Confira quais são os 21 hábitos das pessoas realmente felizes

Há pessoas que estão sempre contentes, parecem serelepes, inclusive quando lutam contra um montão de problemas. Antigamente tinha o costume de chamá-las de hienas, mas a idade e a experiência foram bons professores e aprendi que é muito mais fácil enfrentar um problema transformando-o em uma mudança positiva em vez de ficar apenas se lamentando sem procurar uma solução efetiva. Todas as vezes que nos prostramos e ficamos com dó de nós mesmos, os problemas se arrastam até o infinito e além.


Não importa qual seja o ponto de vista, a felicidade é um dos objetivos mais essenciais do ser humano. Suas definições podem variar se levarmos em conta as circunstâncias culturais, temporais e comportamentais, por exemplo, para um viciado a droga é seu propósito primordial de felicidade. Talvez, no entanto, após tudo, a única coisa que permanece constante é a busca da felicidade como uma das metas orientativas da maioria das ações humanas.

Lógico está, não existe um bê-a-bá de como ser feliz, mas sim há atitudes que podemos tomar diante da vida que resultam mais fáceis uma aproximação à felicidade. A seguinte lista descreve 21 hábitos de pessoas felizes. Não se furte de enumerar outros hábitos nos comentários.

1. Apreciar a vida.
Agradecer estar vivo a cada amanhã é um hábito das pessoas felizes. Focam-se nas maravilhas da vida e não perdem a capacidade de se surpreender, de ficar maravilhado com pequenas coisas. Tiram o restinho de "suco" de cada dia e não sofrem por mesquinharias!

2. Escolher sabiamente os amigos.
As pessoas felizes gostam de estar ao lado de pessoas otimistas, que compartilham seus valores e objetivos. Os amigos que têm a mesma ética ajudam-os a conquistar nossos sonhos, fazem com que você se sinta bem consigo mesmo e estão aí para ajudar quando for necessário.

3. Mostrar consideração.
Aceitam os demais independente do que são e do lugar que ocupam na vida, são amáveis e generosos, sem tratar de alterar a outra pessoa. Ricos ou pobres, negros ou amarelos, tratam de alegrar o dia de todos aqueles que cruzam seu caminho.

4. Aprender continuamente.
Tratar de aprender novas coisas que resultam interessantes (um esporte, um hobby, uma atividade nova) é um hábito que as pessoas felizes compartilham. Acompanham as novidades sobre sua profissão e as coisas que lhe interessam.

5. Usar a criatividade para resolver problemas.
Em vez de ver os obstáculos como grandes problemas, as pessoas mais felizes se focam nos contratempos como uma oportunidade para fazer uma mudança positiva, sem deixar que os obstáculos afetem seu estado de humor. Aprendem a confiar em seus instintos e usam a criatividade para encontrar uma solução.

6. Fazer o que gosta.
"Encontre um trabalho que goste e não terá que trabalhar um só dia em sua vida". Passamos grande parte de nossa vida trabalhando, por isso é importante escolher uma profissão que goste. Não existe nada melhor do que sentir prazer no que se faz cotidianamente.

7. Desfrutar da vida.
Reservar algum tempo de qualidade para ver a beleza que nos rodeia, há bem mais coisas na vida do que o trabalho. As pessoas felizes aproveitam seu tempo para cheirar as rosas, ver um ocaso ou um amanhecer com alguém querido, dar um passeio, caminhar... Sabem viver no presente, em vez de lamentar o passado ou agourar o futuro.

8. Rir.
Pessoas felizes riem com frequência e também dão risadas de si mesmos -inclusive das desgraças-, porque ninguém é perfeito e rir é o melhor remédio. É possível usar o bom humor em quase qualquer situação, de modo que menos cara fechada e mais gargalhadas!

9. Perdoar.
As pessoas felizes sabem que guardar rancor faz mal -rancor tem gosto amargo-, e perdoam os demais para sua própria tranquilidade. Quando cometer um erro, além de aprender com ele, perdoe-se também.

10. Ser agradecido.
Desenvolver uma atitude de gratidão é um hábito comum entre as pessoas felizes. Tornar trivial o hábito de agradecer acaba fazendo bem para todos: você se sente bem porque agradeceu e a outra pessoa fica feliz porque agradou.

