08 motivos para acreditar que o homem não chegou até a Lua


Entre 1969 e 1972, o programa Apolo lançou seis missões tripuladas que pousaram na lua, um dos maiores momentos da história americana e do século 20. Ou, pelo menos, é o que se diz por aí. Será que a Nasa e os Estados Unidos forjaram o pouso lunar?
 Existe alguma maneira de provar, além de qualquer dúvida razoável, que o homem foi à lua? Ou será que o “pouso lunar” foi a maior fraude de todos os tempos?
Em 2001, a Fox Network transmitiu um programa questionando a missão lunar. Foram feitas muitas alegações, e vamos discutir aqui algumas delas.

08- As imagens tem iluminação indireta


A alegação é de que, se o sol é a única fonte de luz, então os astronautas, quando estão na sombra, deveriam estar no escuro completo. Para que eles aparecessem nas fotos, deveria haver uma iluminação adicional, o tipo de coisa que se faz em estúdio.
Esta alegação está quase certa. De fato, o sol é a única fonte de luz direta, e, de fato, os astronautas estão sendo iluminados por luz indireta. Mas para isso não é preciso uma iluminação de estúdio. O solo lunar pode refletir a luz solar e iluminar o astronauta na sombra.
Há uma experiência interessante na internet que mostra bastante o efeito da reflexão da luz pelo solo para iluminar o que está na sombra. Veja:


07- Não há estrelas nas fotos, e como na lua não tem ar, as estrelas deveriam ser mais visíveis


Aqui, temos duas coisas a considerar. Primeiro, a atmosfera terrestre é bastante transparente. Nós lançamos telescópios para o espaço por que eles podem ficar observando o céu 24 horas por dia, todos os dias, sem problemas de turbulência ou céu encoberto. Mesmo assim, alguns dos telescópios mais poderosos do mundo estão na superfície terrestre, como o Keck no Havaí, o das ilhas Canárias e os telescópios no deserto do Atacama, no Chile.
Em segundo lugar, as estrelas são objetos pouco brilhantes, e isto vale para a observação feita na Terra ou na lua. Para fotografar estrelas, tanto na Terra quanto na lua, é preciso abertura grande, longos tempos de exposição, e um tripé. Mas as câmeras Hasselblad usadas pelos astronautas estavam reguladas para fazer fotos sob luz forte e na sombra, e só. Nestas condições, as estrelas simplesmente não são registradas pelo filme.

06- Há sombras nas figuras que apontam em direções diferentes, e isto significa que havia mais de uma fonte de luz


Qualquer um que tenha caminhado à noite nas ruas deve ter notado que várias lâmpadas produzem várias sombras. Em geral, para cada lâmpada você vai ter uma sombra para cada objeto.
Na lua, as sombras parecem apontar em direções diferentes não por causa de mais de uma luz, mas por causa da superfície irregular, e pelo fato das fotografias serem uma representação bidimensional de um cenário tridimensional, ou seja, da perspectiva.

05- Não há uma cratera onde o Módulo Lunar pousou


Ao pousar, os foguetes do Módulo Lunar não estavam a toda potência, e exerceram uma pressão de cerca de 1.000 kg/m² na saída do motor. Isto não é muito, é praticamente 100g por cm/². Considerando ainda que os gases se espalham rapidamente no vácuo, o que chega ao solo é só um vento suave.
O astrônomo amador José Carlos Augustoni ainda faz uma outra comparação: um helicóptero Sikorsky pesa 4 vezes mais do que o Módulo Lunar pesava na lua, e produz, para decolar, um empuxo 4 vezes maior, mas não deixa uma marca ou buraco quando decola em terreno arenoso.


04- O Módulo Lunar deveria ter jogado poeira para cima quando pousou, o que deveria ser visível nos pés do módulo


De fato, ele levantou poeira, mas o pouco de poeira que ele levantou não deveria estar por perto. Por quê? Simplesmente por que não há ar na lua. Quando um foguete funciona na Terra, a pressão do ar arrasta tudo que está ao redor. Na lua, entretanto, só o que for atingido diretamente pela exaustão é movido.

