10 fatos sobre o plástico

10. Papel ou plástico

Raramente ouvimos a pergunta ""papel ou plástico?"" nos dias de hoje. Cerca de 80 por cento das sacolas usadas por lojas e supermercados são de plástico. Em todo o mundo, entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos lotam aterros sanitários, penduram-se em árvores, são levados pelo vento e entopem bueiros, além de enredar e matar animais marinhos. Imagem à direita: Sacos plásticos atravessam o oceano e vão parar em praias selvagens.

9. Lixo plástico

Uma das grandes concentrações de lixo plástico é uma ilha flutuante de resíduos do tamanho do estado do Texas, um amontoado de resíduos arrastados pelas correntes oceânicas. Imagem à direita: A Ilha de Midway sente os efeitos do lixo produzido a milhares de quilômetros de distância.

8. Lixo plástico

Não há nenhuma forma de descartar o lixo plástico: ele deve ser reciclado ou reutilizado. Imagem à direita: este saco plástico, que provavelmente foi usado durante apenas 12 segundos antes de ir para o lixo, segundo estatísticas, levará milhares de anos para se decompor.


7. Mosquitos

Bueiros entupidos por resíduos de plástico são o ambiente de reprodução perfeito para insetos transmissores de doenças, como mosquitos.

6. Toxicidade

Apesar de o plástico final ser inofensivo, os monômeros usados em sua fabricação podem ser tóxicos, e pequenas quantidades deles podem permanecer embutidas nos produtos. Imagem à direita: Aves aquáticas e outros animais marinhos podem ficar presos em pedaços de plástico e comer fragmentos encontrados em seu habitat.

5. Anos para se decompor

Desde a década de 1950, o mundo jogou fora um bilhão de toneladas de plástico, e grande parte desse montante pode continuar exatamente do mesmo jeito durante centenas ou milhares de anos.

4. Corantes, Diluentes, Aditivos

Um obstáculo à reciclagem é o uso disseminado de corantes, diluentes e outros aditivos nos plásticos. É quase impossível remover essas substâncias a um custo-benefício viável.

3. Toxicidade Antes e Depois

O plástico pode ser tóxico tanto em sua produção - plastificantes como adipatos e ftalatos costumam ser adicionados durante o processo de fabricação - como no dolorosamente lento processo de degradação na natureza.

2. Dificuldade de reciclar

Reciclar o plástico tem se mostrado uma tarefa ainda mais árdua. O maior problema é a dificuldade em automatizar a separação dos resíduos plásticos, o que exige muita mão-de-obra.

1. A maldição do PVC

Depois de dois anos de pesquisas, o Greenpeace concluiu que o Policloreto de Vinila (PVC) é o plástico mais prejudicial ao meio ambiente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!