11. Cultivar as relações.
Assegure-se sempre de que seus seres queridos saibam que você os ama, inclusive em momentos de conflito. Cuidar e cultivar suas relações com sua família e amigos, guardando um tempo para estar com eles, é um hábito compartilhado entre as pessoas felizes. Não quebre suas promessas e seja solidário sempre que possa.

12. Manter a palavra
A honestidade é a melhor política das pessoas felizes. Toda ação e decisão que tome devem ser baseados na honestidade. Ser honesto com você mesmo, com seus seres queridos e inclusive com os menos queridos, é a melhor decisão.

13. Meditar
A meditação dá um descanso à cabeça. Quando estamos descansados temos mais energia e disposição. Há diferentes tipos de meditação como ioga, relaxamento, respiração profunda, quaisquer dessas bobagens esotéricas (se te faz sentir bem) ou simplesmente ficar em completo silêncio. Encontre a maneira que mais goste e reserve um tempo para praticar de vez em quando.

14. Não ligar para o que as pessoas estão falando.
As pessoas felizes concentram-se em suas vidas e não se preocupam muito com o que outras pessoas estão fazendo ou dizendo. Não devemos cair na armadilha de dar atenção a picuinhas, fofocas ou insultos, e nem vale a pena ficar julgando. Todo mundo tem o direito a viver sua própria vida da maneira que queiram, incluindo uma pessoa chata, que logo acaba por morder a própria língua.

15. Ser otimista.
As pessoas felizes sempre veem o copo meio cheio, encontram o lado positivo em qualquer situação, porque o positivo está ali, apesar de que, às vezes, seja difícil encontrar. Tudo acontece por alguma razão, apesar de que nem sempre saibamos qual é a razão. Mantenha-se afastado dos pensamentos negativos!

16. Amar incondicionalmente.
Aceitar os demais pelo que são e não interpor limites no seu amor. Apesar de que seja bem possível que nem sempre gostemos das ações dos seres amados, as pessoas felizes nunca deixam de amar. Amar é bom, dá vontade de correr, gritar, virar cambota... ser feliz!

17. Ser persistente.
Enfrentar cada novo desafio com uma atitude que o levará um passo mais perto de seu objetivo é um hábito de uma pessoa feliz. Não vai falhar nunca, desde que não se renda. Concentre-se no que quer, aprenda as habilidades que precisa, tenhas planos e não deixe de perseguir aquilo que seja de valor para você. Nunca peça arrego!

18. Ser proativo.
Não devemos ser arregões, mas, por outro lado, devemos aceitar o que não pode ser mudado. As pessoas felizes não desperdiçam energia em circunstâncias que estão fora de seu controle. Reconhece suas limitações e determina se é possível e de que maneira pode conquistar o resultado que deseja e trabalha nisso!

19. Cuidar-se.
A pessoa feliz se cuida para estar e sentir-se bem. Cuida de sua mente, seu corpo e saúde. Vai ao médico fazer revisões de maneira regular, tenta se alimentar de forma saudável e pratica exercícios ou algum esporte. Ademais descansa o suficiente, bebe muita água e leva uma vida saudável. Ok, toma uma cervejinha ou um copo de vinho de vez em quando, afinal ninguém é de ferro.

20. Ter confiança em si mesmo.
Ninguém pode viver uma farsa, de modo que não tente ser alguém que realmente não é. As pessoas felizes reconhecem-se a si mesmas e fazem o melhor que podem com o que são. Determine quem você é, seus próprios gostos pessoais e tenha plena confiança em si. Porque se você não fizer isso, quem vai fazer?

21. Assumir a responsabilidade.
As pessoas felizes sabem e entendem que são 100% responsáveis por sua vida. Assumem a responsabilidade de seu estado de humor, atitudes, pensamentos, sentimentos, ações e palavras. Elas são as primeiras em admitir quando fizeram uma cagada. Seja humilde e honesto com você e com tudo em sua vida!

Após ser uma forma de encarar a vida, ser feliz é uma atitude que a gente pode desenvolver todos os dias, e estes hábitos tornam mais fácil a tarefa. Quanto mais destes hábitos desenvolver, com certeza mais feliz será.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!