Confira os 10 maiores atletas brasileiros

Elencar os dez maiores atletas do Brasil não é tarefa fácil. Afinal, diferentemente de muitos países onde os destaques se concentram em um ou outro esporte, temos campeões olímpicos e mundiais nas mais diversas modalidades – dentro e fora da água, nas pistas, nas quadras, nos ginásios,  nos campos e nos tatames.

Sendo assim,  apresentaremos a seguir uma lista com aqueles considerados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e suas respectivas confederações como os que mais se destacaram em suas modalidades. E para abrir a nossa lista... adivinhe quem?! Sim, ele mesmo o Rei do Futebol. Leia um pouco mais sobre Pelé e outros noves atletas brasileiros que são reconhecidos internacionalmente como alguns dos melhores atletas do mundo.

1.Pelé

bbb
Crédito: Folha Imagem

Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade mineira de Três Corações, em 1940. Começou a jogar bola por influência de seu pai “Dondinho”, um dos maiores cabeceadores brasileiros de sua época.  Aos 16 anos já era jogador profissional e atuava pelo Santos quando fez sua estreia pela seleção brasileira.

Foi campeão do mundo nas Copas de 1958, 1962 e 1970. Recebeu diversos títulos de atleta e jogador do século tanto pelo Comitê Olímpico Internacional como pela FIFA e pela Federação Internacional de Estatísticas do Futebol. Seus números realmente impressionam -  ao todo foram 1.284 gols em 1.375 partidas. Só pela seleção brasileira Pelé marcou 95 gols.

No final da carreira mudou-se para os Estados Unidos para jogar pelo Cosmos com o duro objetivo de tentar popularizar o futebol de campo naquele país.  Sua despedida se deu no dia 1º de outubro de 1977 em uma partida entre o Cosmos e o Santos, seu time de coração. Pelé jogou metade da partida com a camisa do Cosmos e a outra metade com o uniforme do Santos levando ao delírio os mais de 60 mil pagantes que foram ver de perto a despedida do Rei.


2.Senna

Ayrton Senna
Instituto Ayrton Senna/ Divulgação

O brasileiro Ayrton Senna da Silva mora indiscutivelmente no coração de todos nós. O piloto tricampeão mundial (1988, 1990 e 1991) foi eleito pela revista inglesa Autosport – que consultou mais de 200 pilotos de Fórmula 1 – como o maior piloto de todos os tempos.

Infelizmente Senna faleceu em um acidente em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino em 1994. Mas seus feitos dentro e fora das pistas marcaram para sempre seu nome na história do automobilismo mundial.
Senna ganhou seu primeiro kart já aos quatro anos de idade, mas começou a competir mesmo oficialmente apenas aos 13 anos. Sua estreia na Fórmula 1 se deu em 1984 pela equipe Toleman. Senna ainda correu pela Lotus, McLaren e Williams, antes de sofrer um acidente fatal. Foi considerado também como o melhor piloto do mundo em dias de chuvas.

Apesar de ter falecido apenas aos 34 anos de idade, seu legado é imenso. Em se tratando de Fórmula 1, foram implementadas inúmeras novas normas de segurança.  Seu caráter incontestável e sua preocupação em vida com as crianças também inspiraram a criação do Instituto Ayrton Senna que investe em projetos educacionais no Brasil inteiro em tem no personagem Senninha a sua principal marca.

3.Robert Scheidt

Scheidt
ZDL/Divulgação
O velejador Robert Scheidt nasceu em São Paulo, em 15 de abril de 1973. O brasileiro é octacampeão mundial na classe Laser, além de ter conquistado duas medalhas de ouro em Olimpíadas – 1996 e 2004 – e uma de prata no ano 2000 (na classe Laser).  Não bastasse tudo isso, Scheidt ainda surpreendeu o mundo ao conquistar sua quarta medalha olímpica consecutiva, desta vez na classe Star, em 2008, ao lado do também brasileiro Bruno Prada.

