Confira 08 sinais de que estamos caminhando para a 3ª Guerra Mundial

Muitas pessoas ficaram apreensivas quando ouviram as primeiras notícias sobre Ucrânia e Rússia, não foi? Bom, seria mentira dizer que está tudo bem só para ver as pessoas felizes… A verdade é que o negócio está é feio, caminhando para um ponto que ninguém está interessado. Mas será possível uma 3ª Guerra Mundial? Será que está tão tenso assim?


01- RECESSÃO MUNDIAL



A 1ª e a 2ª Guerras Mundiais foram muito diferentes uma da outra, mas tinham em comum um fato impressionante: Antes de cada guerra, recessões econômicas atingiram vários países. Da última vez, por exemplo, levou a maior economia do mundo, os Estados Unidos, de volta à Grande Depressão. Na 1ª, os EUA estavam se recuperando de uma recessão de dois anos que já tinha enfraquecido mais de 20% de seu comércio. Viu a semelhança aí? Pois é, dá pra arrepiar se a gente pensar que a Europa acabou de passar por um “mau pedaço”, né?

02- COREIA DO NORTE É UMA INCÓGNITA



Apesar de estar se fazendo de morta por esses dias, sem tomar nenhum dos lados, é bom lembrar que a Coreia do Norte é do tipo que não se pode permanecer de costas por muito tempo. Enquanto ela está calada, está tudo bem… o problema vai ser quando ela tomar um lado! Isso porque os coreanos são esquentadinhos e têm ótimas tecnologias de mísseis. Ninguém quer ver esse povo irritado! Apesar de que eles não precisam de muitos motivos também, né? Adoram dar um susto nos outros, especialmente na Coreia do Sul!

03- ALIANÇAS QUE ATÉ DEUS DUVIDA!



Pois é, aconteceu na 2ª Guerra e está acontecendo agora um pacto de não agressão. No passado isso ficou estabelecido entre Alemanha e União Soviética e durou por dois anos, até que Hitler resolveu “chutar o balde”, mas até então tudo estava bem. Agora o trato é entre China e Ucrânia, firmado em dezembro do ano passado… justamente países que nunca se bicara! Então, se alguma coisa acontecer com a Ucrânia, a Russa deve tomar uns “sopapos” da China… Essa ideia cheira a teoria da conspiração!

04- AMÉRICA



A guerra só se torna uma Guerra Mundial, quando os EUA se envolve, já viu isso? Ao contrário de sua política oficial de advertências severas e olhares de desaprovação em resposta a Rússia, a Casa Branca publicamente e sem hesitação, declarou que irá se juntar ao Japão contra quaisquer atos de agressão por parte da China. 
Com cerca de 50% de sua força naval estacionados no Pacífico, os EUA também estará disposto a ajudar as Filipinas se a China continuar pressionando sua entrada ao sul. Eles são mais um país que tem sido afetado pelas mudanças do espaço aéreo, e os EUA estão legalmente obrigados a proteger as Filipinas com base no Tratado de Defesa Mútua de 1951, sabia disso?
Este tratado não requer nem mesmo algo tão imediato como uma invasão de terras em grande escala. As Filipinas, por exemplo, é dona de ilhas disputadas no novo espaço aéreo da China, no Mar do Sul da China. Se a China fizer um movimento qualquer em falso, a Marinha dos EUA tem que retaliar em nome das Filipinas, ou vão quebrar as condições do tratado.


05- ILHA DE SENKAKU



Os anos que antecederam a 2ª Guerra, por exemplo, aconteceram uma série de indicadores que, em retrospectiva, revelaram países agressivos e meio que testando até que ponto poderiam chegar, mesmo que só para apoiar alianças. A mesma coisa está acontecendo agora: a China está invertendo o equilíbrio, ameaçando uma invasão nas ilhas Senkaku, que estão localizados no Mar da China Oriental. O problema, claro, é que tanto a China quanto o Japão sentem que as ilhas pertencem a eles, e quem controla as ilhas também controla rotas marítimas, águas de pesca, e um campo de petróleo em potencial.Entendeu?

06- SEM LICENÇA PARA AGRESSÕES



Embora a ONU, a NATO e os EUA estejam todos em estado de alerta, a invasão da Crimeia não é um ato de agressão contra o mundo inteiro. É um movimento para restabelecer partes da Ucrânia decisivamente russas, tanto cultural como politicamente. Mas então porque os Estados Unidos está metendo o bedelho? 

Obama inicialmente advertiu que haveria “custos” para a invasão, mas ele não pode e não vai interferir – pelo menos não sozinho -, até porque não há permissão para isso ainda. Outra coisa, quem vai ser o idiota de jogar bombas de graça na Rússia, com todo seu poder nuclear?