03- Quando a bandeira americana é colocada na lua, ela balança por causa de uma brisa


De fato, a bandeira balança, só que não se trata de uma brisa: a bandeira balança por que está pendurada sob uma barra horizontal, e está sendo movida pelo astronauta.
A ideia de colocar uma barra horizontal na bandeira foi da própria Nasa, já que sem isto a bandeira ficaria caída ao lado do mastro, sem mostrar suas estrelas e listras.

02- O Cinturão de Van Allen mataria qualquer astronauta que passasse por ele


O blogueiro Phil Plait aponta que uma pessoa sem proteção poderia de fato receber uma dose letal de radiação, se ficasse tempo suficiente por lá. Mas este não foi o caso dos astronautas daquelas missões, que passaram rapidamente pelos cinturões, demorando não mais que uma hora. Não houve tempo para que a dose absorvida se tornasse letal.

01- As rochas lunares eram meteoritos da Antártida ou foram feitas em laboratório


Podemos provar que não se tratam de amostras de laboratório simplesmente comparando com meteoritos lunares que caíram na Antártida. As amostras de solo lunar foram comparadas com os meteoritos, e ficou claro que se tratam de amostras lunares.
E as rochas lunares não podem ser meteoritos, porque qualquer meteorito que cai na Terra é oxidado e queimado na reentrada, e mais tarde contaminado pela umidade. As amostras das missões Apolo não tem nenhuma destas marcas.
Por fim, a conclusão que nos resta é de que o pouso lunar foi real.
As alegações de conspiração e de falsificação geralmente vêm de pessoas que não compreendem os princípios da fotografia ou da física. Por um lado, as perguntas ajudam a conhecer melhor as missões, mas é preciso ser racional: se as supostas “provas” de que a missão foi uma fraude acabam sendo desmentidas, é preciso concordar que até agora não temos motivos para acreditar que tudo não passou de falsificação.
Como disse o físico Stephen Hawking (sobre alienígenas, mas que serve para a situação do pouso lunar também), “se o governo está escondendo que tem conhecimento de alienígenas, estão fazendo um trabalho melhor nisto do que em todo o resto [de suas obrigações]“.[A Debunking of the Moon Hoax Theory][Clavius Moon Base][Photo Debunks][CNN][Bad Astronomy][Our Solar System]







34 comentários :

  1. AFF PAREM DE SER IGNORANTES. O HOMEM ESTARÁ EM MARTE EM 2023 E ACHAM QUE NÃO CHEGOU NA LUA AINDA??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara... acho que o ignorante é você...
      principalmente por usar uma feito que nem foi realizado ainda para justificar que o homem foi a lua.

      Se você pesquisar um pouco, vai ver que realmente foi uma farsa.

      Excluir
    2. se vc for ver um pouco ja fizeram testes acabando com esses mitos

      Excluir
    3. Você não deve ter lido ou pesquisado nada,logo se ve,é mais um palhaço que caiu no conto do site: "A Fraude do Século".

      Os americanos estiveram na Lua e isso foi comprovado.

      Você é tão ignorante,que sequer deu o trabalho de pesquisar. Depois passa vergonha. Eu quero que você me prove que os Americanos não foram à Lua. Mas, provas nítidas, pois se nem os Russos que tinha a mesma tecnologia, tinham o mesmo conhecimento e eram inimigos mortais dos americanos em todo esse tempo nunca duvidaram dessa façanha extraordinária, não vai ser uma mané que nem você que vai provar ao contrário.

      Excluir
    4. meu filho, se vc tiver uma sorte de ir a um laboratório de astrofísica e nele tiver um bom laser . vc poderá observar a reflexão de um dispositivo deixado pelos astronautas de uma dessas missões na Lua . Essa e a prova mais concreta de que o homem foi a lua, pois o rególito lunar tem uma taxa de albedo muito pequena para um raio laser ser refletido e ainda conseguir ser detectado.