Scheidt começou a velejar aos nove anos de idade na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Seu primeiro grande título foi conquistado já aos 11 anos de idade – o sul-americano da classe Optimist, porta de entrada para qualquer velejador. De lá para cá foram inúmeros títulos, medalhas e honrarias. Em 2001 foi eleito pela Federação Internacional de Vela como o melhor velejador do planeta de todos os tempos.

4.Guga

Gustavo Kuerten
Gustavo Kuerten/ Divulgação

Gustavo Kuerten conquistou algo completamente inédito e impensável para nós, brasileiros, acostumados com os inúmeros títulos no futebol. Guga tornou-se campeão mundial de tênis, esporte até então muito pouco difundido pelo Brasil.

O “manezinho” da ilha de Florianópolis, em Santa Catarina, começou a jogar tênis influenciado por seus familiares aos seis anos de idade e aos dez já colecionava títulos. Mas ninguém imaginava, porém, que dos títulos catarinenses e nacionais juvenis, o então franzino Guga viesse a conquistar o mundo, sagrando-se tricampeão mundial de Roland Garros, cinco vezes campeão de torneios Masters Series e campeão da Masters Cup, onde derrotou ninguém menos do que os consagrados Peter Sampras e Andre Agassi.

Guga deixou as quadras em 2008 após lutar durante vários anos com uma lesão no quadril. Seu carisma dentro e fora da quadra o tornou um dos atletas mais queridos do Brasil. Atualmente preside o Instituto Guga Kuerten que já atendeu mais de 10 mil pessoas em Santa Catarina.

5.Cielo

Cielo
Bruno Miani/ Divulgação

O brasileiro César Augusto Cielo Filho, natural de Santa Bárbara d´Oeste, é considerado o nadador mais rápido do mundo da atualidade. Cielo conquistou o ouro olímpico nos 50 metros livre  nos Jogos de Pequim, em 2008. Além disso, Cielo foi campeão e recordista mundial dos 100 metros livre também em 2008, e conquistou o mundial dos 50 metros livre em 2009. Cielo detém ainda inúmeros outros recordes  brasileiros e sul-americanos.

Cielo começou a nadar ainda menino por sugestão de seu pai. Seu talento e sua determinação logo chamaram a atenção dos treinadores dos clubes maiores e em 2003, Cielo já nadava pelo Esporte Clube Pinheiros ao lado de seu ídolo, Gustavo Borges. Em 2006 mudou-se para Auburn, nos Estados Unidos, onde até hoje mora, estuda e treina.

Cesar Cielo entrou para a história da natação ao se consagrar o maior velocista do mundo depois de conquistar os 50 metros  livre e os 100 metros livre no mesmo Campeonato Mundial, em 2009. Igualou-se ainda ao ídolo da natação mundial, o russo Alexander Popov, que assim como Cielo conquistou na sequencia o título olímpico e mundial dos 50 metros livre.

6.Adhemar Ferreira da Silva

Adhemar
Confederação Brasileira de Atletismo

Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro bicampeão olímpico brasileiro ao conquistar as medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos de 1952 e 1956, em Helsinque e Melbourne, respectivamente.

Adhemar nasceu em São Paulo em 1927 e competiu oficialmente pela primeira vez só aos 20 anos de idade, no Troféu Brasil de 1947. O atleta – que chegou a competir pelo São Paulo e Vasco – teve um único técnico em toda a sua carreira, Dietrich Gerner. E que carreira! Além dos dois ouros olímpicos, Adhemar foi pentacampeão sul-americano, tricampeão pan-americano e conquistou dez vezes o campeonato brasileiro, totalizando mais de quarenta títulos nacionais e internacionais.

O atleta foi ainda um ídolo para as gerações que se seguiram, principalmente na modalidade de saltos. Depois de Adhemar, o Brasil continuou se destacando com Nelson Prudêncio, João do Pulo, Jadel Gregório e Maurren Maggi.

Adhemar Ferreira da Silva faleceu em 12 de janeiro de 2001

7.Hortência

Hortência Maria de Fátima Marcari – ou simplesmente Hortência – é a nossa “rainha do basquete”, título concedido à nossa jogadora por atletas norte-americanas que disputaram os Jogos Pan-Americanos de Indianópolis, em 1987. Hortência é considerada uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos e em 2002 recebeu o honroso convite para integrar o Hall da Fama do basquete feminino no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame- a atleta é a única brasileira presente no Hall da Fama.

