10 lagartos incríveis

O lagarto é um réptil estreitamente relacionado às serpentes. Alguns deles chegam a parecem-se muito com cobras, enquanto outros assemelham-se a cobras providas de pernas. Diversos lagartos grandes parecem-se bastante com os crocodilos, como é o caso do dragão de Komodo. Sob a designação de lagartos incluem-se animais de múltiplas formas, tamanhos e cores. Eles têm modos muito diferentes de movimentar-se e de defender-se. Conheça abaixo 10 deles...


10. Phrynocephalus 


Estes lagartos interessantes são encontrados no Oriente Médio. Há cerca de 40 espécies. Eles possuem o dorso achatado, a cabeça é grande e o focinho é arredondado. Eles agitam o seu corpo para enterrar-se na areia. Combativos, eles lutam com outros lagartos, incluindo membros da mesma espécie e até mesmo cobras. Quando se sentem ameaçados por predadores, eles adquirem uma aparência muito estranha, abrindo abas coloridas da boca, como visto na imagem.

  
9. Brookesia minima (camaleão)

Os camaleões são répteis muito interessantes, pois expressam seu humor mudando de cor, seus olhos se movem independentemente um do outro e a sua língua longa é usada para capturar insetos como um arpão pegajoso. Os camaleões machos são mais curtos no comprimento e tem a cauda mais longa do que as fêmeas. O camaleão anão é um dos menores répteis da Terra conhecidos pelo homem.

8. Phrynosoma

Estes lagartos dispõem de um truque fora do comum. Eles podem esguichar um jato fino de sangue de seus olhos a uma distância de 90 cm. Fazem isso quando qualquer animal ou pessoa tenta algum gesto hostil logo após terem se livrado de sua pele velha. O sapo-de-chifres não é um sapo verdadeiro, mas sim um lagarto de cauda curta. Uma série de ferrões aguçados na cabeça e numerosos espinhos no dorso dão proteção adicional a esse animal contra os seus inimigos.

7. Moloch horridus( diabo espinhoso)


O diabo espinhoso (Moloch horridus) é a unica espécie do género Moloch. É um pequeno réptil existente na Austrália cuja dieta consiste somente em formigas. Apesar do seu nome, o diabo espinhoso não ultrapassa os 20 cm de comprimento.

As fêmeas são maiores que os machos. A sua coloração, que eles próprios controlam, tal como o camaleão, varia entre o amarelo e o castanho-escuro, conforme o tipo de solo e serve-lhe de camuflagem. Possui uma "falsa cabeça" atrás da verdadeira que utiliza para confundir os predadores. Possui espinhos cónicos por todo o corpo excepto na barriga onde são substituidos por protuberâncias.

O diabo espinhoso só tem formigas como único alimento, especialmente as do género Iridomyrmex. Só come uma formiga de cada vez, que captura com a sua língua pegajosa, mas pode comê-las a um ritmo de 45 por minuto. Podem comer entre 600 a 3000 só numa refeição e mais de 10 000 por dia.

O diabo espinhoso tem algumas técnicas de defesa como enfiar a cabeça entre as patas dianteiras e mostrar a falsa cabeça que os predadores tomam por verdadeira. Se os predadores o tentarem rolar para expor a sua barriga, a zona mais desprotegida do seu corpo, o diabo contra-ataca fazendo pressão com os espinhos e com a cauda. Para assustar os predadores pode também inchar para dar a impressão de ser maior.

6. Hydrosaurus pustulatus ( lagarto Saulfin)

t

Hydrosaurus pustulatus também é conhecido como o lagarto Sailfin. É um lagarto ovíparo que vive nas Filipinas e é listado como uma espécie ameaçada de extinção . Sua alimentação consiste em frutas, insetos e outras presas pequenas.

Seus dedos achatados permitem que ele ande sobre a água para fugir de predadores.  Os machos têm uma  crista em forma de barbatana maior em sua parte traseira do que as fêmeas, onde os machos podem atingir 3,5 metros, as fêmeas um pouco menos.

Estes lagartos têm uma vida útil de 10 anos ou mais e são espécies relativamente sociáveis e podem ser criados como animais de estimação com cuidado porque são agressivos.As fêmeas também podem ser muito agressivas. Estas espécies preferem habitar em torno de grandes plantas. As fêmeas colocam entre 8 a11 ovos em uma  incubação que leva cerca de 65 dias.