07- CONFLITO UCRANIANO ENTRANDO EM EBULIÇÃO



Nacionalistas ucranianos estão chamando a invasão de Putin um ato de guerra; russos na Ucrânia estão chamando de um ato de salvação. A situação política está complicada e não vem de agora, como você pode ver no mapa, os resultados da eleição de 2010. O azul representa as áreas que apoiaram Viktor Yanukovych, então você pode considerar essas regiões comparativamente pró-Rússia. As áreas roxas votaram no candidato da oposição, Yulia Tymoshenko.
Quanto mais escura a cor, mais forte é o apoio. Kharkiv e Donetsk são firmemente azuis e representam duas grandes cidades ucranianas, com uma forte infraestrutura industrial, ambos historicamente russas. Este é um grupo de pessoas muito nacionalistas que valorizam muito a questão da herança russa… Apesar de embolado, essa divisão dentro da própria Ucrânia é vista como boa notícia pela Rússia, porque insinua que existe apoio à ação dentro do país que estão invadindo.


08- INVASÃO INESPERADA



Em 27 de fevereiro de 2014 soldados russos vestiram as botas e marcharam até os aeroportos na Crimeia, tomando conta do território. Mais de 6 mil russos estão se movendo em toda a península da Crimeia para tomar à força o controle operacional das bases militares, centros de comunicações e edifícios governamentais.
Mas, essa não foi a primeira vez que a Rússia faz joguinhos de poder com Ucrânia, sabia? Desde 1783, Ucrânia e Rússia (que formavam a União Soviética) vêm disputando a Crimeia e tentando coexistir na pequena península.
Mas a chegada das tropas russas é apenas o mais recente passo na tentativa de tumultuar a Ucrânia. Muita desordem ainda vem por aí e ninguém espera que os ucranianos tenham sangue de barata, né? Novas alianças devem vir por aí e, como uma coisa  puxa a outra, esse é o grande risco da guerra se espalhar pelo resto do mundo…
E aí, ficou com medo? Ahh desencana, isso não deve acontecer… ou deve?

13 comentários :

  1. Coloca na lista também quem está por trás da guerra. Com certeza não são os fabricantes de farinha de mandioca.

    ResponderExcluir
  2. Estados Unidos, Europa e Oriente Médio: essas 3 PORCARIAS ainda vão mandar o mundo pelos ares!

    ResponderExcluir
  3. China dando "sopapos" na Rússia? Não sei porque ela faria isso num dos seus maiores parceiros comerciais e, principalmente militares. O pessoal viaja demais nesse assunto, principalmente porque acham que China e Rússia tem condições de enfrentar os EUA. Diria que numa guerra onde os americanos usassem todo seu poderio militar, eles iriam destruir os dois países juntos. Não sou puxa sacos dos yankes, mas a verdade é que tanto a China, quanto a Rússia, vão levar pelo menos 30 anos pra ter uma força militar que possa preocupar os EUA, lembrando que ainda existem os aliados como Inglaterra, França, Japão e por ai vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha tanta certeza... É fácil presumir que os EUA são superiores em tecnologia bélica, mas no fim das contas o que vale é o contingente. Na II Guerra, os chucrutes tinham maior perícia e tecnologia, mas foram derrotados pelos toscos russos, simplesmente porque pra cada russo morto surgiam dez. Imagine então a quantidade quase infinita de soldados do exército chinês. Por isso as fronteiras chinesas nunca foram abaladas. Os EUA conseguem mostrar serviço contra os suicidas do Oriente Médio, mas nunca houve uma comprovação de seu poder contra uma nação forte. Pelo contrário, basta ver os perrengues na Coréia e no Vietnã. Agora, se falarmos de seu arsenal nuclear intercontinental, aí estamos falando de uma situação sem vencedores... Mutual Assured Destruction.

      Excluir
    2. Cara somente quantidade não ganha guerra,alem da qualidade o que ganha uma guerra é o DINHEIRO " fundos ilimitados são essenciais para a guerra" isso vem desda epoca dos Romanos. Embora o EUA tem muita tecnologia militar não quer dizer que Russia e China não sejam páreos e devem sim serem temidos.

      Excluir
    3. Anônimo, quantidade ganha guerra sim. As tentativas alemãs de invadir a Russia provam isso. A integridade milenar do território chinês prova isso. Isso não é minha opinião, é um fato histórico. Na verdade, o contingente militar pode até ser qualificado como um dos "fundos ilimitados" essenciais para a guerra.

      Excluir
  4. de uma coisa eu tenho certeza se houver a 3ª guerra mundial....a próxima será de paus e pedras...com meia duzia de mutantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que resposta mais ideiota!!!! Não sabe argumentar, fica calado!!!

      Excluir
  5. A situação politica de hoje é COMPLETAMENTE diferente da situação politica que antecedeu a segunda e a primeira guerra mundial. Nao estou dizendo que não vai acontecer uma guerra, mas MUNDIAL? a chances são nulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nulas??? baixas pode ate ser nulas nunca!

      Excluir
  6. Eu acho que os fatos aqui elucidados, são um tanto quanto resumidos para se chegar realmente a alguma conclusão. Qualquer coisa que se diga a respeito, sem um maior aprofundamento no atual cenário politico, econômico e social, não passará de puro achismo.

    ResponderExcluir
  7. China e Rússia atualmente são grandes parceiros políticos e econômicos, não vão entrar em conflito tão cedo! Guerras não são vencidas graças a fatos isolados como Contingente ou tecnologia superior mas sim o conjunto somados as táticas de guerra e um pouco de sorte Vietnã é um bom exemplo disso além de terem ótimas táticas ainda contaram com a desaprovação de grande parte dos estadunidenses à respeito da guerra.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!