Saiba quais as 5 coisas que acontecem quando morremos


Uma das poucas verdades de que temos certeza é que todos nós um dia passaremos dessa para melhor. Contudo, você já parou para pensar no que acontece com o corpo quando ele morre? Não à toa, ainda no século XIX, o autor Machado de Assis, em seu livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, fez um agradecimento especial ao verme que primeiro roeu as frias carnes do corpo de seu personagem. Curioso? Mórbido? Ainda assim é válido entender como funciona esse processo de morte e decomposição do corpo humano. Quem sabe, depois desse post, você não vira um especialista do CSI?

ESFRIANDO

Alguns minutos depois da morte, inicia-se o processo de decomposição do corpo. A temperatura do corpo esfria uma média de 1,5 ºC por hora, até atingir a temperatura ambiente. Esse processo é chamado de algor mortis e ajuda os legistas a identificarem mais ou menos a hora em que a pessoa faleceu. Em seguida, o sangue torna-se mais ácido, devido ao acumulo do dióxido de carbono, fazendo com que as células comecem a se dividir, esvaziando as enzimas dos tecidos.

PALIDEZ

Pessoas mortas ficam com aspecto pálido porque as células vermelhas do sangue concentram-se nas partes do corpo que estão mais próximas do solo, já que a circulação foi interrompida. Por isso, é possível perceber manchar roxas que contribuem para identificação da posição do corpo no momento da morte.

ENDURECIMENTO

Quem já tentou carregar o corpo de uma pessoa morta, sabe o quanto é pesado (sem julgamentos!). Isso se deve ao rigor mortis, que aparece cerca de três horas depois da morte, atinge seu pico 12 horas depois e se dissipa após 48 horas. O enrijecimento do corpo é decorrente da falta de circulação e regulação do cálcio no sangue, fazendo com que ocorra uma inundação da substância, o que endurece e contrai os músculos.

PUTREFAÇÃO

O processo de putrefação é causado pelas enzimas do pâncreas, que se juntam a micróbios. Esse processo faz com que o corpo seja consumido de dentro para fora, a partir do ventre, deixando o corpo verde e mal cheiroso. O odor exalado pela putrefação é causado pelas bactérias que, ao tomarem conta do seu corpo, liberam a putrescina e cadaverina, substâncias bastantes fedorentas.

ENCERADO

Se o corpo ficar em contato com o solo ou água fria, ele será coberto por uma espécie de cera, decorrente da adipocera, um material ceroso formado por alterações químicas que ocorrem com a destruição de tecidos pelas bactérias. 

Essa cera ajuda a preservar os órgãos internos, mas, em contrapartida, pode dificultar os legistas a terem conhecimento do tempo real da morte. 

Recentemente, foi encontrado em uma baía na Suíça um corpo totalmente coberto pela adipocera. O cadáver tinha cerca de 300 anos e ainda trazia a substância em volta do tronco. Bizarro!

Sabemos que você não quer cruzar com um corpo morto por aí. No entanto, é sempre bom conhecer um pouquinho mais sobre as estranhas e curiosas coisas que acontecem depois que o coração para de bater.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!