      Se vc pesquisar um pouco, vai ver que realmente foi uma verdade.

      E ainda tem um episódio dos Mythbusters que contém argumentos bem coerentes para comprovar essas missões lunares

      Excluir
    5. Uhum, beleza, o homem nao foi a lua, e os russos ficaram quietos quando os americanos mentiram para o mundo. OK

      Excluir
  2. Sinceramente há uma incoerência entre o título da postagem e o conteudo.
    Já que o título fala que existem 8 motivos para não acreditar na ida a lua e o post defende a ida do homem a lua.
    Não gostei disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei isso, O texto em si esta ótimo, porém o título estragou tudo.

      Excluir
    2. Eu tbm notei. Até voltei ao titulo para confirmar se havia lido direito. lixo de post por esse ponto.

      Excluir
    3. De onde que o texto DEFENDE a ida a lua? Vocês tem certeza que leram o texto aí de cima?!

      Excluir
  3. Realmente, o Título não bate com a matéria... e teorias da conspiração são criadas de minuto a minuto, sempre haverá algo desmentindo e sendo mentido outra vez

    ResponderExcluir
  4. O nome do post ta errado....

    O cinturão de Van Hallen nao é a fonte da radicao... mas sim uma protecao contra ela... fora dele é onde mora o problema...

    E luz não faz curva.... se a luz incide num angulo...sera refletida para o ponto oposto... a nao ser que exista atmosfera onde luz possa refletir e varias direcoes ao atravesa-la.... nao é o caso na lua....

    A poeira levantada pelo modulo lunar...ficaria suspensa no ar por horas... ja que a gravidade da terra é muito baixa...

    E a informacao mais importante... as viajens a lua foram feitas apenas durante o mandato de 1 presidente... Nixon... que foi pego numa rede de corupcao... e perdeu o mandato... depois dele... ninguém foi mandado a lua... estranho nao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A poeira levantada pelo modulo lunar...ficaria suspensa no ar por horas... ja que a gravidade da terra é muito baixa...

      NO AR DA LUA???????????
      TU ÉS UM RETARDADO!

      Excluir
    2. Estranho é alguém ter a sua opinião em 2012. Melhor estudar um pouco mais.

      Excluir
  5. Normalmente não gosto de comentar aqui pois jamais saberão quem sou. Mas, diante de tal post (ridiculo) terei que comentar.

    Vamos lá:

    8 - Já explicaram

    7 - Vocês já viram alguma foto do espaço (digo com câmeras tradicionais, sem o uso de telescópios) que apareçam as estrelas?

    NÃO.. Isso acontece por causa do reflexo da luz solar, no caso da lua; foi o reflexo nno solo lunar que não deixou as estrelas ficarem à vista.

    http://tecmundo.com.br/mega-curioso/29783-estudante-registra-imagens-da-terra-a-34-mil-metros-de-altura-galeria-.htm

    6 - Por favor.. O Solo lunar é muito irregular, isso daí já foi provado pelos MythBusters

    5 - NINGUÉM estaria esperando uma cratera.. O Jato propulsor que auxiliou o Apollo a pousar era bastante potente, acionando uma força contrária na hora do pouso deixou-o muito suave..

    4 - Pelo amor de deus.. Ele não pousou na areia da praia (por mais que pareça), o solo lunar é muito diferente, menos denso e mais pesado.

    3 - POR CAUSA DE UMA BRISA EHAUHEAUHEUAHEUAHEUAHEUAHEAUEHAUHEAUEH BRBRBRBR

    POR CAUSA DE UMA BRISA É A CABEÇA DO MEU PAU! HEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHE

    A PORRA DA BANDEIRA NÃO BALANÇA PORRA!!!! ESTA PORRA ESTAVA AMASSADA PORQUE TAVA DENTRO DE UM TUBO SEUS CORNOS!!! E quando o astronauta mexe a haste, que segura a bandeira, É CLARO QUE ESTA PORRA IRIA BALANÇAR.

