As 10 mais famosas trilhas sonoras do cinema



Desde os primórdios da sétima arte, a trilha sonora tem sido um dos fatores de encantamento das audiências. Não é à toa que muitos dos principais sucessos da história do cinema são lembrados por suas músicas temas ou trilhas sonoras. É o caso de “Titanic”, “Guerra nas Estrelas”, “Casablanca”, “Indiana Jones”, “Missão Impossível”, para citar apenas alguns. Mas há também casos em que a trilha sonora acaba se tornando muito mais importante do que o filme. “Help!” é um bom exemplo. Apesar de não ser um campeão de bilheterias, o filme é recheado com as músicas que renderam um dos mais bem-sucedidos discos dos Beatles.

Na segunda metade do século 20, com a ascensão da cultura pop, cada vez mais as trilhas sonoras tornaram-se um fator fundamental para o sucesso dos filmes. Mas se você imagina que há uma relação direta entre os melhores filmes e as trilhas sonoras preferidas do público, se enganou. Muitas vezes, a popularidade das músicas supera a das imagens, do roteiro e do trabalho de atores e diretores. Confira abaixo quais foram as dez trilhas sonoras de filmes para o cinema mais bem-sucedidas no século 20, segundo a Billboard.

1.º) Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961)

West Side Story
Reprodução
Entre os dez Oscars que “Amor, Sublime Amor” ganhou, um foi por melhor trilha sonora e outro por melhor som. O filme foi uma bem-sucedida adaptação de um musical da Broadway. A história narra o drama da adolescência nos anos 50 sob a ótica shakesperiana de “Romeu e Julieta”. A produção se destacou pelas cenas de dança, magistralmente coreografadas e dirigidas por Jerome Robbins, e pela fabulosa trilha sonora composta por Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, que incluía canções como “I Feel Pretty”, “When You’re a Jet”, “Tonight”, “Maria” e “Stay Cool, Boy”, entre outras. Canções que viraram clássicos da música popular norte-americana. O disco com a trilha sonora do filme ficou 54 semanas no primeiro lugar das paradas de sucessos em 1962 e 106 semanas entre os dez primeiros. 



2.º) South Pacific (1958)

South Pacific
Reprodução
Outro musical da Broadway adaptado para o cinema com sucesso foi “South Pacific”. A trilha sonora do filme liderou por 31 semanas as paradas, em 1958, e permaneceu 90 semanas no Top 10. O filme narra o envolvimento durante a Segunda Guerra Mundial de uma enfermeira da marinha norte-americana com um fazendeiro francês morador das Ilhas Solomon, no Pacífico Sul. Apesar de ser fraco artisticamente, o filme foi um sucesso de bilheteria e sua trilha sonora popularizou canções como “Bloody Mary”, “There Is Nothing Like a Dame” e “Happy Talk”, entre outras. 




3.º) Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, 1977)

Saturday Night Fever
Reprodução
Graças às aventuras de Tony Manero (John Travolta) com seu terno branco pelas pistas de dança de Nova York, a era “disco” se popularizou no mundo e fez história. A canção “Stayin’ Alive”, dos Bee Gees, virou imediatamente um hit e fez com que a trilha sonora de “Os Embalos de Sábado à Noite”, composta por sucessos dos Bee Gees e outros astros da era disco, como Kool & the Gang, ocupasse o topo das paradas de sucesso por 24 semanas em 1978. A trilha ganhou o prêmio Grammy como álbum do ano.




4.º) Purple Rain (1984)

Purple Rain
Reprodução
Este é um típico caso em que a trilha sonora é infinitamente superior ao filme. Composta por Prince, as músicas fazem parte de um dos melhores discos da história, segundo as listas das revistas Time e Rolling Stone. Todas as composições são de Prince e foram gravadas com sua banda na época, a The Revolution. O álbum traz vários sucessos que já são clássicos do pop-rock como a canção-tema “Purple Rain”, “Let’s Go Crazy” e “When Doves Cry”, entre outras. O álbum ficou 24 semanas no primeiro lugar das paradas de sucesso, em 1984, e durante 32 semanas esteve entre os dez mais.




