10 melhores bandas de rock

Antes de revelar quais são as melhores bandas da história do rock, é preciso esclarecer algumas coisas. Esta é uma lista sobre bandas de rock, então tiveram que ficar fora dela artistas visionários e essenciais para o gênero mas que fizeram carreiras individuais, como Elvis Presley, Bob Dylan, Chuck Berry e David Bowie, entre outros.

Fora isso, é preciso também ressaltar que não é só a qualidade musical que conta nesta seleção, apesar dela ser fundamental. A influência que essas bandas tiveram nos caminhos que o rock seguiu e as mudanças comportamentais que elas provocaram também foram levadas em conta.

Esclarecido isso, confira agora quais são as dez melhores bandas de rock de todos os tempos.


10. The Velvet Underground

Antes deles acreditava-se que o rock era um gênero destinado a instrumentistas e cantores virtuosos e que suas canções deveriam falar de liberdade, rebeldias juvenis, paz e amor. O Velvet Underground mostrou no final dos anos 60 que o rock era muito mais do que isso e abriu o caminho para bandas e propostas artísticas que desembocariam no fenômeno punk na década seguinte.





Melhores bandas de rock
Reprodução

Com um cantor que não sabia cantar direito e os instrumentistas em sua maior parte nada excepcionais, o grupo incorporou ao rock assuntos soturnos e urbanos como a vida marginal no submundo das grandes cidades, personagens bizarros como transexuais e temas sórdidos como sadomasoquismo. Contra a alienação libertária hippie, expressa principalmente por bandas como o Grateful Dead, o Velvet Underground mostrou que a realidade era bem mais cruel e complexa.

 

9. The Who





Melhores bandas de rock
Reprodução
O Who inventou algo chamado ópera-rock. Mas não foi isso que fez do grupo uma das melhores bandas da história do rock. A principal contribuição deles está em criar sonoridades e atitudes que conquistaram imediatamente os adolescentes das classes baixa e média e que seriam elementos precursores do movimento punk. Um som cheio de fúria e letras que tratavam de frustrações, incertezas e alienações fizeram as canções do Who expressarem um rock catártico, com uma virulência nunca vista até então e que seria superada apenas pelo Led Zeppelin alguns anos depois. Mas, apesar dessa força de suas canções, o Who somente ganharia projeção fora do Reino Unido quando inventou suas famosas óperas-rock.

8. Talking Heads




Melhores bandas de rock
Reprodução
A importância do Talking Heads não vem só de terem compostos excelentes canções ou de terem consolidado a new wave como uma versão mais sofisticada do punk. O grupo estabeleceu um novo patamar para a poética e para a visão crítica da sociedade na canção pop, sem abrir mão de um som roqueiro e dançante. Isso fez do Talking Heads um dos mais influentes grupos durantes os anos 80 e nas décadas seguintes. Ao lado de Ramones e Patti Smith, a banda foi fundamental para a renovação do rock norte-americano no final dos anos 70. Suas letras sofisticadas e experimentações musicais abriram caminho para o sucesso de uma série de grupos, do REM ao Radiohead.





 7- Queen

Um dos maiores expoentes do chamado “rock de arena” – estilo em que a ênfase no vocal, no som pesado e nos efeitos especiais feitos para shows em estádios predomina – o Queen reinou nos anos 70 na esteira do sucesso do Led Zeppelin, Deep Purple e Pink Floyd. O grupo destacou-se ao fazer uma mistura de heavy metal com glam rock e performances teatrais.



Melhores bandas de rock
Reprodução

Com um dos melhores vocalistas do rock e instrumentistas talentosos, o Queen mostrou também uma capacidade inovadora em suas composições e logo emplacou diversas canções entre os clássicos do rock. Junte-se a isso a capacidade do grupo em transformar em espetáculos inesquecíveis seus shows e o resultado é uma das mais impactantes bandas que o rock já gerou.
  
6- U2

Os irlandeses do U2 fizeram uma mistura na medida certa de engajamento, espiritualidade e rock para se tornarem o mais influente e popular grupo na era do pós-punk. O grupo tem mostrado sua versatilidade sonora ao transitar do blues às experimentações da música eletrônica compondo uma sequência de sucessos que o tornaram ao lados do Rolling Stones um dos únicos supergrupos do século 20 em atividade neste novo milênio.