Hortência nasceu em Potirendaba e começou a jogar basquete apenas aos 13 anos de idade em uma escolinha de São Caetano do Sul, São Paulo. Durante grande parte de sua carreira Hortência defendeu clubes do interior do Estado de São Paulo.

A atleta fez parte da seleção brasileira por 21 anos e conquistou importantes títulos para nosso país, como o ouro no Mundial da Austrália em 1994 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Hortência é a maior pontuadora da história da seleção brasileira – 3.160 pontos em 127 partidas (média de 25 pontos por partida). A atleta tem ainda em seu currículo a marca recorde de 121 pontos em uma única partida.

8.Diego Hypólito

Diego
Confederação Brasileira de Ginástica

O brasileiro Diego Hypólito é o grande nome da ginástica artística masculina. Diego é bicampeão mundial da prova de solo e foi o único representante masculino do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, competição em que terminou em 6º lugar.

Diego teve seu primeiro contato com a ginástica aos sete anos de idade influenciado por sua irmã, Daniele Hypólito, que assim como Diego é outro grande nome da ginástica brasileira. 

O atleta participou de seu primeiro campeonato mundial com apenas 16 anos. Em 2004 conquistou cinco medalhas de ouro no solo e uma no salto. Em 2005 tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial de solo. Em 2007, o atleta faturou duas medalhas de ouro – solo e salto – nos Jogos Pan-Americanos e ajudou a equipe brasileira a conquistar o segundo lugar geral. Em 2009 o atleta conquistou mais quatro medalhas de ouro e uma de prata no solo.

9.Tiago Camilo

Tiago
Confederação Brasileira de Judô

O judoca brasileiro Tiago Camilo coleciona importantes conquistas em sua carreira. Tiago começou a treinar co m apenas 5 anos de idade. O atleta foi assistir a um treino de seu irmão mais velho e no dia seguinte já estava no tatame.

Aos 16 anos conquistou o Mundial Sub-20. A partir de então, foram títulos atrás de títulos, incluindo a medalha de prata nos Jogos de Sydney no ano 2000 com apenas 18 anos. O melhor ano de sua carreira, porém, se deu bem mais tarde. Em 2007, Tiago ganhou praticamente tudo o que disputou incluindo a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio e no Campeonato Mundial. Nesse mesmo ano Tiago foi eleito o melhor judoca do mundo numa eleição disputada por mais de 700 atletas. Tiago recebeu o Prêmio Ippon – no Campeonato Mundial ele simplesmente venceu as sete lutas que disputou com golpes de ippon (pontuação máxima do judô).

E em 2008, lá estava Tiago Camilo novamente nas Olimpíadas. Desta vez, apesar de considerado como um dos favoritos ao ouro olímpico, Tiago conquistou a medalha de bronze - cuja conquista foi muito comemorada por ele e pelo Brasil inteiro.

Tiago Camilo é octacampeão brasileiro de judô na categoria meio-médio.

10.Giovane Gávio

Giovane Gavio
Giovane Gavio/Divulgação

Giovane Farinazzo Gávio, ou simplesmente, Gigio, como é chamado por seus fãs e tietes é bicampeão olímpico, além de já ter sido premiado como o melhor bloqueador, melhor atacante e melhor jogador de vôlei do mundo.

O atleta ingressou no vôlei apenas aos 12 anos de idade já que antes disso seu negócio era mesmo o judô. Porém, uma vez nas quadras Giovane  nunca mais saiu. Ao todo foram mais de 400 partidas pela seleção brasileira, sendo 31 em Jogos Olímpicos. Junto da seleção, Giovane conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Barcelona, em 1992 e Atenas, em 2004.

O jogador tem ainda em seu currículo dois títulos de Campeonatos Mundiais e quatro de Ligas. Depois de abandonar as quadras Giovane ainda conquistou o título brasileiro de vôlei de praia ao lado de seu companheiro Tande. E atualmente Giovane atua como treinador de vôlei.

5 comentários :

Seu comentário é muito importante para mim!