05 quadros famosos misteriosos

Existem muitos quadros que continuam intrigando restauradores e especialistas, contando com elementos que provavelmente só serão esclarecidos se os autores voltarem de suas covas! 


1 – Las Meninas


Pintado por Velázquez em 1656, o quadro retrata a família de Felipe IV. Todas as pessoas que aparecem na pintura são conhecidas, menos uma — a mulher que aparece marcada na figura —, e ninguém conhece a identidade da dama na penumbra. Outra curiosidade sobre “Las Meninas” é que não se sabe se o pintor reproduziu uma cena refletida em um espelho ou se a intenção era retratar os reis, que aparecem em um espelho ao fundo do ambiente.

2 – Gioconda


Também conhecida como Mona Lisa, a obra acima provavelmente seja uma das pinturas mais famosas e intrigantes do mundo. O quadro foi criado por Leonardo da Vinci no século 16, e oficialmente retrata uma mulher chamada Lisa Gherardini. Contudo, especialistas italianos apontaram que o rosto pode ter sido inspirado no do amante do pintor, um rapaz chamado Gian Giacomo Caprotti ou “Salai”. Será?

3 – Doutor Paul Gachet



Pelo estilo você já deve ter deduzido que se trata de uma obra de Van Gogh. O quadro é de 1890 e, na verdade, não apresenta nenhum elemento misterioso em sua composição. Contudo, Ryoei Saito, o homem que o adquiriu em 1990 pela escandalosa quantia de US$ 82,5 milhões (cerca de R$ 185 milhões), prometeu que quando morresse seria cremado juntamente com o retrato e, desde que faleceu em 1996, mais ninguém pôs os olhos no Dr. Gachet.

4 – Matilde


A mulher acima, retratada por Diego Rivera, é Matilde Urrutia e foi a terceira esposa de Pablo Neruda. No entanto, os dois se envolveram enquanto o Nobel chileno ainda estava casado, e o pintor da obra, que sabia do caso entre os amantes, deu o quadro de presente a Matilde com uma surpresinha oculta. Se você prestar atenção nos cabelos da peça, notará que Rivera inseriu o perfil de Neruda entre os cachos da mulher.

5 – La réproduction interdite


No interessante quadro acima, pintado em 1937, Rene Magritte ocultou a identidade do homem da imagem e acabou despertando a curiosidade de especialistas em arte por muito tempo. Hoje já se sabe que se trata do banqueiro Edward James, que foi retratado a partir de uma fotografia tirada enquanto contemplava uma obra do artista.
Porém, até que a misteriosa identidade fosse finalmente revelada, chegou-se a pensar que se tratava de um retrato de Edgar Alan Poe devido ao livro que aparece na cena, intitulado “A Narração de Arthur Gordon Pym”.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!