10 sensacionais tecnologias que surgirão por volta do ano de 2030

Duas décadas não representam muito tempo, mas devido ao constante avanço da tecnologia, podemos esperar para ver o surgimento de algumas inovações tecnológicas bastante disruptivas nos próximos anos. 

Aqui estão 10 tecnologias futuristas que devem aparecer por volta de 2030, com uma chance de 50% de se tornarem realidade.

01-  Assistentes pessoais com inteligência artificial

 

A Microsoft rolou a bola neste conceito com Clippy, o auxiliar de escritório que provou ser mais irritante do que útil. Mais recentemente, a Apple desenvolveu o SIRI para o seu iPhone, um assistente inteligente que pode responder a estímulos específicos de linguagem e acessar a Internet. Mas isso não é nada comparado com o que estará disponível a duas décadas a partir de agora.

Olhando para o futuro, podemos esperar que os nossos assistentes pessoais respondam plenamente à linguagem natural, incluindo coloquialismos e nossas idiossincrasias pessoais.

Além do mais, esses agentes vão expor um nível incrível de inteligência geral. Nós vamos ser capazes de ter conversas com eles. Eles saberão tudo sobre nós, incluindo nossos comportamentos, tendências, preferências e formas típicas de responder a determinadas situações. Assim, eles vão ser os nossos clones virtuais.


Eles vão escrever e-mails para nós, marcarão consultas, realizarão tarefas domésticas, e até mesmo anteciparão as nossas necessidades. Claro, nós ainda vamos ser responsáveis pelas decisões que eles fazem em nosso nome – por isso precisamos ter cuidado com o grau de autonomia que damos aos nossos clones mentais.

02- Os computadores estarão em toda parte – mas invisíveis


Como se observa, a computação ubíqua – também conhecida como “computação pervasiva”, está chegando. Hoje já temos computadores em nossos carros, telefones, brinquedos, e até mesmo os nossos frigoríficos. Mas eles ainda são muito óbvios. Muitas vezes dependem de nós para funcionar, através de teclados para inserir informações neles.


Estes dispositivos, entretanto, estão ficando cada vez menores, devido à revolução da miniaturização que está em pleno andamento. Em pouco tempo, estaremos vivendo em um mundo onde os dispositivos estarão praticamente em todos os lugares, mas serão completamente invisíveis. 

Esses computadores estarão em nossas roupas, nossos acessórios de moda, e até mesmo em nossas lentes de contato. E para usá-los, vamos usar uma linguagem natural e tecnologias táteis. 

Ou melhor ainda, estes dispositivos serão dotados de um certo nível de “inteligência ambiental” para ajudá-los a funcionar de forma autônoma sob condições específicas.


Então, por volta de 2030, estaremos completamente cercados por computadores, mas totalmente inconscientes de sua presença.


03-  Animais virtuais com mentes digitais

 

Emulações inteiras do cérebro humano não deverão acontecer até a segunda metade do século 21. Mas até 2030, vamos ser capazes de imitar o cérebro de organismos mais simples. Já hoje, há o projeto OpenWorm, um esforço para digitalizar o cérebro de um verme nematoide.


Dentro das próximas duas décadas, certamente seremos capazes de emular os cérebros de outros organismos, como formigas e abelhas. E quem sabe, por este ponto que pode até mesmo ser capaz de emular o cérebro de mamíferos simples, como camundongos.

04-  O primeiro projeto de geoengenharia sancionado

 

Os efeitos das mudanças climáticas estão ficando cada vez mais difíceis de ignorar, já que eles se manifestam como supertempestades, baixos níveis de gelo no mar, incêndios florestais desenfreados, ou temperaturas recordes. Queira ou não, teremos que embarcar em projetos de geoengenharia no futuro próximo. E, de fato, as conversas já começaram.


Tomemos, por exemplo, 25 cientistas que recentemente declararam ter chegado a hora de começar a trabalhar em soluções reais de geoengenharia para reverter os efeitos das emissões de carbono desenfreadas. Eles estão praticamente prontos para começar, mas vão precisar de apoio internacional para fazê-lo legalmente.

Outros projetos de geoengenharia incluem árvores artificiais, fertilização dos oceanos, aumento da alcalinidade do oceano, e outros. Há ainda a perspectiva de controle do tempo.