5.º) O Guarda-Costas (The Bodyguard, 1992)

The Bodyguard
Reprodução
O argumento não tem nada demais. Um guarda-costas (Kevin Costner) é contratado para proteger uma famosa cantora e atriz (Whitney Houston) e, como era de se esperar, eles se apaixonam um pelo outro. O filme fez relativo sucesso. Mas graças à grudenta canção romântica “I Will Always Love You”, interpretada por Whitney Houston, nós sempre lembraremos de “O Guarda-Costas”. Há também outras açucaradas canções, do sempre meloso Kenny G, e algumas boas interpretações, como as de Joe Cocker, que contribuíram para a trilha sonora do filme liderar por 20 semanas as paradas de sucesso.





6.º) Feitiço Havaiano (Blue Hawaii, 1961)

Blue Hawai
Reprodução
“Feitiço Havaiano” foi um dos maiores sucessos da carreira cinematográfica de Elvis Presley. E como não poderia deixar de ser a trilha sonora do filme, interpretada pelo Rei do Rock, apesar de não ser um repertório de rocks e blues, cativou o público. Em 1961, o álbum ficou 20 semanas no topo da parada e durante 39 entre os dez primeiros. Um dos destaques do disco é a canção com que Elvis passaria a encerrar seus shows na década de 70: "Can't Help Falling in Love".





7.º) Dirty Dancing – Ritmo Quente (Dirty Dancing, 1987)

Dirty Dancing
Reprodução
Este é um dos filmes mais representativos dos anos 80. Não que ele tenha sido grande coisa em termos artísticos, mas sua trilha sonora marcou uma época. A história da paixão da garota em férias pelo instrutor de dança teve como carro-chefe a canção “(I've Had) The Time of My Life”, interpretada por Bill Medley e Jennifer Warnes. A trilha sonora de “Dirty Dancing” ficou 18 semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso, em 1987, e durante 48 semanas, quase um ano, no Top 10.







Love me or leave me
Reprodução
8.º) Love Me or Leave Me (1955)
O filme “Love Me or Leave Me” narra a história verdadeira de Ruth Etting, que de dançarina virou cantora e estrela de cinema. No papel principal está Doris Day que interpreta várias das canções que foram sucesso na voz de Etting nos anos 1930. A trilha sonora do filme ficou durante 17 semanas no primeiro lugar nas paradas de sucesso em 1955.






9.º) Titanic (1997)

Titanic
Reprodução
Leonardo di Caprio e Kate Winslet protagonizaram um dos filmes mais impressionantes de todos os tempos. Tudo em “Titanic” é impressionante: seu orçamento de mais de US$ 200 milhões, seus 11 Oscars, incluindo melhor canção, melhor música e melhor som, e seu faturamento de quase US$ 2 bilhões nas bilheterias, um recorde na história do cinema. Um dos componentes importantes desse sucesso todo foi a trilha sonora do filme. A canção-tema “My Heart Will Go On”, na voz de Celine Dion, manteve o disco com as músicas de “Titanic” no topo das paradas por 16 semanas, em 1998. 



 10.º) Mary Poppins (1964)

Mary Poppins
Reprodução
Ela foi a precursora da Supernanny. Nos anos 60, Julie Andrews interpretou a babá encantada que desce das nuvens, graças ao seu guarda-chuva mágico, para animar principalmente com as suas canções os filhos de um casal da classe alta em Londres no começo do século 20. Dos cinco Oscars que o musical venceu, um foi por melhor canção original e outro por melhor trilha sonora. As músicas de “Mary Poppins” ficaram 14 semanas no topo das paradas de sucesso em 1965.

Um comentário :

  1. My Heart Will Go On Merecia o primeiro lugar, Essa musica foi muito bem feita parabéns para a celine

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!