07 famosos que já foram gagos



A gagueira é um distúrbio multifatorial. Pode ter origem genética, orgânica, psicológica e/ou social.

Sintomas

* Repetição ou prolongamento de sons e sílabas;

* Bloqueio de sons;

* Uso de interjeições para fazer a conexão entre as palavras;

* Simplificação de frases;

* Movimentos corporais para ajudar a liberar os sons ou silabas bloqueados.

A estimativa aponta que 1% da população gagueja, pelo que no Brasil teríamos quase dois milhões de pessoas que têm este transtorno. Mas existem pessoas que conseguiram fazer deste defeito seu maior impulsor para se superar:


07- Bruce Willis

Depois de que os pais de Bruce se separaram em 1972, seus problemas de fluidez da fala começaram a ser mais notórios principalmente na sala de aula. Seus colegas caçoavam dele com apelidos fazendo referência a seu transtorno. Mas Willis descobriu que quando estava em cima de um palco representando em peças de teatro escolares, sua gagueira desaparecia. Desde então começou a atuar e se converteu no Presidente do Conselho Estudantil.


06- Nicole Kidman

“Eu tive gagueira quando criança … Só me lembro de todo mundo sempre me dizendo:” Calma, pense no que você vai dizer”, e então eu cresci com isso. Não conseguia parar de gaguejar”, afirmou Kidman.


05- Murilo Benício

Murilo Benício fala com naturalidade sobre o problema que o acompanhou até os 21: a gagueira. O ator conta que no início da carreira fez todos os tipos de tratamento, até regressão, para curar sua gagueira (apesar de já ter feito um personagem gago). Ele também lembra a época em que viveu nos Estados Unidos, onde teve de aprender a se virar sozinho.


04-  Julia Roberts

Julia Roberts admitiu o fato de que ela gaguejou muito quando era jovem, mas nunca entrou em detalhes. Hoje ela é uma grande atriz.

03- Marcos Frota


O ator mineiro Marcos Frota conta que foi gago até os 25 anos. “Na adolescência tinha muitas inseguranças, principalmente por causa da minha baixa estatura. Eu também era muito ansioso e isso só piorava a gagueira”, explica ele. Frota passou por um tratamento que durou cerca de 9 meses, com a fonoaudióloga Gloria Butmuller – especialista conhecida pelo trabalho com atores e jornalistas da TV Globo. “Foram essas sessões que me curaram. Antes era um martírio dar uma entrevista ou falar em público”.

02- Malvino Salvador

Sobre sua gagueira, o ator Malvino Salvador diz que agora ela só aparece quando ele fica nervoso. “Nunca me atrapalhou, eu tirava um sarro. Passou justamente na fase que comecei a ganhar autoconfiança. Hoje só gaguejo se fico muito nervoso.”


01- Anthony Hopkins

Era muito solitário. Não por decisão própria, simplesmente não sabia o que dizer às pessoas. Era tímido. Costumava balbuciar e babar quando tentava falar. Hopkins, ademais, tinha dislexia e era totalmente improdutivo na escola. Quando tinha 15 anos, um professor sabendo do seu problema, convidou a participar do grupo de teatro da escola. Hoje é reconhecido mundialmente como um dos maiores atores da atualidade e por seu lendário papel do “Doutor Hannibal Lecter”, ganhou um Oscar em 1992.









Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!