    TORQUE. T-O-R-Q-U-E, Lembra das aulas de fisica? Pois é. O Astronauta aplica uma força à haste e a bandeira balança, simples não?


    1 - HEIN? O HOMEM NÃO TINHA TECNOLOGIA PARA IR PRA LUA MAS TINHA TECNOLOGIA PRA IR PRA ANTÁRTIDA?

    EHAUHEAUHEUAHEAUHEAUHEUAHEUAHEUAHEUAHEAUHEAUHEUAHEAUHEA!!

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente há uma incoerência entre o título da postagem e o conteudo.
    Já que o título fala que existem 8 motivos para não acreditar na ida a lua e o post defende a ida do homem a lua.
    Não gostei disso.²

    ResponderExcluir
  7. Eu continuo nao acreditando que o homem foi a lua.
    Se o homem foi a lua em 1969, com uma nave que possuia um computador que nao chega aos pés de meu celular, me respondam, porque nao vão agora?? Essa é a maior prova que isso tudo não passou de balela.
    Ou, o inicio da guerra fria com a ex URSS.
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Custos de uma missão desse tipo, ANIMAL!!!!
      Esse é o motivo, ou vc acha que o orçamento da NASA é ilimitado?
      Na época, o mundo vivia a guerra fria, isso justificava um alto orçamento para qualquer coisa que se propunha a fazer antes, e melhor, que os soviéticos. Logo, uma verba colossal era completamente plausível naquela época.
      Mas a maior prova de todas é a própria URSS, eles colocaram equipes para averiguar se o fato havia sido real mesmo ou se apenas uma farsa... E vc já viu alguma autoridade soviética contestando a ida à lua?
      Nada mais a declarar.

      Excluir
    2. Hoje eles não tem dinheiro para isso...

      Mas isto, acredito que é uma coisa que tu não pode compreender, sendo um leigo de muito pouco estudo que só lê besteira na internet!

      Excluir
  8. Além do que, essas pessoas não pensam no seguinte fato:
    Se a nasa tivesse falsificado o pouso, não teria cometido esses "erros"



    ResponderExcluir
  9. Todo ano tem alguém que fica questionando e implicando se o homem foi até a lua ou não, e daí se foi ou não foi se é armação ou verdade, já foi há mais de 40 anos, o que isso vai interferir na nossa vida hoje. Deixa os caras pra lá e vamos nos preocupar com o mundo de hoje!

    ResponderExcluir
  10. A única nação (hoje extinta) que teria o poder de desmascarar os Estados Unidos e seus astronautas na Lua era a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Eles não questionaram nada... nenhuma das 6 MISSÕES (seriam 7, mas a Apollo 13 deu problema) que colocaram o homem na lua.

    E tenha certeza, ele monitoraram TUDO de perto... eles tinha satélites registrando cada passo dos americanos. E pq eles não divulgam fotos, vídeos, etc? Pergunte ao alto comando da KGB.

    ResponderExcluir
  11. Se a nasa tinha tecnologia para mandar o homem a lua porque não tinha pra fazer uma câmera decente para fazer fotografias nítidas na lua?
    Se as estrelas não tem luz suficiente para serem vista do espaço como são vistas da terra?
    o anonimo ai em cima citou fotos feitas de uma câmera normal de garoto, mas esqueceu de mencionar que foram feitas durantes o dia com toda interferência da luz do sol, claro vai dizer que no espaço não existe dia, mas o dia e na Terra e o sol reflete na superfície e acaba encobrindo qualquer ponte de luz inferior.
    Bem eu como a maioria das pessoas inteligentes não acredita nessa baboseira de homem na lua em 1969, sendo que ate hoje é complicado pra mandar pro espaço.
    A nasa recentemente com a aposentadoria dos ônibus espacias teve que pegar carona nos foguetes russos. Engraçado os computadores evoluíram extraordinariamente nos últimos anos e a tecnologia da nasa não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em número, gênero e grau com você. Não podemos acreditar que em 1969 a NASA tinha condições de ir a lua e hoje não. Com toda a tecnologia disponível atualmente seria muito mais fácil não?