05- Internet interplanetária

 

Este é bastante simples, mas não menos profunda. Alguém da Terra vai chegar a Marte por volta de 2030 ou antes – seja por iniciativa privada ou por uma agência governamental.


Mas, independentemente de quem chegar primeiro, uma das primeiras coisas a serem feitas é configurar uma conexão à Internet com a Terra para acessar e compartilhar informações. Ah, e eles provavelmente vão querer comprar alguma coisa quando acabarem os suprimentos. 

  
06- A primeira verdadeira intervenção anti-envelhecimento

  
Há uma tonelada de produtos no mercado que dizem frear os efeitos do envelhecimento, mas eles são uma farsa total. Não há nada disponível agora que possa retardar ou reverter os efeitos do envelhecimento.


Mas isso está prestes a mudar por volta de 2030. Futuristas e gerontólogos não estão inteiramente certos de como essa intervenção pode ser. Poderia ser através da modificação genética, talvez.


07- Robôs autônomos licenciados para matar
 

O surgimento de máquinas de matar autônomas é uma perspectiva sombria e assustadora, mas está praticamente garantida para acontecer.


Nós já temos vários níveis de autonomia em uma série de sistemas de armas. O sistema de combate Aegis, que se encontra a bordo de navios de guerra, tem um modo autônomo, em que ele utiliza poderosos computadores e radares para monitorar e orientar armas para destruir alvos inimigos.


Apesar dos apelos para deter o desenvolvimento de máquinas-soldados que identificam e matam sem intervenção humana, os líderes militares não hesitarão em usar um robô quando a vida humana pode ser poupada. Além do mais, essas máquinas acabarão por ultrapassar as capacidades humanas através de um número de domínios físico e cognitivo.


08- Medicina personalizada 

Estamos no meio de uma revolução biotecnológica. A medicina personalizada vai surgir nas próximas décadas, onde os médicos poderão prescrever medicamentos desenvolvidos especificamente para nossas constituições genéticas.


Os biólogos também estão muito perto de gerar um tecido diferenciado a partir de nossas próprias células-tronco. Isto acabará permitindo o crescimento de nossos próprios órgãos, incluindo o coração – sem necessidade de doadores, e com praticamente nenhuma chance de rejeição.

09- Fabricantes pessoais em todas as casas

 

Ok, talvez não em todas as casas – mas é certamente o tipo de coisa que pode ser tão onipresente como leitores de DVD e impressoras 2D tradicionais são hoje.


Na verdade, a capacidade de produzir nossos próprios produtos em nossa própria casa vai perturbar os modelos tradicionais de fabricação. Em primeiro lugar, nós vamos ter que pagar por esses itens para baixar as especificações. 

Mas, eventualmente, devido ao movimento de código aberto, muitos desses itens serão compartilhados e estarão disponíveis gratuitamente pela Internet.

E, além de itens do dia-a-dia e eletrônicos, estas impressoras podem gerar armas, vacinas e robôs.

10- Oceanos irão saciar a sede do mundo 

A dessalinização em escala industrial está prestes a acontecer. Devido aos avanços na energia solar, ou seja, o desenvolvimento de células fotovoltaicas acessíveis e escaláveis, seremos capazes de construir grandes usinas de energia solar concentradas, que utilizam o calor residual para separar a água marítima do sal.

A disseminação de usinas de dessalinização provavelmente irá reduzir o abastecimento de água não-sustentável e inspirar o desenvolvimento da maior parte da produção de água potável.


5 comentários :

  1. Robôs autônomos licenciados para matar, ridículo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro, assim como uma maquina mais pesada que o ar, conseguir voar... opa espera!

      Excluir
    2. Ja existe um prototipo... http://www.naval.com.br/blog/2013/05/14/video-da-primeira-catapultagem-do-ucas-x-47b/#axzz2YnIkuZf1

      Excluir
  2. Fantástico a sua reportagem amigo ou amiga (ou amigos), eu estava ciente de algumas destas propostas de invenções, bem como de algumas invenções que, como você citou, já existem (ao menos o protótipo delas). A importância destas invenções são muito grandes e também me dão muitas ideias e eu sei que muitos outros têm muitas ideias boas! Eu também quero dar a minha contribuição para o mundo e darei! Esperem por ver os meus vídeos, projetos e atitudes nesta internet! Falando em invenção, olha que bacana a impressora 3D para inventarmos as coisas, hein! Agradeço a Deus por tudo. Deus abençoa a todos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!