Dez curiosidades do menu internacional do McDonald´s

Não importa se você está na Times Square ou em Hong Kong, o McDonald's é o mesmo. Já os ingredientes dentro do lanche não podem ser. Confira...

10-  Vegemide 

Em muitos países o café da manhã começa espalhando algo em cima da torrada. Para muitos americanos é a manteiga de amendoim ou geléia. Para os europeus, com frequência, é a Nutella. E para os australianos é o Vegemite.


Os australianos gostam tanto de Vegemite que ele foi incorporado ao cardápio da rede
© iStockphoto.com /Robynmac
Os australianos gostam tanto de Vegemite que ele foi incorporado ao cardápio da rede

O Vegemite foi inventado na Austrália. É feito à base de extrato de levedura da cerveja, o gosto é salgado e a cor é castanha escura. Ele é composto por vitamina B e frequentemente é o primeiro alimento sólido das crianças australianas. No McDonald’s você pode pedir Vegemite com um muffin inglês.

Por incrível que pareça, as refeições infantis do McDonald's australiano não incluem Vegemite. Em vez disso, eles servem algo chamado de "Pasta Zoo". Fique tranquilo, não há coalas e cangurus nela, apenas vegetais e ravióli de queijo com formatos de animais. O prato é servido com um molho chamado de Zoo Goo -- feito de tomate, frutose, engrossador, pó de origem vegetal, gordura animal, corante, conservante e goma vegetal [fonte: site do McDonald’s da Austrália].

9-  EBI fILET-O 

Hambúrguer, cheeseburguer e... camarão burguer? Você deve estar no McDonald’s japonês. No Japão, o lanche é chamado de “EBI Filet-O”. Já em Hong Kong, é mais conhecido como hambúrguer de camarão. Esse sanduíche é feito com camarão envolto com uma massa empanada e servido no pão de Big Mac. É quase um pedaço contínuo de pão, exceto pela folha de alface e um pouco de tempero apimentado.

Nós não sabemos por que o McDonald’s mistura camarão e hambúrguer. A mistura de sabores orientais e ocidentais parece ter funcionado melhor no cardápio de sobremesas, com o chá verde e o McFlurry com bolacha Oreo. Se você quiser esquecer a ideia do hambúrguer, a opção é experimentar o tempurá japonês. O camarão vem incrustado em uma massa leve e embebido no molho de tempurá. Mas se não gostou, você pode recorrer ao Mega Mac (um duplo Big Mac), com 700 calorias e 40 gramas de gordura que, de alguma maneira, parece distintamente americano [fonte: McDonald’s].

8- Bubur Ayam McD

Em Kuala Lumpur, capital da Malásia, o café da manhã na rede de fast food inclui o "Bubur Ayam McD". Em Cingapura, ele é chamado de "Chicken SingaPorridge". A refeição é composta por uma xícara de mingau com pedaços de frango, gengibre, cebola, cebolinha e pimenta malagueta. Você consegue visualizar a imagem?

O mingau não é uma sopa, e sim um pouco de arroz cozido. Os malaios compram a refeição em carrinhos de comida ou com ambulantes, que vendem apenas esse prato. Enquanto a adaptação do McDonald’s é um arroz empapado, a versão malaia vem em camadas generosas de arroz soltinho cozido com frango ou caldo de frutos do mar, molhos, legumes picados e frango desfiado em cima.

No McDonald’s, eles provavelmente irão te dar um garfo para comer esta refeição. Mais em outros lugares pode-se comer com as mãos, uma colher ou hashi.

7- Shaka Shaka Chicken

Em Cingapura, onde as culinárias chinesa, indiana, tailandesa e malaia se misturam, você pode esperar por muita pimenta e temperos. O McDonald’s de lá serve o "Shaka Shaka Chicken". Um frango empanado e frito servido em um saco feito de papel manteiga. Você despeja o tempero em pó no saco e, assim que você “shaka” (balança o saco), os temperos aderem a empanada e ajudam na hora de fritar. Mas se estiver com preguiça de sair do hotel, você pode pedir um sanduíche de frango online, acrescentar um chá de jasmim e ele chegará até o destino pelo McDelivery.

O frango ensacado foi inspirado em um prato chinês de Cingapura, que é uma versão crocante e temperada. O frango é marinado com molho de soja, vinho de arroz, mel e cinco temperos: cravo, erva-doce, pimenta de Sichuan, anis estrelado e cássia (que vem da casca da canela). Ele é empanado com ovo e farinha de milho e depois é frito. O resultado é uma casca doce e pegajosa.

Mas apesar dos cingapurianos serem apaixonados por frango e, ocasionalmente, pedirem um hambúrguer, quando o McDonald’s abriu sua primeira loja no país, em 1979,  a rede quebrou seu recorde com o maior volume de hambúrgueres servidos em um dia [fonte: McDonald’s].

