Conheça 15 lugares para mergulhar em várias partes do mundo

Gosta de praticar mergulho? Então este artigo é para você! Confira 15 pontos de mergulho indiscutivelmente imperdíveis em vários lugares do mundo.

1 - Bahamas, Atlântico Ocidental

Bahamas, Atlântico Ocidental
Bahamas, Atlântico Ocidental

As Bahamas estão localizadas ao norte do Caribe e foram descobertas por Cristóvão Colombo em 1492. Uma região de mais de 200.000km² que abriga mais de 2.400 ilhas e ilhotas de águas multicoloridas, critalinas, com uma abundante fauna aquática sem igual no mundo. As Bahams são consideradas a meca do mergulho internacional. Lá o clima é tropical, com temperatura média variando entre 21 e 27 °C com ventos constantes. Nassau ( a capital ), em New Providence Island, possui cassinos, resorts, shopping e o centro do governo e comércio. Conta com uma agitada vida noturna e variedades de esportes aquáticos.

Ali a infraestrutura de mergulho é completa, diversas operadoras fornecem cursos, equipamentos e excursões aos melhores points, inclusive mergulhos com tubarões e golfinhos. As Bahamas são vastamente conhecidas por seus "blue holes", piscinas naturais com cavernas e túneis que oferecem uma visões fantásticas e uma verdadeira infinidade de opções de turismo aquático.O tamanho dos corais e a vida marinha é significativamente mais abundante que nos outros locais no Caribe.

2 - Papua Nova Guiné, Mar de Bismarck

Papua Nova Guiné, Mar de Bismarck
Papua Nova Guiné, Mar de Bismarck

Temperatura de 28º Celsius, superfície calma, correnteza média e visibilidade média de vinte metros é o que você vai encontrar neste local da Oceania, entre o Pacífico Sul e o Mar de Coral que vai te proporcionar uma enorme variedade de fauna marinha e experiências diferentes a cada mergulho. Existem várias opções para o turista em busca de mergulho e atividades subaquáticas em Papua! As opções de mergulho vão desde os naufrágios da Segunda Guerra Mundial até o encontro com as orcas.

Com tantas alternativas de mergulho uma boa opção é o live aboard Star Dancer. Um monocasco com capacidade para 16 mergulhadores em oito cabines com banheiros privativos. Este barco fica ancorado na ilha da Nova Bretanha. Esteja preparado pois se optar em ir para a Papua você estará onde se fale mais de 800 línguas e dialetos diferentes, onde o comercio ainda é feito a base de trocas.

3 - Ilhas Galápagos

Ilhas Galápagos
Ilhas Galápagos

As ilhas Wolf e Darwin, em Galápagos, provavelmente são os melhores pontos de mergulho do planeta. Não há lugar melhor em todo o planeta para quem deseja ver de perto os mais temidos predadores dos mares agrupados em cardumes: tubarões — sobretudo martelos. Prepare-se para encontrar Gaivotas-de-patas-azuis, Leões-marinhos, Pingüins, Iguanas, Tubarões, Golfinhos, Tartarugas gigantes, Arraias, Moréias e uma fauna exótica e exclusiva deste grupo de 58 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas, situadas no Oceano Pacífico a cerca de 1000 km da Costa do Equador. Galapagos saiu do anonimato apenas em 1831, quando serviu de inspiração para Charles Darwin elaborar a famosa teoria da evolução.

Os melhores pontos de mergulho do arquipélago — entre eles as ilhas Wolf e Darwin — estão freqüentemente sujeitos a fortes correntes, inclusive na superfície. Prepare-se para usar, no mínimo, uma roupa de 6 mm com capuz. Isso significa que você terá de mergulhar com mais lastro e precisará demonstrar habilidade no controle de flutuabilidade. Os mergulhadores têm contato direto com a vida selvagem intensa das águas equatorianas. Em um simples mergulho superficial é possível se deparar com iguanas, pingüins, tartarugas e várias espécies de raias e peixes tropicais.

