10 artistas musicais internacionais mais premiados

Assim como acontece com o Oscar, o principal prêmio da indústria cinematográfica norte-americana, as premiações no universo musical, como o Grammy, o Video Music Award da MTV, o World Music Awards ou o Brit Awards, são definidas por critérios que divergem na maioria das vezes das opiniões dos críticos, mas que coincidem muito com a da indústria de entretenimento e da maior parte do consumidor de cultura pop.


Além disso, na era do videoclipe que começou a partir dos anos 80, as boas performances visuais têm contado tanto quanto a música em premiações como as da MTV. Confira quais foram os artistas mais premiados na história da canção pop até agora.

U2



u2
Reprodução
Os irlandeses do U2 já ganharam 22 prêmios Grammy, sendo dois deles por melhor álbum do ano: "Joshua Tree", em 1987, e "How to Dismantle an Atomic Bomb", em 2005. Venceram também duas vezes o Grammy de canção do ano com "Beautiful Day", em 2000, e com "Sometimes You Can't Make It On Your Own", em 2005.

Os britânicos levaram até agora seis Music Video Awards, da MTV norte-americana. O primeiro deles foi em 1987 com o videoclipe da canção "With or Without You". Em casa, o U2 ganhou sete Brit Awards, a mais importante premiação da música britânica, sendo cinco vezes como melhor grupo internacional.





Stevie Wonder



Stevie Wonder
Reprodução
Assim como o U2, Stevie Wonder também ganhou 22 prêmios Grammy, sendo que três deles pelo álbum do ano: "Innervisions", em 1973, "Fulfillingness' First Finale", em 1974, e "Songs In The Key Of Life", em 1976. A maior parte de suas premiações no Grammy, como era de se esperar, vem de suas performances como cantor pop e de rhythm'n'blues.

O talento de Stevie Wonder também o levou a ser reconhecido com o World Music Awards, em 1995, e pelo Billboard Century Award, em 2004. Um dos últimos remanescentes do primeiro time da Motown, legendária gravadora de black music dos anos 60 e 70, Wonder fez uma bem-sucedida mistura da soul music com a canção pop, tornando-se um dos mais premiados artistas musicais de todos os tempos.

Bruce Springsteen



Bruce Springsteen
Reprodução
Roqueiro símbolo da típica classe trabalhadora nos Estados Unidos, Bruce Springsteen já ganhou 20 prêmios Grammy em categorias como compositor, intérprete e performance instrumental, entre outras. Apesar de estar na estrada desde o final dos anos 60, o sucesso popular  de Springsteen aconteceu a partir da década de 80 com o lançamento do álbum "Born in the USA" (1984). É nele que está a canção "Dancing in the Dark", responsável por dar a Springsteen seu primeiro Grammy como melhor performance masculina de rock.

As músicas de Springsteen têm aparecido também na trilha sonora de bons filmes. Uma delas "Streets of Philadelphia", do filme "Filadélfia" (dirigido por Jonathan Demme, 1993), lhe rendeu um Oscar e um Globo de Ouro. Ele ganhou outro Globo de Ouro com a canção "The Wrestler", que aparece na trilha sonora do filme "O Lutador" (dirigido por Darren Aronofsky, 2008).

Madonna



madonna
Reprodução
Ela não só é a rainha do pop como também do Video Music Award, premiação da MTV norte-americana. Uma prova de que o talento de Madonna tem muito a ver com suas performances visuais. Ela já levou para casa 20 astronautas de prata, troféu dado ao vencedor de cada categoria do VMA, graças a sua habilidade de unir música dançante e imagens criativas e impactantes.

Mas Madonna não é só videoclipe. Apesar de não ser uma das artistas mais premiadas pela Recording Academy, ela já venceu sete Grammys, um deles como melhor álbum pop pelo disco "Ray of Light", em 1998. A cantora já recebeu também um World Music Awards e 16 Billboard Music Awards. Apesar de ter passado um longo período morando na Inglaterra, a rainha do pop ainda não ganhou um Brit Award.

Aretha Franklin



Aretha Franklin
Reprodução
Ao contrário da rainha do pop, a rainha da soul music é uma das preferidas do Grammy. Aretha Franklin já conquistou 18 prêmios. Os primeiros em 1967, quando ganhou como melhor intérprete de rhythm'n'blues e melhor gravação de rhythm'n'blues com a canção "Respect". E seu Grammy mais recente foi conquistado em 2007 na categoria melhor performance de gospel por sua interpretação da canção "Never Gonna Break My Faith".

Além de ser uma das mulheres mais premiadas no Grammy, Aretha Franklin recebeu também quatro American Music Awards. Expoente dos anos áureos da black music, ela conseguiu fazer uma sensual mistura do gospel, soul, jazz e pop.


Ray Charles



Ray Charles
Reprodução
Em 1960, Ray Charles ganhou o primeiro dos seus 17 Grammys. Foi pela performance de rhythm'n'blues em "Let The Good Times Roll". Um dos inventores da soul music, ao juntar gospel com blues, country e jazz, Charles começou a perder a visão e ficou completamente cego aos sete anos de idade. Isso não o impediu de tornar-se um dos artistas mais premiados da história graças ao seu talento como compositor e intérprete. Além de ser um dos maiores vencedores do Grammy, Ray Charles teve sua trajetória reconhecida também com o World Music Award.