6- Mc Veggie

Cadê a carne? Não tem carne no McDonald’s da Índia. Para os hindus, cerca de 80 % da população, matar vacas e comer a carne são contra as regras religiosas. Mas na rede de fast food, assim como no resto do país, isso faz com que abra bastante espaço para a comida vegetariana. Você pode experimentar o McVeggie – uma mistura de arroz, feijão e vegetais que o McDonald’s serve empanado – ou o McAloo Tikki – um hambúrguer vegetal de batata.

Na culinária indiana, os vegetais são tipicamente temperados com molhos e embrulhados como panquecas ou enrolados como almôndegas -- elas não são achatadas na forma de hambúrgueres -- e são passados no molho novamente.

5- McArabia

Se parar na rua para comer algo no Egito, você encontrará dois tipos de sanduíches. Um é o shawarma, um pedaço grande de cordeiro ou frango girando no espeto. O vendedor colocará raspas de carne dentro do pão sírio quente. O outro é o falafel, que são bolas de grão de bico colocadas dentro do pão, com vegetais e molho de tahini -- que é uma pasta de semente de gergelim.


Tradicional falafel servido no pão sírio
© iStockphoto.com /Lauri Patterson
Tradicional falafel servido no pão sírio

O McDonald’s faz seu melhor para imitar, não somente no Egito, mas por todo o Oriente Médio. A rede serve o "McArabia", dois frangos ou raspas de carne no pão sírio com alface, tomate, cebola e molho tahini. Nós vemos isso mais como um hambúrguer modificado do que um shawarma ou um falafel.

4- McNuggets de espinafre e queijo parmesão 

Os sabores italianos inspiram até mesmo o McDonald’s na Itália. Na cadeia de fast food, você pode pedir nuggets recheados com espinafre e queijo parmesão, um item promocional limitado. O cardápio de sobremesas também, e soa um pouco como uma padaria italiana. Você encontrará fatias de bolo polvilhadas com açúcar em pó -- não um glacê -- com um autêntico tratamento italiano. Os bolos são de cenoura e pêssego, mas também tem torta della nonna, torta de queijo toscano e a torta caprese -- um bolo de chocolate e nozes que nasceu na ilha de Capri.

Nem sempre é fácil encontrar fast food e muito menos comida no McDonald’s da Itália. Antes da maior lanchonete da época ser aberta, em 1986, perto dos famosos Degraus Espanhóis de Roma, a culinária do país resistiu às cadeias de fast food. Na verdade, Wend’s foi a primeira rede americana a abrir as portas na Itália, precedendo os arcos dourados por apenas três anos.

3-  Gaspacho 

Onde mais na Espanha você encontrará gazpacho? Essa sopa para o verão não é cozida, mas sim marinada em uma tigela gelada. A base é composta por azeite de oliva, vinagre, água e cubos de pão. Os outros ingredientes podem variar.

Em Málaga, o gazpacho finalizado tem aparência branca com alho, amêndoas e uvas. Em outros lugares, é vermelho e feito com tomate, cebola e pimenta verde. A versão do McDonald’s vem em uma caixa e é produzida pela PepsiCo [fonte: McDonald’s]. É bem parecido com borscht, um tipo de sopa.

2- McRib 

Se você aprecia carne de porco, uma boa pedida é dar um pulo no McDonald’s americano quando estiver no país. O sanduíche, que possui uma legião de fãs, leva o nome de McRib. É preparado com carne de porco desossada e empanada, molho barbecue, cebolas e picles e servido em um pão parecido com o nosso pão francês.

O McRib chegou a ficar fora de circulação como uma proposta permanente e, após campanhas pedindo sua volta, o lanche voltou ao cardápio da rede.

1- Molletes 

Se tomar o café da manhã no McDonald’s no México, você notará um item que não tem nenhum equivalente no cardápio brasileiro: é o mollete ou McMolletes. São três bolinhos ingleses, cada um coberto com feijões fritos, queijo branco americano e um pouco de salsa.

Os molletes são algo como uma esfirra aberta. Mas a versão tradicional, diferente da encontrada no McDonald’s, não inclui os bolinhos ingleses. O pão é tradicionalmente um bolillo -- um pão caseiro com a casca crocante e macio por dentro. Ele absorve melhor o molho do que os bolinhos usados no sanduíche de ovo registrado pelo McDonald’s. Em adicional, em vez do queijo americano processado, o queijo usado é o branco fresco como o Monterey Jack. Você também encontra os molletes “doces”, mas a rede de lanchonetes não acrescentou ao cardápio mexicano ou de qualquer outro lugar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!