4 - Rangiroa, Polinésia

Rangiroa, Polinésia
Rangiroa, Polinésia

Rangiroa é o 2º maior atol do mundo e fica no Arquipélago Tuamotu. Conta com uma superfície total de 1640km² e uma lagoa de 78km de largura com profundidade entre 20/35m. Proporciona mergulhos de rara beleza que deve-se à rica fauna marinha. Os vôos mais rápidos demoram cerca de 18h de São Paulo a Papeete, incluindo o tempo das conexões. Localizada em meio ao oceano Pacífico Sul, entre o Chile e a Oceania, se encontra a Polinésia Francesa, conhecida popularmente por Tahiti, nome da maior ilha das "Ilhas Sociedades", principal arquipélago da Polinésia. Os 10 bangalôs sobre às águas, com vista para o Oceano Pacífico, estão localizados entre águas de cores jade e azúis, conectados por uma ponte de madeira, e são uma das imagens mais características da potencialidade turística desta região.

As centenas de ilhas do atol formam uma espécie de anel que ''represa'' a água e de fato criam uma lagoa azul-turquesa com 78 quilômetros de comprimento por 26 quilômetros de largura. Todas as ilhas desse anel são muito estreitas. Você consegue atravessar de um lado a outro a pé em não mais de dez minutos .É o local mais afastado do mundo, se comparamos a distância que o separa de qualquer um dos cinco continentes. Um lugar ideal para achar uma verdadeira ilha remota, absolutamente preservada e com o máximo conforto.

5 - Riviera Maya, México

Riviera Maya, México
Riviera Maya, México

Incontestavelmente Playa del Carmen é um lugar fantástico para tomar as suas férias você vai encontrar uma grande variedade de hotéis, bares, restaurantes e lojas, campos de golfe, bem como uma vasta gama de atividades aquáticas como mergulho , windurfing, esnorqueleo, vela ou apenas uma agradável barco.A Riviera Maya é uma zona turística banhada pelo Mar das Caraíbas Geograficamente, estende-se ao longo do litoral por 130km, desde Puerto Morelos ao norte, até Punta Allen no sul. Aqui três locais são obrigatórios:
  • Puerto Morelos é a localidade mais setentrional da Riviera Maya. Localiza-se 16km a sul do Aeroporto Internacional de Cancún e 32km a sul de Cancún. Em frente à costa de Puerto Morelos encontra-se o Parque Nacional Arrecife de Puerto Morelos, área natural protegida e cujo recife se encontra a curta distâncias das praias. É um local favorável à prática de windsurf, snorkeling e mergulho.
  • Playa del Carmen é a maior e mais cosmopolita cidade da Riviera Maya. Encontra-se em constante crescimento populacional e oferece ao visitante hotéis de diversas categorias, lojas, restaurantes, bares e discotecas ao longo da sua Quinta Avenida, reservada exclusivamente para peões.
  • Tulum é uma zona arqueológica de beleza imponente, elevando-se sobre as águas em tons de azul-turquesa do mar das Caraíbas.

6 - Grande Barreira de Corais, na Austrália

Grande Barreira de Corais, na Austrália
Grande Barreira de Corais, na Austrália
Imagine uma comunidade de, no mínimo, 2,8 mil recifes diferentes.Os recifes coralinos formam-se quando colônias de plantas e animais marinhos tropicais com esqueleto de calcário crescem sobrepostos ás gerações anteriores. Eles compõem os ambientes naturais visualmente mais diversificados que um ser humano pode conhecer e a Grande Barreira de Corais é o maior conjunto coralino do mundo.A vasta e rasa plataforma continental do nordeste da Austrália proporciona uma base perfeita para o crescimento desse complexo de corais, que avança até 260 quilômetros mar adentro e tem mais de 2 mil quilômetros de extensão. No total, a Grande Barreira ocupa uma área de 350 mil km²– território um pouco maior do que o estado do Maranhão. Seus recifes de corais abrigam muitos animais: polvos, lulas, peixes e tubarões, que vão em busca de abrigos e alimentos.