Melhores bandas de rock
Reprodução

Mas não é só das boas músicas com letras cativantes que vem o sucesso e a importância do U2. Seus shows grandiosos e visualmente impactantes, aliados à capacidade do grupo de se reinventar artisticamente e de se engajar em campanhas politicamente corretas, os faz os principais representantes do bom-mocismo no rock. Apesar disso, sua música ainda continua a ser uma das melhores.
  
5- The Smiths

Após a revolução punk, a dúvida era o que seria do rock. Uma das melhores respostas veio das canções do The Smiths, um dos grupos que expressava o “som de Manchester” nos anos 80, nome dado à eclosão de novas bandas daquela cidade inglesa que ajudaram a renovar o cenário pós-punk.



Melhores bandas de rock
Reprodução

Jovens que se sentiam solitários e infelizes encontraram nas canções dos Smiths se não a resposta pelo menos o conforto para muitas de suas angústias. Numa imaginária lista de “canções que salvaram a minha vida”, escrita por adolescentes no mundo inteiro de várias gerações, muito provavelmente haverá inúmeras composições dos Smiths.

 4- Pink Floyds



Melhores bandas de rock
Reprodução
Psicodélico e progressivo, o rock do Pink Floyd foi uma mistura de blues e sons espaciais, com letras que tratavam de temas como loucura e alienação. Na virada dos anos 60 para os 70, o grupo britânico simbolizou o máximo da excentricidade e da experimentação no rock.

Além do impacto sonoro, o Pink Floyd explorou os efeitos dos cenários e da iluminação em seus shows para transformá-los em espetáculos que deixavam platéias atônitas e inebriadas. O chamado “rock espacial” que caracterizou boa parte de sua produção foi tornando-se cada vez mais pesado, soturno e desesperançado com o passar dos anos, na mesma medida em que crescia a popularidade do grupo.
  
3- Led Zeppelin

Musicalmente foi um fenômeno. Nenhuma banda de rock soou ao mesmo tempo tão pesada e tão harmônica como o Led Zeppelin. Nenhuma delas – nem mesmo o lendário supergrupo Cream, de Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker – reuniu um guitarrista, um baixista e um baterista tão entrosados e produtores de uma força sonora sem precedentes como eles.



Melhores bandas de rock
Reprodução

O Led Zeppelin não só inventou o heavy metal como foi muito além dele ao atualizar e fundir o blues, o folk, o country, o funk e vários outros gêneros ao rock dos anos 60 e 70. Apesar de terem cometido o pecado de plagiar e não dar os devidos créditos em algumas canções a nomes fundamentais do blues, como Willie Dixon, o Led Zeppelin foi um dos gigantes do rock e inaugurou uma era de excessos musicais e comportamentais que caracterizariam o gênero por décadas. Muitos desses excessos resultaram em composições memoráveis que continuam a surpreender quem as escuta.

2- The Beatles



Melhores bandas de rock
Reprodução
O quarteto de Liverpool foi responsável pela primeira grande revolução que o rock passou. O gênero andava moribundo no início dos anos 60, musicalmente esgotado e com seu rei – Elvis Presley – servindo ao exército ou pensando mais na sua carreira no cinema do que na música. Paul, John, George e Ringo ofereceram então uma renovação estética ao rock que faria o gênero estar definitivamente ao lado da juventude naquela e nas próximas gerações.

Durante oito anos, os Beatles estiveram à frente de um fenômeno até então nunca visto, rivalizando até mesmo com a popularidade de Elvis ou de Jesus Cristo, como polemicamente afirmou John Lennon na época. Com eles o rock avançou para outras experimentações sonoras, as letras ganharam força poética e iniciou-se a era das grandes performances em estádios. Seu poder de influenciar a juventude foi além das fronteiras da música e chegou à moda, ao cinema e ao comportamento. No século 20, ninguém emplacou mais canções no primeiro lugar das paradas de sucesso do que os Beatles.

1- Rolling Stones

Nesta lista, eles tomaram a posição que é tradicionalmente reservada aos Beatles, o que pode gerar alguns protestos. O principal motivo para isso não é ela ter se tornado a banda que foi mais longe e bem-sucedida na história do rock e sim, o fato do Rolling Stones ter se identificado muito mais com o espírito rebelde, irreverente e festivo do rock’n’roll do que qualquer outra banda que já existiu. Afinal, enquanto o quarteto de Liverpool cantava que queria segurar a sua mão, os Stones declaravam que não conseguiam encontrar satisfação num estilo de vida tão caro à classe média da época.