Eric Clapton


Eric Clapton
Reprodução

Considerado o deus da guitarra nos anos 60 e 70, Eric Clapton é também um dos maiores ganhadores de prêmios Grammy. Clapton estreou como vencedor do Grammy em 1972 ao participar  do "Concerto para Bangladesh", ao lado de Bob Dylan e dos ex-Beatles George Harrison e Ringo Starr, entre outros astros.

O disco resultante do show foi eleito álbum do ano. Considerado um dos melhores guitarristas da história do rock, Clapton venceu o Grammy por 17 vezes. Em 1992, levou três dos principais prêmios, como álbum do ano, pelo disco "Unplugged", e como canção e gravação do ano, com a música "Tears in Heaven".

 Peter Gabriel


Peter Gabriel
Reprodução

O multimídia Peter Gabriel é um dos mais premiados artistas da música pop, mas não só pelas suas canções e performances. Gabriel ajudou a criar alguns dos mais revolucionários videoclipes lançados nos anos 80 e 90 e por conta disso arrebatou troféus em diferentes premiações, desde os Video Music Awards da MTV até o Grammy.

Ao todo ele já recebeu seis prêmios Grammy, 13 Video Music Awards e três Brit Awards.  Seu primeiro Grammy foi em 1989 com a canção "Passion", feita para a trilha sonora do filme "A Última Tentação de Cristo". O ex-vocalista do grupo de rock progressivo Genesis ganhou como melhor intérprete de new age.

Beyoncé


Beyoncé
Reprodução

Os três primeiros Grammys de Beyoncé foram conquistados em 2000 e 2001 com seu grupo Destiny's Child. Os outros 13 que ganhou até agora foram em sua muito bem-sucedida carreira solo. Além dos 16 Grammys, a cantora norte-americana já venceu nove Video Music Awards, da MTV, e 18 Billboard Music Awards.

Apesar de já estar entre as mais premiadas pelo Grammy - em 2010, ela venceu em seis categorias, incluindo canção do ano com "Single Ladies" e melhor cantora -, Beyoncé ainda não conseguiu ganhar na principal categoria, que é a de álbum do ano (o que no mundo do cinema seria equivalente ao Oscar de melhor filme).



 Michael Jackson


Capa do álbum Thriller de Michael Jackson
Reprodução

O rei do pop foi um dos mais premiados artistas de todos os tempos. Para ficarmos apenas nas principais premiações, ele ganhou 13 Grammys, oito Vídeo Music Awards, da MTV, seis Brit Awards, 29 Billboard Music Awards e o World Music Award.

O recorde de premiações de Michael Jackson faz jus aos recordes comerciais que estabeleceu em sua trajetória. Em 1983, com o lançamento do álbum "Thriller", que se tornou o mais vendido da história, ele conquistou nada menos do que oito Grammys, incluindo álbum do ano, melhor gravação, interpretação de pop, interpretação de rock e interpretação de rhythm'n'blues.

6 comentários :

  1. Os numeros dos premios do MJ estão errados vamos corrigir isso ai e passar informação certa ele ganhou 40 Billboard Music Awards 15 Grammys em carreira solo pq com o Jackson 5 foi mais ainda e as premiações do Vídeo Music Awards são bem mais também isso está errado e o MJ não foi um dos mais premiados ele foi o ARTISTA MAIS PREMIADO DO MUNDO!!!

    ResponderExcluir
  2. que listinha mal feita

    cadé os 26 grammys da Alison Krauss

    cadé os 42 BMI Awards da Shania Twain

    cadé os 415 prêmios da Whitney

    Afffffff

    ResponderExcluir
  3. Ta faltando Lady Gaga que em apen
    as 3 anos já levou 144 premios de 296 indicações, 5 Grammys em 2 anos, ainda pode levar 5, 6, 7 ou 8 em 2012! 15 VMAs, 7 EMAs, sem contar varios e varios premios de paises europeus pq ela faz sucesso no mundo td naum so nos Estados Unidos, muitas vezes se da melhor nas paradas da Eslovaquia, Autralia, Russia, Japao e etc do que nos EUA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michael Jackson é o artista que mais levou premios de todos os tempos e isto ja esta comprovado...Michael ja ganhou mais de 1 bilhão de premios e records...intão num adianta vcs ficarem comparando esses artistas de merda,e que td que eles fazem aprenderam e foram influenciados pelo michael jackson eles mesmos disseram isso e tds sabem disso...PRONTO JA TA COMPROVADO O MAIOR E MELHOR ARTISTA DE TODOS OS TEMPOS QUE MAIS LEVOU PREMIOS E BATEU MAIS RECORDS DE TODOS OS TEMPOS FOI E PARA SEMPRE SERÁ O MICHAEL JACKSON O REI...e eu nao digo isso por mim nao,TA COMPROVADOOOO...e antes que eu esqueça ele tbm foi O MAIOR HUMANITARIO DE TODOS OS TEMPOS...nunca vai existir uma pessoa igual á ele nesse mundo (no bom sentido)...Michael jackson é uma lenda e lendas nunca morrem..♥

      Excluir
  4. Kkkkk e os 415 premios de whitney houston que e reconhecida ate mesmo pelo livro dos records ...ela e a melhor

    ResponderExcluir
  5. MICHAEL JACKSON FOI O ARTISTA MAIS PREMIADO DO MUNDO e
    O ARTISTA MELHOR DO MUNDO.....
    ele cantava super bem e dançava MUITO
    ele é o CARA ..........

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!