      Excluir
    2. Falou aí, inteligentão. Então explica pra gente qual o objetivo de uma missão pra lua hoje em dia que justifique os custos? Tá faltando pedras na sua cidade?

      Excluir
  12. Sei, e desenvolveram uma tecnologia imensa, criaram foguetes gigantescos, colocaram espelhos na lua que refletem raios laser da terra para medir a distância e conseguiram que dezenas de milhares de pessoas que trabalharam no projeto ficasse quietas, ao mesmo tempo que todo mundo sabe da bereba na bunda da celebridade X ou do fulando Y por causa da internet? Vai catar coquinho quem acredita nestas besteiras de conspiração.

    ResponderExcluir
  13. O título não bate com a matéria. Acho que o blogueiro nem leu o que postou.

    ResponderExcluir
  14. Gezuisss
    ainda esta babaquice de conspiracao?
    p-orque nao utiliza a p$%$#a de tempo e neuronio pra falar alguma coisa que presta?

    ResponderExcluir
  15. Para mim o homem não foi até a Lua coisa nenhuma.

    Até onde eu aprendi a URSS estava indo muito bem na "Corrida Espacial" melhor que os EUA inclusive e então diante da possível derrota os EUA arrumaram um jeito de forjar sua ida até a Lua.
    Eles só queriam provar que chegariam antes e nada melhor que trapacear. Acredite quem quiser mas eu não, e nem preciso de tantas provas ou motivos.

    ResponderExcluir
  16. Mas se os EUA não chegou até a Lua, pq a extinta União Soviética nunca questionou em sua existência? Afinal, eram os maiores interessados.

    Eu acredito que sim, o homem pisou na lua, pois assim como existe um monte de argumento tentando dizer o contrario, para todos existem uma resposta e a principal é... Se a União Soviética não questionou, pq vc irá questionar? e outra, pergunte para um astrônomo e escute o que ele tem a dizer e pronto... Os traços existem e são visíveis aqui da terra desde que com equipamento adequado...

    ResponderExcluir
  17. Quanta ignorância junta. Isto até ofende os astronautas que estiveram lá ou até mesmo a Apolo 11 que quase morreram tentando. Ainda fico imaginando um babaca querendo inventar uma teoria da conspiração. Ô babacão, tu tá assistindo os telejornais. Então mostra pra teus filhos, para eles no futuro não serem iguais a vc e dizer que nunca enviamos robô à Marte e aquilo é tudo uma mentira e o que o telescópio Hubble nunca foi ao espaço, as fotos na verdade são feitas em estúdio, o avião supersônico de passageiros Concorde nunca transportou passageiros,.......

    ResponderExcluir
  18. Nem perco tempo com isso, tenho alguns questionamentos sim. mas não sobre esse fato, afinal por mais que se tivesse tecnologia e tal, ainda sim a lua era um novo território, se vcs, se preparam pra umas ferias aqui perto, ainda assim algo sai errado e tiram fotos ruins, embaçadas e tal, e com maquinas digitais 1000x melhores que as levadas a lua. vcs da teoria da conspiração questionam essas fotos, mas quer que acreditemos em ovnis, mostrando fotos horriveis, com a tecnologia de hj.

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, vi num vídeo sobre a teoria da conspiração da missão Apollo14 q quando eles estavam fazendo a transmissão d dentro da nave, eles fizeram uso d objetos para enganar as pessoas d q estavam perto da lua, mas ele ainda estavam bem proximos a atmosfera terrestre. N sei explicar. Alguem me explica isso?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!