Além da música pop, outros segmentos da cultura dos anos 80 também tiveram produções e modas polêmicas, que hoje em dia são consideradas marcas positivas ou negativas daqueles tempos, dependendo do ponto de vista.Logo abaixo, vamos conhecer dez coisas - de filmes a cortes de cabelo - que estão entre o melhor e o pior dos anos 80 e que fazem aquela época ser considerada como a década que nunca morrerá, para o bem e para o mal.
1- Mullet
Reprodução / www.u2.com Integrantes do U2 com seus mullets oitentistas |
Integrantes de bandas que despontaram na década de 80 e tornaram-se algumas das mais importantes da história do rock tiveram sua fase de cabelo mullet. Bono (então Bono Vox), do U2, é um exemplo disso. No megaconcerto do Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985 e que foi um marco no engajamento dos artistas da música pop em causas sociais, o mullet predominou nos palcos em Londres e na Filadélfia. Por mais que ele seja considerado cafona atualmente, esse corte de cabelo caracterizou o visual dos anos 80 em alguns de seus bons momentos.
2- Bon Jovi
Reprodução / www.bonjovi.com O grupo Bon Jovi nos anos 80 |
E a segunda é que a qualidade dessas canções nos faz sentir saudades de seus primeiros sucessos, como "Wanted Dead or Alive" e "You Give Love A Bad Name", ambas do álbum "Slippery When Wet"(1986).
Apesar do visual de gosto duvidoso do grupo naquela época, que remetia a uma mistura do glam rock dos anos 70 com o dos metaleiros dos 80, a música conseguia ser melhor do que a que eles fazem atualmente. O que não mudou é o sucesso do grupo principalmente junto às mulheres, como mostram seus shows.
3- Tom Cruise
Reprodução |
Foi desse filme que emergiu seu estilo galã, másculo-sensível e heróico, que o fez um dos atores mais bem pagos de Hollywood. Foi ali também que surgiu a antipatia da audiência masculina e da crítica em relação a ele. Mas a carreira de Cruise nos anos 80 teve momentos cultuados pelos mesmos críticos que depois o crucificaram.
Em papéis bem diferentes do estilo piloto corajoso e impetuoso de "Top Gun", ele esteve no elenco principal do elogiado "Vidas Sem Rumo" (direção de Francis Ford Coppola, 1983) e foi o protagonista de "Negócio Arriscado" (direção de Paul Brickman, 1983), considerado um dos filmes que melhor retratou a geração daquela década.
4- Ronald Reagan e Margaret Thatcher
Reprodução Biografia do presidente que governou os EUA nos anos 80 |
Margaret Thatcher, eleita primeira-ministra da Grã-Bretanha em 1979, e o ex-ator Ronald Reagan, eleito presidente dos Estados Unidos no ano seguinte, formaram a dupla de governantes que implantou um pensamento conservador na política e na economia, numa década marcada por uma cultura e um comportamento hedonístico.
A influência de Reagan e Thatcher dominou a geopolítica dos anos 80, sendo o estilo durão e anti-comunista de ambos alvo de fortes críticas. Thatcher foi um dos mais impopulares governantes britânicos, mas mesmo assim ficou no poder até 1990. Reagan foi vítima de um atentado a tiros logo no início de seu governo em 1981, mas sobreviveu e foi reeleito para um segundo mandato que durou até 1989.
5- Magnum
Reprodução |
Apesar do visual cafona e de um dos piores episódios de encerramento de séries televisiva, "Magnum" tinha várias boas qualidades, a ponto do personagem de Tom Selleck ser considerado um dos melhores detetives da TV. Veterano da Guerra do Vietnã, verdadeiro bon vivant, mulherengo e morador de um chalé no Havaí, Magnum investigava desde assassinatos cometidos por serial killers até casos de espionagem internacional.
Segundo os críticos, ao ser protagonizado por um ex-combatente no Vietnã, o seriado rompeu o tabu das séries televisivas em horário nobre de tocar no assunto que representou um dos grandes fracassos dos Estados Unidos.
6- Sussudio
Os anos 80 deixaram como legado vários clássicos do pop-rock, assim como inúmeras canções de qualidades duvidosas. Há também aquelas que tornaram-se marca registrada da época, para o bem e para o mal. "Sussudio" de Phil Collins é um exemplo. A canção lançada em 1985 foi um sucesso popular, enquanto a crítica torceu o nariz para o que teria sido uma tentativa de Collins de repetir a fórmula das músicas dançantes de Prince.
Com o passar dos anos, "Sussudio" ficou datada e sua identificação com o melhor e o pior dos anos 80 foi reforçada em várias referências na cultura pop, como no filme "Psicopata Americano" (direção Mary Harron, 2000), em que o protagonista, um yuppie de Wall Street, faz um empolgado discurso sobre a canção, antes de transar com duas prostitutas em seu luxuoso apartamento.
7- Yuppies
Reprodução O yuppie Patrick Bateman é o protagonista de "Psicopata Americano" |
Esses "senhores do Universo" dos anos 80 cultuavam a vida noturna urbana, as grifes, o consumismo e o individualismo exacerbado, em oposição ao coletivismo e ao estilo paz e amor da contracultura do fim dos anos 60.
Nada modestos, os yuppies tornaram-se símbolos de uma era e estiveram à frente de vários projetos que impulsionaram a economia. Mas a crise de 1987 no mercado financeiro foi atribuída, entre outros fatores, à ganância e a tolices cometidas por esses profissionais que levaram a uma derrocada das Bolsas de Valores no mundo todo.
8- Karatê Kid
Reprodução |
Pat Morita fez o papel do mestre e foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro por seu desempenho. Apesar de inspirador e estar sempre na listagem dos melhores filmes de temática adolescente, "Karatê Kid" deixou um legado polêmico como a febre por bandanas orientais, uma série de animação na TV, que teve vida curta, e uma refilmagem em 2010 que nos faz sentir saudades da dupla Ralph Macchio - Pat Morita.
9- Miami Vice
Reprodução |
Trilha sonora atualizada, convidados especiais, cenas de violência, consumo de drogas e sexo, policias dirigindo uma Ferrari e vestindo-se com o que de mais "fashion" existia nos anos 80 conquistaram a audiência e fizeram alguns críticos repensar o conceito de "enlatados" atribuído normalmente aos seriados televisivos norte-americanos.
No entanto, é justamente a sua sintonia com a década de 80 que fez "Miami Vice" parecer datado e cafona para muita gente. Mas, a transformação da série em filme para o cinema em 2006, pelo diretor Michael Mann, deu a "Miami Vice" o reconhecimento que ela merecia.
10- Like a Virgin
Nada mais anos 80 do que "Like a Virgin", um dos maiores hits da futura rainha do pop. Lançada no final de 1984, a canção composta por Billy Steinberg e Tom Kelly foi a primeira de Madonna a chegar ao topo das paradas de sucesso. Dançante e com versos ambíguos, cheio de conotações sexuais, a canção teve críticas divergentes na época.As negativas centraram-se na voz de Madonna, considerada sem força e sem alcance para a interpretação. Isso, no entanto, não impediu "Like a Virgin" de se tornar a mais popular das canções da rainha do pop. Mesmo considerada um dos clássicos da década de 80, quando comparada com a qualidade dos sucessos posteriores de Madonna, a canção evidencia o quanto a cantora evoluiu.