Conheça 8 projetos inovadores que estão sendo desenvolvidos pela Nasa

A NASA (The National Aeronautics and Space Administration) tem dado grandes passos em prol de novas descobertas e recentemente tomou a decisão de construir a primeira nave espacial que pousará num asteroide. A revista Exame listou este e outros sete projetos bacanas da agência espacial americana que estão em andamento. Vale a pena conhecer:


1. Pouso em asteroide

No início do ano, foi autorizado o início da construção da OSIRIS-Rex, primeira nave espacial destinada a pousar num asteroide, no caso, o chamado Bennu, que se aproximará da Terra em 2018. A previsão de lançamento é em 2016 a partir do Centro Espacial Kennedy e a missão pode trazer pistas sobre a origem do Sistema Solar e das moléculas responsáveis pela vida em nosso planeta, de acordo com o material coletado por um ano.



2. Robô elástico

Com varetas metálicas flexíveis, com estrutura que alivia a tensão de impactos, o Super Ball Boté um robô elástico adaptado para explorar planetas, considerada uma missão mais complexa e difícil. Seu desenvolvimento está em execução para que ele siga tranquilamente por terrenos acidentados e inacessíveis aos atuais jipes-robôs.



3. Fazenda espacial

O sistema Veggie é um espaço de cultivo espacial, utilizado por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. Os vegetais, no caso alfaces, crescem sob luzes de LED cor de rosa para serem então enviados à NASA que vai estudar sua limpeza e saúde. Esta pode ser uma maneira interessante e mais em conta de manter a equipe em órbita bem alimentada, já que atualmente enviar 1 quilo de alimento custa 10 mil dólares.



4. Impressora 3D de comida

A impressão 3D tem ganhado o mundo e é claro que a NASA não ficaria de fora de tamanha tecnologia. Acontece que eles investiram 125 mil dólares num protótipo que imprime comida, ideal para as longas viagens da equipe. Os cartuchos serão carregados com materiais biológicos, proteínas em pó, óleos e carboidratos, com validade de 30 anos. Testes já foram feitos com este sistema, resultando na impressão de um chocolate. O próximo passo será uma pizza.



5. CubeSat

Com custo muito baixo, de até 3.500 reais, os pequenos satélites em formato de cubo têm ganhado a atenção da NASA. A NASA também tem investido em pequenos satélites, os CubeSats. Com apenas 10 centímetros de largura, são menores do que os convencionais, porém tão poderosos quanto, podendo ajudar as pesquisas espaciais, medindo temperaturas, dados magnéticos e tirando fotos da Terra.



6. Drone, balões e submarino

Numa única exploração, a NASA se prepara para utilizar um submarino, drones e balões. Tudo isso é para alcançar o Titã, único astro do Sistema Solar que pode ter água além da Terra, e a maior lua de Saturno. Os drones irão estudar a superfície e a atmosfera do local, enquanto balões serão usados na expedição do satélite; já o submarino vai percorrer o Kraken Mare, um mar com 997 mil metros de comprimento e 304 metros de profundidade, ao norte de Titã.



7. Modelos 3D de tecidos humanos

Se você é contra o uso de animais em estudos científicos, já pode se empolgar. Em parceria com a GRoK Technologies, a NASA trabalha num projeto chamado BioReplicates, modelos 3D de tecidos humanos que poderão ser usados em testes farmacêuticos, cosméticos e outros. Será esta a salvação de Beagles e ratinhos?



8. Tecnologia Wolverine

Imagine se, assim como o mutante Wolverine, do X-Men, você pudesse se regenerar. Este pode ser o futuro segundo o projeto Scionic, tecnologia capaz de acelerar a regeneração de ossos e músculos por meio da criação de equipamentos médicos capazes de aliviar dores sem cirurgias ou remédios. Isso foi pensado, é claro, para que os astronautas não tenham problemas de perda óssea durante suas longas jornadas.



Um comentário :

Seu comentário é muito importante para mim!