A maior parte da barreira é mesmo composta de recifes de Corais distribuidos em anéis como falamos anteriormente. Para se chegar lá, existem uma quantidade grande de Barcos e Catamarãs de alta velocidade ultra confortáveis que partem diariamente para sessões diferentes. Os passeios são normalmente de um dia inteiro, mas pode-se efetuá-los em quantos dias seu bolso permitir, incluindo mergulhos noturnos. Os passeios são caros, e quanto mais longe da costa se for, mas caro fica. Se você for um entusiasta por mar e por Corais, vale a pena pagar. Tudo depende da cidade que você escolher para sair para a Barreira.

7 - Little Cayman, British West Indies

Little Cayman, British West Indies
Little Cayman, British West Indies

As Ilhas Cayman ficam no mar do Caribe entre Cuba, Belize e Jamaica. É um arquipélago composto por três ilhas, Little Cayman, Cayman Brac e Grand Cayman. Segundo destino mais procurado por mergulhadores americanos, perdendo apenas para as Bahamas, Cayman conta com um clima ameno o ano inteiro, com temperatura média de 25°C a 32°C, e uma rede hoteleira muito bem estruturada.

Little Cayman é conhecida por seus ótimos paredões. O parque marinho de “Bloody Bay” tem paredões que começam muito raso com um mergulho vertical radical. Ao contrário da maioria das paredes que têm duas ou mais camadas, em Bloody Bay o paredão é uma única parede vertical em um espetacular desenvolvimento geológico. O mergulho em Little Cayman é mais avançado do que nas suas ilhas irmãs devido a este aspecto dos paredões.

8 - Bonaire, Caribe

Bonaire, Caribe
Bonaire, Caribe

O que faz Bonaire ser tão especial para mergulho é um conjunto de três fatores: a qualidade, a quantidade e a facilidade de se mergulhar nessas águas de infinita transparência. Com 37Km de extensão e 290 Km² de área, Bonaire se tornou parque nacional marinho em 1979. São as mais de 400 espécies de peixes e 100 de corais que fazem o fundo do mar de Bonaire ser tão exuberante. São formações de corais paralelas à praia que formam paredes que vão de 8 a 60m de profundidade. Essa geometria faz com que Bonaire seja conhecida como o melhor lugar do mundo para mergulhos com saídas de praia.

9 - Atol de Bikini, nas Ilhas Marshall

Atol de Bikini, nas Ilhas Marshall
Atol de Bikini, nas Ilhas Marshall

Poucas paisagens são tão bonitas quanto a do Atol de Bikini. É um grupo de 23 ilhas paradisíacas, no Oceano Pacífico, cercado por uma barreira de corais que serve de moldura para uma fantástica lagoa azul-turquesa de águas calmas e transparentes. Apesar de toda a beleza, o atol passou meio século isolado do mundo. O motivo: entre 1946 e 1958, ali foram testadas 66 bombas nucleares dos Estados Unidos. O isolamento compulsório terminou em julho do ano passado, depois que seis relatórios de diferentes instituições declararam o atol livre de radiação em níveis perigosos para o ser humano.

Os primeiros visitantes a chegar ao local tiveram uma surpresa: a fauna marinha, intocada durante quase quarenta anos, cresceu e se diversificou, fazendo de Bikini um dos santuários ecológicos mais ricos do mundo. Nunca se imaginou que bombas atômicas, símbolos de horror e destruição, pudessem deixar herança tão deslumbrante. Reaberto oficialmente ao turismo, o atol é hoje a nova paixão de mergulhadores, ecologistas e aventureiros, mas, por enquanto, visitá-lo é privilégio para poucos. Em função das instalações precárias, só doze pessoas, em média, visitam o local por semana.

10 - Raja Ampat na Papua Ocidental, Indonésia

Raja Ampat na Papua Ocidental, Indonésia
Raja Ampat na Papua Ocidental, Indonésia

A república da Indonésia é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália, composto pelo maior arquipélago do mundo, com cerca de 17 mil e 500 à 18 mil ilhas, sendo assim o melhor a se fazer é encontrar uma empresa de turismo local e fechar os trechos aéreos internos e um pacote que se encaixe nos seus planos.

