas.

11 – Atenção a seus dispositivos

Como todos estão indo às compras nesta época, lojas lotadas se tornam uma visão comum e é preciso ter paciência para adquirir aquilo que você quer. Nesses ambientes repletos de pessoa, vale a pena prestar atenção redobrada a seus dispositivos eletrônicos para que eles não sejam furtados ou perdidos.

12 – Desconfie de drives USB gratuitos

Embora seja uma prática pouco comum no Brasil, a distribuição de drives USB gratuitos também deve ser vista com desconfiança. Muitos deles podem conter malwares escondidos em seu interior, o que significa que conectá-los pode infectar sua máquina sem qualquer aviso.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!