10 coisas que o Facebook faz e talvez você não conheça

Os designers e engenheiros que trabalham no Facebook podem ser tudo, menos complacentes com o seu sucesso.Eles enfrentam a ameaça constante do LinkedIn, focado na vida profissional, de iniciativas especializadas como a rede de fotos Instagram, e agora do crescente Google+, uma tentativa de aperfeiçoar o design do Facebook que atraiu dezenas de milhões de usuários em suas primeiras semanas.

Com isso, o Facebook tem adicionado recursos para tornar a rede social reinante mais útil e conveniente. À medida que o número de recursos aumenta, porém, cresce um problema correspondente: a maioria dos 750 milhões de usuários do Facebook não sabe que esses recursos existem.

Alguns não sabem como encontrá-los, outros não os procuram na cada vez maior interface de controles do Facebook, e muitos nem sequer chegam a pensar neles. Uns poucos minutos de exploração podem revelar funções que fazem do Facebook não apenas um vício, mas um prazer.  Confira abaixo 10 coisas que o Facebook faz e que talvez você não conheça.



1- Mostre intimidade ao marcar amigos

Ao citar um amigo em uma  atualização, o Facebook criará um link para o perfil dele. Se quiser ser informal , você pode cortar o sobrenome ou encurtar o nome. Leonardo Silva pode virar só Leonardo ou Léo Silva.

2- Edite títulos ou descrições de links

Quer postar um link e não gostou do título ou da descrição criados pelo Facebook? É fácil mudar. Antes de publicar, clique no título ou na descrição do post pendente para abrir a caixa de edição. Mude o que quizer e dê Enter.

3- Compartilhe com poucos

Não quer que todos leiam uma atualização? Antes de postar clique na caixa ao lado do botão Publicar. Abrirá a janela que incluí a opção Personalizado. Ali você poderá escolher, por grupos ou individualmente, quem lerá a atualização.


4- Crie uma enquete

No feed de Notícias, ao lado do botão Atualizar Status, há o botão Perguntar. Clique ali, bole uma pergunta ou opções de respostas. Você pode deixar seus amigos criarem respostas. O resultado dos votos criará um gráfico.

5- Tire o ticker do caminho.

Não aguenta aquela janelinha do alto à direita, que mostra tudo o que seus amigos fazem?  Você não pode removê-la, mais pode reduzí-la. Com o cursor, arraste para cima a barra que arrasta o Ticker do Bate-Papo. Pronto, ela ficará pequenina.

6- Acompanhe o sucesso de sua página

Se voce tem uma página de negócios  no facebook, clique em visualizar Informações Antigas. Ali você descobre quantas pessoas curtiram suas páginas, vê gráficos com "pageviews" e sabe de que sites e regiões vieram os seus visitantes.

7- Convide não usuários para um evento

Quando você cria um evento, o menu Selecionar Convidados mostra seus amigos do Facebook e também um campo para incluir e-mails de quem não tem conta na rede.

8- Inclua um calendário na sua página

O app social Calendar (facebook.com/SocialCalendar) permite compartilhar um calendário com seus amigos. É útil para marcar festas e aniversários e divulgar agendas de negócios.

9- Colabore em um documento

Na página de um Grupo, clique em Documentos e em  Criar um Documento. Isto abrirá uma caixa em que você poderá criar um texto que, quando publicado, poderá ser editado por qualquer integrante do grupo.

10- Torne uma foto sua imagem de perfil

Qualquer foto marcada com seu nome no Facebook inclui um link extra azul, no canto inferior direito, que diz " Tornar esta a foto do seu perfil ". Clique ali, e uma janela se abrirá para editar a imagem.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!