11 - Bunaken (North Sulawesi, na Indonésia)

Bunaken (North Sulawesi, na Indonésia)
Bunaken (North Sulawesi, na Indonésia)
Sempre presente nos top 10 de mergulhadores profissionais de todo o mundo, esta ilhota cercada de águas de um azul intenso é recheada com os corais mais bonitos e impressionantes.Bunaken é uma das áreas as mais famosas do mergulho de Indonésia, e recebe mergulhadores de todo o mundo. Além de Bunaken o parque nacional inclui Manado Tua , um vulcão extinto cónico distintivo, Siladen , Montehagen , Nain , e Nain Kecil. O parque é famoso pela claridade da água (visibilidade de 35m) e a abundância de coral e peixe.

12 - Hurghada - Egito

Hurghada - Egito
Hurghada - Egito
Capital do Mar Vermelho, até os anos 70 Hurghada não era mais do que uma pequena aldeia de pescadores. A beleza da natureza em seu redor, as águas cristalinas e as infinitas oportunidades para mergulho, transformaram-na em um dos mais importantes centros de turismo e lazer do Egipto. Hurghada tornou-se num centro intercontinental, permitindo a prática de diversos desportos náuticos como a vela, a pesca, o windsurf, mas principalmente o mergulho, um dos maiores atractivos da cidade. As águas quentes que caracterizam toda esta região, oferecem momentos de singular beleza, que permitem observar variedades raras de peixes e corais, e jardins subaquáticos considerados por muitos como os mais belos do mundo.

13 - Fernando de Noronha - PE - Brasil

Fernando de Noronha - PE - Brasil
Fernando de Noronha - PE - Brasil
É o principal e mais belo parque marinho do Brasil. Suas praias são espetaculares e a natureza praticamente intocada. Localizado a 400 km da costa brasileira é considerado como o melhor lugar para a prática do mergulho em nosso país; é o topo de uma montanha submersa e suas águas cristalinas permitem uma visibilidade de mais de 40m. Tartarugas marinhas, golfinhos e eventuais tubarões são normalmente avistados trazendo emocão e encanto aos mergulhadores. Fora da água a ilha oferece belíssimas praias, diversos sítios históricos e paisagens naturais que maravilham seus visitantes. As pousadas são rústicas e as condições de hospedagem precárias, mas com certeza Fernando de Noronha não é para aqueles que procuram hotéis cinco estrelas.

14 - Caye Caulker - Great Blue Hole - Belize

Caye Caulker - Great Blue Hole - Belize
Caye Caulker - Great Blue Hole - Belize
Para os apaixonados pelo mergulho subaquático, o Belize é um dos locais mais procurados em toda a América Central e Caribe, por ser mundialmente conhecida por ter uma uma cratera em forma circular com trezentos metros de diâmetro, rodeada por recifes de coral. Chama-se Blue Hole e fica no centro do atol Lighthouse Reef, a pouco mais de sessenta milhas náuticas do continente.

As fotografias aéreas do Great Blue Hole são a imagem de marca do Turismo de Belize. Os mergulhadores descem a mais de quarenta metros de profundidade em águas cristalinas, onde contemplam paredes em relativa escuridão com não tão abundante vida marinha que em águas menos profundas. Quanto mais fundo, mais escuro, azul e mais interessante fica a viagem ao fundo do oceano. Toda a área no interior da barreira de coral que envolve o Blue Hole é riquíssima em vida animal e isso facilmente comprovado apenas com um mergulho superficial com snorkelling.

15 - Ilhas Canárias

Ilhas Canárias
Ilhas Canárias

A Reserva Marina de El Cabrón, na Praia de El Cabrón, é um dos melhores lugares da ilha para mergulhar. A diversidade, as vistas e a vida submarina são inacreditáveis, são verdadeiramente espectaculares. Em Pasito Blanco, que é um lugar com condições perfeitas. Encontramos barcos afundados em La Isleta e o outro na parte Noroeste da ilha, em La Sardinia. Há uma grande quantidade de locais para mergulho, locais concorridos por mergulhadores, onde se reunem, locais tanto para principiantes como para mergulhadores experimentados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!