09 animais que imitam outros para sobreviver

Seres humanos que imitam celebridades têm que gastar horas com treinos e técnicas de maquiagem para convencer de que são bons. Para plantas e animais, no entanto, a mímica não apenas é natural. Ela faz parte da sobrevivência desses seres vivos.
Para algumas criaturas, um bom disfarce pode ser a diferença entre viver ou morrer. Os insetos, por exemplo, têm um grande repertório de disfarces que incluem folhas, galhos, serpentes, abelhas, vespas e até pilhas de estrume.

 09- Polvo imitador
 O polvo imitador imita pelo menos 15 criaturas diferentes, como a água-viva, o caranguejo e a serpente do mar. Todos os polvos têm a capacidade de mudar a cor de suas peles. Para você ter uma ideia, o polvo imitador é tão bom em seus disfarces que somente em 1998 os cientistas descobriram sua existência, na costa sul da Ásia Oriental.

 08- Besouro abelha

As faixas pretas e amarelas presentes no corpo de vespas e abelhas servem como um aviso para os predadores de que esses animais são venenosos. O besouro abelha não apenas apresenta as cores das abelhas como zune como elas.

 07- Aranha saltadora

O que na fotografia parece ser uma formiga é, na verdade, uma aranha saltadora. Quando em grupo, as formigas podem ser muito agressivas e não ter escrúpulos para devorar uma vítima. Isso explica o motivo de alguns insetos imitarem as formigas. E as aranhas saltadoras são mestras nisso. Tanto que algumas infiltram-se nos ninhos das formigas para comê-las.

 06- Inseto folha

Alguns zoológicos não se preocupam em exibir esses animais para os visitantes porque a maioria deles pensa que a gaiola está vazia. O inseto folha é um dos muitos insetos que atingiu o nível da perfeição na imitação. Predadores e seres humanos têm muita dificuldades para distinguir esses insetos de folhas reais. Não satisfeitos em imitar o formato e as cores das folhas, os insetos folhas também apresentam as nervuras características das plantas.

 05- Esquilo californiano

A vida de um esquilo na Califórnia não se resume a surfar, curtir o sol e a música local. Muito diferente disso, aliás. Do mesmo modo que seus primos europeus, os esquilos californianos têm que sobreviver em um ambiente cheio de predadores. A técnica que os esquilos californianos encontraram para proteger-se é exalar um cheio semelhante ao produzido pelo corpo do inimigo.


 04- Dragão do mar

Parente do cavalo marinho, este belo animal vive na costa do sul da Austrália e dá a impressão de ser uma alga marinha boiando sobre o mar. Observadores notaram que a idade e as condições de cada dragão do mar faz com que ele seja capaz de mudar várias vezes de cor.

 03- Lagartixa?

Este bizarro animal vive em Madagascar e usa seu disfarce para enganar predadores como corujas, ratos e serpentes. O animal mimetiza o corpo para ser confundido com folhas marrons com tanta eficácia que os pesquisadores acreditam que muitas espécies da mesma família ainda não tenham sido descobertas.

 02- Tartaruga mata mata
 

Esta criatura de aparência desagradável vive nas margens dos rios Amazonas e Orinoco. Para as tartarugas, capturar peixes não é uma tarefa fácil, já que eles são muito ágeis. Por isso é que a tartaruga Mata Mata usa um disfarce semelhante a pedras. Quando algum animal parece ser apetitoso, a tartaruga abre a boca e alarga a garganta ao máximo, aguardando que o peixe confunda sua boca com um algum abrigo submerso.

01- Lagarta elefante-falcão

Como uma boa mímica, a lagarta elefante-falcão merece pelo menos cinco minutos de atenção. Muito comum na Inglaterra e em algumas regiões da Europa e da Ásia, esta criatura tem um focinho que lembra o tronco de um elefante. O engraçado é que, dependendo do modo como a lagarta se move, sua pele lembra os olhos de um falcão e, portanto, assusta muitos predadores.

Um comentário :

  1. Queridos visitantes vindo do OCIOSO. Este post publicado no dia de hoje ( 31/05/2012)no OCIOSO está com problemas.

    Quando se clica no link, o mesmo é redirecionado para o meu blog. Só que aparece a mensagem que o post não existe. Mais o post existe sim.

    Basta ir em "posts recentes" no lado direito do blog e clicar na postagem.

    Desculpem o transtorno.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!