5 zumbis curiosos da natureza

Veja aqui os exemplos mais incríveis da verdadeira zumbificação na natureza:



05- VÍTIMA: TATUZINHO

Tatuzinhos, tatu-bolinha, são bonitinhos e membros inofensivos do mundo dos insetos, certo?
Isto se eles não pudessem ser controlados por um nefário parasita acantocéfalo (Plagiorhynchus cylindraceus). Este parasita vive no trato digestivo de passarinhos chamados estorninhos, e acaba sendo defecado direto nas mandíbulas dos tatuzinhos.
Uma vez dentro do corpo do tatuzinho, o parasita controla o cérebro do mesmo e faz com que o pobre zumbizinho faça coisas doidas, como ficar bem à vista de seu predador, o estorninho. Uma vez completa sua jornada, o parasita parte para encontrar outro tatuzinho para praticar o controle da mente.

04- VÍTIMA: BARATA
Esta vem direto de Hollywood: um golpe rápido no cérebro faz de um transeunte inocente a vítima de um ataque brutal seguido de sequestro. Exceto que desta vez a vítima indefesa é um dos insetos mais detestados do mundo (a barata), e o vilão é uma vespa.
Nesta história da vida real, o veneno da vespa paralisa a barata. Depois de ser arrastada até a toca da vespa, a barata continua viva, mesmo que em seu abdômen sejam implantados os ovos da vespa.
As larvas eclodem mais tarde e comem a barata, ainda viva, mas incapacitada, de dentro para fora. Um mês depois, a vespa madura voa para longe da cena do crime, deixando para trás apenas uma carcaça podre.

03- VÍTIMA: FORMIGA
Descobertas de zumbis acontecem o tempo todo. Este ano mesmo, cientistas descobriram quatro novos tipos de fungos invasores de corpos que são predadores das formigas carpinteiras.
O fungo infecta as formigas e começa a usar sinais químicos para dirigi-las para um caminho muito estranho. A formiga zumbi deixa sua colônias e se prende com as mandíbulas ao lado de baixo de uma folha, onde fica.
O fungo se multiplica ali e causa a morte da formiga. Em seguida, produz uma haste sobre a cabeça da formiga morta, de onde são lançados esporos para mais fungos que vão trazer mais formigas para o clube.

02- VÍTIMA: CARANGUEJO
É a velha história do caranguejo-encontra-mexilhão, mas com uma mudança. Um mexilhão Sacculina fêmea quer fazer ninho dentro de um caranguejo, então procura uma forma de entrar – e quando consegue, deixa aquele corpo velho de mexilhão para trás.
Uma vez dentro, o mexilhão faz um uma linda casinha que se parece com um tumor, estentendo tentáculos pelo corpo do caranguejo e lentamente comendo seu hospedeiro.

01- VÍTIMA: ARANHA

Pobre Plesiometa argyra. Esta aranha costa-riquenha só queria pegar alguns insetos, mas em uma dessas pode se tornar vítima de uma vespa parasita que coloca suas larvas dentro do corpo do animal.
Em vez de fazer sua teia, a aranha gasta as últimas noites de sua vida construindo um casulo de seda, que se torna o novo lar de seus assassinos.
Quando o saco de seda está pronto, as larvas matam a aranha. Elas então passam a residir no casulo, penduradas com segurança longe dos predadores que vivem no solo da floresta tropical. Isto que é gratidão!

Fonte: Life's Little Mysteries









2 comentários :

  1. Doido, estranhamente isso acontece mais com os artropodes e os principais parasitas sao fungos, protozoarios. No caso da vespa é mais uma predaçao do que parasitismo. Isso tudo pq os artropodes nao tem temperatura constante do corpo. Nos temos 36.5°C de temperatura corporea, isso impede que a maioria dos fungos e protozoarios ataquem o nosso corpo.

    ResponderExcluir
  2. não eh exatamente isso que o virus da aids faz no ser humano.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!