10. Orson Welles
Reprodução |
9. Martin Scorsese
Reprodução "Taxi Driver" é um dos mais famosos filmes dirigidos por Martin Scorsese |
Em sua filmografia um tema persistente é o da busca da salvação, principalmente por tipos marginais e psicologicamente perturbados nas ruas de Nova York. Alguns dos pontos altos desse seu estilo estão em “Táxi Driver” (1976), com Robert De Niro no papel do transtornado taxista Bickle Travis, e em “Os Bons Companheiros” (1990), uma fascinante narrativa sobre o mundo dos mafiosos de baixo e médio escalão que sonham em “vencer na vida”.
O talento de Scorsese nunca ficou restrito em retratar o universo dos tipos marginais, atormentados e criminosos. Filmes como “New York, New York”(1977), “Touro Indomável”(1980), “Depois de Horas”(1985), “A Última Tentação de Cristo”(1988), “Cabo do Medo”(1991), “A Era da Inocência”(1993) e “O Aviador”(2004), entre outros, provam isso.
8. Ingmar Bergman
Reprodução |
Bergman foi um cineasta que mostrou-se um eterno questionador, ainda que desesperançado, das coisas más feitas pelo ser humano.A redenção é assim um dos temas preferidos do diretor, que o aborda mostrando o desespero, as dúvidas e aspectos sombrios nos relacionamentos humanos. Entre as obras mais representativas deste diretor sueco estão “O Sétimo Selo”(1956), “Morangos Silvestres”(1957), “Através do Espelho”(1961), “Cenas de Um Casamento”(1973), “O Ovo da Serpente”(1977), “Fanny e Alexander”(1982) e “Depois do Ensaio”(1984).
7. Woody Allen
Reprodução O filme "Vicky Cristina Barcelona" é um dos melhores da nova fase de Woody Allen, com locações fora de Nova York |
Variações de um personagem autobiográfico judeu, resmungão, hipocondríaco, intelectual angustiado e neurótico fizeram dos filmes de Woody Allen comédias inteligentes e nostálgicas que alcançaram sucesso tanto junto à crítica quanto ao público. A imaturidade emocional e a vida na cidade de Nova York são os temas prediletos do diretor e algumas de suas melhores abordagens sobre eles estão nos filmes “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”(1977) e “Manhattan”(1979).
Apesar de ter se consagrado no gênero, Allen é um diretor com talento que se estende para muito além das comédias, como mostram os filmes “Crimes e Pecados”(1989), “Ponto Final”(2005) e “O Sonho de Cassandra”(2007). No entanto, ele definitivamente mostrou sua habilidade com a mistura de ironias e existencialismo, neuroses e frases hilárias, em filmes como “Bananas”(1971), “Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão”(1982), “A Rosa Púrpura do Cairo”(1985) e “Vicky Cristina Barcelona”(2008).
6. Irmãos Coen
www.coenbrothers.net/index.php O diretor e roteirista Joel Coen |
5. Federico Fellini
www.federicofellini.it |
4. Francis Ford Coppola
Reprodução O filme "O Poderoso Chefão" revelou o talento de Francis Ford Coppola como diretor |
Com “O Poderoso Chefão”, ele praticamente ditou os rumos que o cinema tomaria nos anos 70 ao contar a saga da família Corleone e, consequentemente, da Máfia num filme que tornou-se imediatamente um clássico cinematográfico. As inovações técnicas e de linguagem introduzidas por Coppola seriam atualizadas a cada nova produção do diretor, como no épico “Apocalipse Now” (1979), o melhor filme sobre a guerra do Vietnã já feito.
O talento de Coppola transforma histórias banais ou clássicos da literatura em obras de arte cinematográficas. Exemplos dessa sua capacidade estão também em filmes como “O Fundo do Coração”(1982), “Vidas Sem Rumo”(1983), “O Selvagem da Motocicleta”(1983), “Peggy Sue, Seu Passado a Espera”(1986) e “Drácula, de Bram Stokler”(1992), entre outros.
3. Stanley Kubrick
Reprodução |
Kubrick tinha um talento sem igual na sétima arte e quase todos os seus filmes transformaram-se em obras-primas nos mais variados gêneros, da ficção científica às comédias de humor negro. Entre eles estão “Lolita”(1962), “Dr. Fantástico”(1964), “O Iluminado”(1980) e “Nascido Para Matar”(1987).
2. Alfred Hitchcock
Reprodução |
Alfred Hitchcock inovou também nas técnicas de filmagem com suas câmeras inusitadas e trilhas sonoras que potencializam a sensação de que algo de muito ruim está na iminência de acontecer. O diretor criou uma estética que continua a ser imitada e seguida por vários diretores contemporâneos. Entre os principais filmes dirigidos por Hitchcock estão “Rebecca, a Mulher Inesquecível” (1940), “Janela Indiscreta” (1954), “Psicose” (1960) e “Os Pássaros” (1963).
1. Steven Spielberg
Reprodução |
Ele sabe encantar o público como ninguém e faz isso contando histórias extraordinárias de transformação e de redenção de pessoas comuns. Steven Spielberg é um mago da sétima arte que manuseia com um talento inigualável narrativas que vão de contatos com extraterrestres ao terror que vem da natureza, seja na forma de um tubarão assassino ou de um Tiranossauro Rex recriado geneticamente.
Seu gênio vai além das aventuras e ficções científicas que o consagraram e se estende para dramas raciais e históricos, como “A Cor Púrpura” (1985) e “A Lista de Schindler” (1993), e em comédias, como “1941 - Uma Guerra Muito Louca” (1979) e “Prenda-me Se For Capaz” (2002). Sua popularidade foi alcançada com os sucessos de “Tubarão” (1975), “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” (1977), “Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), “E.T. – O Extraterrestre” (1982) e “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros” (1993).
Faltou o Tim Burton ):
ResponderExcluirRealmente, Tim Burton deveria esta na lista....
ResponderExcluir