Melhores bandas de rock
Reprodução

O grupo foi um dos  primeiros a descobrir, incorporar e reverenciar o blues norte-americano em suas canções. Os integrantes do Rolling Stones produziram um repertório de composições sensuais, profanas e provocativas que horrorizou pais e autoridades mundo afora nos anos 60 e 70. Naquelas décadas, a atitude do grupo no palco e fora dele conquistou corações e mentes de milhões de adolescentes que viam naquela rebeldia uma saída para suas angústias. Tudo isso junto o fez ser inspiração para garotos e garotas de várias gerações que têm encontrado no rock sua principal forma de expressão. Ao lado dos Beatles, o Rolling Stones detém o maior número de canções que se tornaram clássicos do rock. Com a diferença dos Stones terem sido muito mais “satânicos” em sua trajetória do que os rapazes de Liverpool.

12 comentários :

  1. Eu protesto! Os Beatles são os melhores de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  2. The Smiths SAVED MY LIVE! (:

    ResponderExcluir
  3. Faltou Oasis e Red Hot aí...não é pq a banda é velha e fez sucesso naquela época que são melhores do que as de hoje. Se tem The Who e Beatles...tem que ter Oasis, que foi uma mistura dos dois. The Smiths foi bom, mas longe de ser top 10, talvez nem em um top 30 eles entrariam.

    ResponderExcluir
  4. U2 é rock??? Nunca foi e nunca será. EU colocaria o KISS aí no meio, talvez Van Halen, mas já é gosto pessoal.

    ResponderExcluir
  5. The Velvet Underground ,nao devia esta ai , e sim os Yardbirds , que revolucionou o rock ex´portando varios gutarristas como Eric Clapton e Jimmi Page ,Sex Pistols , Jerry Lee Lewis ,Jonhy Cash , Elvis Presley , Metallica ( a banda de rock mais influente )estes sim que diviam estar ai .

    ResponderExcluir
  6. pow velho, começou tao bem com velvet depois talking heads, mas coloca led e principalmente o rolling stones em primeiro eh meio tenso, RS nao pod ser considerado nem msm uma boa banda de rock, eh soh marketing...

    ResponderExcluir
  7. desde quando Beatles é melhor que LED ZEPPELIN(com todo respeito a primeira banda de Rock da história)?

    ResponderExcluir
  8. - metallica

    -System of a down

    -Bullet for my valentine

    -slipknot

    -Mega dead

    -Iron meiden

    -guns 'n roses

    -Desturbed

    -Nirvana

    -Avenged Sevenfold

    -Trivium

    -skillet

    -massacration

    -Sepultura

    -Panteras

    -ManoWar

    -scorpions

    pesoas que viu o nome da banda ae emsima e é fam porfavor presisamos muito de ajuda vamos forma uma banda o rock esta acabando por varias coisas a nossa furia contra as coisas erradas e sertas tao acabando e eu gostaria muito que nos brilhase como essas bandas de cima vamos comesar a creser ajuda que nosso rock voute a c como era.....
    hoje c nos nao agirmos vamos perde nossos istilo e o rock vai mudar porfavor devemos faze o rock ser como era em 1990 ou antes o nosso metal ta invelhe sendo e aconteseu que os emos tao mudando 2000. ai que o rock ta c acabando grasas aos emos como...

    -Restart

    -Fresno

    -cine

    Bandas asim es ta acabando

    devemos tomar atitude e acaba com isso quem le isso fassa esse favor monte bandas lokas bravas internasionais siorgule do seu rock in roll vc esta ajudando muitas pesoas.. obrigado Viva sua vida rock in roll

    \.../,

    ResponderExcluir
  9. Falto mesmo foi o Kiss...o que é isso? uma lista de bandas de Rock sem Kiss....e Bon Jovi???? cadê?? Hum ficou legal..mas faltou algumas bandas ai!

    ResponderExcluir
  10. na minha opiniao seria assin
    1- beatles
    2- aerosmish
    3- led zeppelin
    4- iron maidem
    5- queen
    6- kiss
    7- guns n roses
    8- scorpions
    9- ac/dc
    1o- slipknot

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!