Saiba quais são as 5 próximas grandes mudanças que assistiremos em nossas vidas

Caminhamos em direção à evolução a todo tempo. É exatamente a inquietação e inconformidade humana que nos conduzem às grandes mudanças e realizações de conquistas jamais imaginadas. O progresso é uma certeza em nossas vidas, por isso, conheça algumas das 5 próximas grandes mudanças que, muito provavelmente, assistiremos em vida:


5. FIM DO DINHEIRO DE PAPEL


É débito ou crédito? Desde seu surgimento na sociedade o dinheiro vem mudando de formato e, hoje, é mais comum pagar suas contas com cartões do que com dinheiro. O famoso “plastic money” (dinheiro de plástico) irá, fatalmente, substituir as notas impressas em papel. Tudo isso porque o custo de manutenção de moeda impressa chega a representar até 1,5% do PIB de um País. Além disso, a falsificação de dinheiro e os profissionais para combatê-la também custam muito aos governos. Para piorar, as notas e moedas tendem a conter bactérias e espalhar doenças. E o melhor de tudo, cartões são mais seguros, em casos de furtos é só cancelar. Assim, em um futuro breve daremos adeus dinheirinho no bolso!


4. 7 BILHÕES E SUBINDO…


A população mundial vem crescendo devido a melhores condições de vida, mas existem estudos apontando que esse aumento irá declinar em breve. Segundo a pesquisa de demógrafos de Viena (Áustria) há 84% de chance da população atingir seu pico populacional em de 2100. Cientistas da Espanha, por sua vez, acreditam que pode acontecer ainda mais cedo, em 2050. Acredita-se que devemos chegar até os 10 bilhões de habitantes terráqueos no próximo século, mas assistir um declínio depois disso. Nesse caso, quem chegar aos 150 verá o pico populacional da Terra.


3. FIM DO SILÍCIO NA COMPUTAÇÃO


Como tudo evolui muito rapidamente na era tecnológica, o silício deixará de ser a principal matéria prima da computação. Provavelmente serão substituídos por nanotubos de carbono, pois são menores, mais leves e mais rápidos do que o silício, aumentando o poder da computação. Existem teorias conspiratórias que temem, seriamente, os avanços da nanotecnologia. Imagine pequenos robôs, do tamanho de moléculas ou de pequenos insetos vasculhando sua vida e, até mesmo, matando pessoas. Será possível? Teremos de aguardar para ver.


2. IMPRESSÃO 4D


Impressão 4D é uma expansão da realidade de impressão 3D. Ela será capaz empregar materiais dinâmicos que continuam a evoluir em resposta ao seu ambiente. Como assim? Serão criadas peças tridimensionais com capacidade autônoma de montagem, ou seja, um produto desmontado e se montará por conta própria e terá capacidade de renovação e aprimoramento, como um robô. Confira no vídeo:



1. CURA DE DOENÇAS ICÔNICAS


Em um futuro breve estaremos livres de grandes doenças que assolam a humanidade por anos. A AIDS, por exemplo, diminuiu muito nos últimos anos. Para se ter uma ideia, uma comparação entre 2005 e 2011, morreram menos 100.000 pessoas de doenças relacionadas à AIDS, somente na África do Sul. 
Algumas doenças já foram praticamente erradicadas do mundo, sem a necessidade de criação de uma vacina, por exemplo. Vivemos em uma era onde grandes epidemias são menos comuns e mais rapidamente controladas, por isso, não só com os avanços da medicina conseguiremos por fim a grandes doenças, mas também mediante melhorias na qualidade de vida dos seres humanos.
Estamos a um passo de curar o câncer. Cientistas da Universidade de Michigan descobriram um mecanismo biológico capaz de proteger o trato gastrointestinal dos danos das quimioterapias e radioterapias e muito agressivas aos pacientes. Segundo os pesquisadores, será possível manter as células do organismo do paciente em funcionamento, aumentando exponencialmente as chances dos pacientes sobreviverem a quantidades normalmente letais de remédios ou radiação.
Boas notícias para um futuro melhor, ao menos, esperamos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!