Confira os 10 protestos mais estranhos do mundo

Para entrar no clima e saber até onde algumas pessoas vão pelos seus propósitos, confira essa seleção excêntrica...


1. Uma vaca na manifestação


Em outubro de 2009, mais de 2.500 agricultores lançaram leite, ovos e castanhas em quem entrasse na sede do Conselho Europeu, em Bruxelas, na Bélgica. O motivo do protesto? A crise do leite, que atingiu a União Europeia na época e que reduziu o preço do produto.

Durante o ato, um dos manifestantes usou a teta de uma vaca como "arma" contra os policiais que tentavam conter o protesto. Mais tarde, a vaca ficou assustada com barulhos de explosões e perseguiu um homem que andava na rua.


2. Egípcio corta o próprio pênis


Em maio de 2009, um jovem de 25 anos, morador da vila Sheikh Eissa, no norte do Egito, cortou o próprio pênis para prostestar a decisão de seus pais de casá-lo com uma mulher que ele não amava.

Apaixonado por outra, o egípcio tentou mudar a decisão dos pais, mas não conseguiu. Por conta disso, cortou seu pênis e testículos. O jovem foi hospitalizado, mas os médicos não conseguiram reimplantar o membro.


3. Tibetanos usam fogo para serem ouvidos


Em abril de 2013, dois monges tibetanos cometeram suicídio no sudoeste da China com atos de imolação com fogo para protestar contra o governo. Eles não foram os primeiros a fazer isso no país.

Mais de 110 tibetanos atearam fogo ao corpo desde 2009. A maioria morreu em consequência dos ferimentos. Em geral, os tibetanos que cometem atos de imolação o fazem porque acreditam que não há outra forma chamar atenção da China e do mundo para que suas demandas sejam levadas em conta.


4. Ganchos nas costas por tubarões


A artista britânica Alice Newstead ficou suspensa por ganchos presos à pele em um protesto em frente a uma loja de produtos cosméticos em Paris, em julho de 2009. A manifestação teve o objetivo de criticar a "matança de tubarões" patrocinada pela indústria cosmética mundial.

A artista conta que - pintada e vestida com a cor prata - estava representando um tubarão. O ato chamou a atenção das pessoas que passavam pela região e da imprensa internacional.


5. Estudante muda de nome por uma causa


Em outubro de 2008, uma americana de 19 anos mudou o nome para "Cutoutdissection.com". A jovem, que se chamava Jennifer Thornburg, registrou o novo nome - um site contrário à dissecação de animais - como forma de protestar contra a prática de dissecação de animais nas escolas.

"Normalmente tenho de repetir meu nome muitas vezes quando me apresento para alguém. Depois que as pessoas descobrem o significado, elas querem saber mais sobre o site", disse Cutoutdissection.com. A estudante de Asheville, na Carolina do Norte, disse que começou a fazer oposição aos processos de dissecação quando foi obrigada a cortar a asa de uma galinha durante uma aula.


6. Nu com a mão no bolso (mas paga a conta)



Um homem que não teve e identidade revelada decidiu protestar de um jeito inusitado contra o alto preço do combustível na Alemanha.

Para isso, em outubro de 2012, ele foi até um posto, saiu de seu carro vestindo apenas um par de sapatos pretos, abasteceu o carro, foi à loja de conveniências, onde fez uma compra, e foi embora.


7. O "homem protesto" que pregou testículos no chão (e costurou a boca)


Se os protestos inusitados fossem representados em um nome, esse nome seria Petr Pavlensky. Esse artista russo já se envolveu em pelo menos quatro protestos que ganharam atenção da mídia internacional.




Em 2012, Pavlensky costurou os lábios em protesto contra a prisão de integrantes da banda punk feminina Pussy Riot. Em maio de 2013, Pavlensky foi deixado em frente à Assembleia Legislativa de São Petersburgo, totalmente nu e enrolado em uma espécie de "casulo de arame farpado". Em novembro do mesmo ano, o artista sentou-se nu, na Praça Vermelha em Moscou, e martelou um prego que afixou seus testículos ao chão.



Em outubro de 2014, o artista subiu no muro da clínica Serbcky, em Moscou, e cortou o lóbulo de sua própria orelha, como forma de protestar contra o uso político da psiquiatria.


8. Pais protestam vestidos de super-heróis




Divorciados, Jolly Stanesby e Eddie Goreckwi subiram no teto do Tribunal de Justiça de Londres, na Inglaterra, para protestar contra as leis de custódia do país. Vestidos de super-heróis, os dois subiram preparados com alimentos e colchões para passar quase uma semana protestando. O discurso era de que os homens são heróis e merecem ficar com seus filhos tanto quanto as mulheres.

No mês seguinte, um outro homem escalou um guindaste de 35 metros para protestar contra um juiz que havia negado visitas a sua filha de três anos. Todos os homens faziam parte da organização “Fathers 4 Justice” (pais por justiça, em tradução livre), que - mais tarde - foi acusada de planejar um sequestro.


9. Múmias são presas na Rússia


Vinte e cinco manifestantes vestidos de múmias - enrolados com faixas dos pés à cabeça - organizaram um protesto em janeiro de 2009 em frente ao mausoléu do líder bolchevique Vladimir Lenin, cujo corpo, mumuficiado, está em exposição.

Os manifestantes pediam que Lenin fosse finalmente enterrado. No entanto, a polícia interrompeu o ato e levou todos à delegacia. O destino do corpo é uma questão controversa desde o fim da União Soviética.


10. Harrison Ford faz depilação pelo desmatamento


Em 2008, o ator Harrison Ford resolveu fazer um protesto contra o desmatamento mundial. Para isso, aceitou depilar os cabelos do seu peito com cera quente em uma clínica de estética de Los Angeles, nos Estados Unidos.

A depilação foi divulgada em vídeo, em um programa televisivo. Ao fim do processo estético, o ator que interpretou Indiana Jones diz que entendia a "dor do desmatamento".



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!