5. Amblyrhynchus cristatus( iguana marinha)


 A iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus) é o único lagarto do mundo com hábitos marinhos e é uma das muitas extraordinárias espécies que se podem encontrar no arquipélago das Galápagos. Vive em zonas rochosas da beira-mar e alimenta-se de algas que apanha quer na zona de rebentação quer mergulhando junto à costa. Pode passar até uma hora debaixo de água.

Um fenômeno curioso são as chamadas iguanas híbridas, nascidas do cruzamento de uma iguana-marinha macho com uma iguana-terrestre fêmea. As iguanas híbridas podem viver tanto na terra quanto no mar. Esta espécie foi um dos animais estudados por Darwin durante sua estádia em Galápagos.

Esta espécie geralmente vive em colônias onde os recifes são rasos e ocorrem com uma extensa zona entre marés e uma costa rochosa. Eles são encontrados em trechos a cerca de dois a cinco metros acima do nível do mar, mas também podem subir a alturas de 80 metros. Eles também precisam ter acesso a áreas arenosas onde enterrarão seus ovos. Embora as Ilhas Galápagos ficam perto da linha do equador, a água é extremamente fria, por razão das correntes oceânicas.



4- Flying gecko

Alguns gecos, lagartos que passam grande parte do tempo nas árvores, são providos de garras que podem encolher, como o fazem os gatos. Seus pés também têm coxins macios com minúsculos ganchos semelhantes a escovas. As garras prendem-se a superfícies ásperas, como a casca das árvores, enquanto os coxins aderem a superfícies mais lisas. O geco, assim como as lagartixas, pode caminhar com o dorso voltado para baixo, sem qualquer dificuldade, ao longo de tetos e telhados, e pode ainda agarrar-se às vidraças.


3. Heloderma suspectum (monstro de Gila)


O monstro-de-gila (Heloderma suspectum) é um lagarto venenoso da família dos helodermatídeos , encontrado no sudoeste dos E.U.A. e noroeste do México, com até 60 cm de comprimento coloração preta e rosada. É um dos dois únicos lagartos venenosos do mundo (o outro é o Lagarto de contas (Heloderma horridum)).

Tem até 60 cm de comprimento, o que faz dele o maior lagarto norte-americano. Habita o Sudoeste da América do Norte (EUA e México), em regiões desérticas. Os seus hábitos são principalmente noturnos e terrestres. Move-se lentamente, usando a língua para sentir cheiros deixados na areia e capturar as suas presas. Chega aos 20 anos de longevidade.

Alimenta-se de aves, de outros lagartos e de todos os ovos que conseguirem encontrar no seu caminho. Também aceitam camundongos e outro roedores. Em cativeiro podem-lhes ser dados camundongos, ratos, vivos ou previamente abatidos, ovos, pedaços de carne, etc, e a dieta deve ser enriquecida com suplemento de vitaminas e cálcio. Animais coletados em seu habitat podem recusar alimento.


2. Bipes biporus ( lagarto mole)


O mexicano Lagarto Mole tecnicamente não é nem  lagarto nem cobra. Estes estranhos répteis frequentemente  faltam-lhes membros ou até mesmo os olhos, passando toda a sua vida em subterrâneos, onde eles caçam vermes e insetos.  A espécie B. biporus é incomum entre o grupo, por terem um par de garras muito proeminentes parecidas com a de uma toupeira.


 1. Varanus komodoensis (dragão de Komodo)

Esse enorme lagarto da ilha de Komodo e de outras ilhas pequenas da Indonésia alcança cerca de 2,5 a 3 metros de comprimento e pode pesar aproximadamente 140 kg. Se alimentando de grandes animais como búfalos, veados, porcos e cavalos selvagens na fase adulta, também se alimentam de carnes podres.  Graças à sua dieta com carne podre, sua saliva é rica em bactérias o suficiente para enfraquecer seriamente a presa, e estudos recentes mostram que eles podem também possuir veneno.

Até os 5 anos de idade o “dragão” vive apenas nos galhos das árvores, se alimentando de insetos e outros lagartos menores e, especialmente, evitando ser comido por outros lagartos de sua espécie. O dragão de Komodo pertence a um grupo de lagartos conhecidos como monitores. Outros monitores atingem um comprimento de cerca de 2 m. Esses lagartos vivazes são achados na Índia, na África e na Austrália.

Um comentário :

  1. os largatos sao muito parecidos com dinossauros, eles concerteza sao o mesmo animal :o

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!