Conheça 15 sistemas operacionais que você nunca ouviu falar

Seleção de 15 sistemas operacionais desconhecidos, mais que merecem sair do anonimato.

 

15- DragonFly BSD

Sistema operacional Unix, o DragonFly BSD surgiu a partir do FreeBSD 4.8 em 2003, quando seu desenvolvedor, Matt Dillon, resolveu se desligar do projeto do pai. Muitos conceitos e características do sistema foram inspirados no AmigaOS, SO vendido sob encomenda na Alemanha.

14- FreeDOS

O FreeDOS faz parte da família DOS e não possui nenhuma interface gráfica nativa. O sistema funciona em máquinas IBM mais antigas e pode ser iniciado por meio de memória ROM. Diferente de seus ?familiares?, o FreeDOS é um software livre e de código aberto. A ideia do SO surgiu em 1994, quando a Microsoft anunciou o fim da assistência para o MS-DOS.

13- GEM

Utilizado pela Atari como interface gráfica para seus computadores, o GEM foi criado em 1985 nos laboratórios da Digital Research e posteriormente comprado pela Caldera, que o transformou em um SO de código aberto. O sistema foi desenvolvido para rodar em máquinas com baixo poder de processamento.

12- Syllable

Criado em 2002, o Syllable traz muitas características do seu sistema pai, o AtheOS, e também de outro SO, o POSIX (Portable Operating System Interface for UNIX). O Syllable ocupa pouco mais de 480 MB quando instalado e roda tranquilamente em PCs com características similares aos antigos.

11- MenuetOS

Esse sistema operacional foi totalmente escrito na linguagem Assembly, uma versão legível para os humanos do código de máquina. Além disso, o SO não é baseado em nenhum outro sistema operacional e não faz uso de UNIX ou POSIX. O MenuetSO foi lançado em 2000 e tem como foco principal fornecer um ambiente de programação em Assembly mais fácil, mas também suporta linguagem de alto nível.

10- Haiku

O projeto de desenvolvimento do Haiku teve início em 2001. A ideia do sistema operacional é focar mais na computação pessoal, ou seja, no usuário comum. Com kernel próprio, o SO foi desenhado para funcionar com eficiência em computadores que possuam processadores com diversos núcleos. O projeto continua em desenvolvimento.


9- Inferno

O Inferno foi criado no Bell Labs em 1995. Trata-se de um sistema distribuído que permite aos seus usuários utilizarem os recursos disponíveis (hardware e software) em outros computadores conectados à rede. Uma característica interessante do SO é que ele possui uma versão que funciona como plugin para o Internet Explorer, além das edições portáteis.

8- Kolibri OS

Baseado no MenuetOS, o Kolibri OS também foi desenvolvido em linguagem Assembly e apareceu pela primeira vez em 2004. Uma das características que mais chama a atenção no SO é a sua rapidez e leveza, o que permite que ele seja executado a partir de um único disquete 3 ¼ .

7- Solaris

O Solaris foi desenvolvido pela Sun Microsystems (agora subsidiária da Oracle) e é baseado no BSD. O sistema faz parte da família Unix e sua arquitetura foi desenvolvida para funcionar com processadores x86 e SPARC, sendo a última desenvolvida pela mesma empresa que criou o SO. O Solaris era chamado de SunOS, e a ser chamado Solaris 2 depois que passou a baseado no System V.

6- Zeta OS

O Zeta OS, também conhecido como magnussoft ZETA, foi criado por uma empresa alemã chamada yellowTAB. O sistema operacional é baseado no BeOS e seguida de diversos boatos, como o de que ele foi vendido ainda em fase Beta pelo preço de um sistema final. Atualmente é desenvolvido por uma equipe independente de programadores e distribuído pela magnussoft.

5- moonOS

moonOS é um sistema operacional mais recente. Distribuído pela Ubuntu Linux Distribution, o SO traz todas as características do Linux e oferece como ambiente gráfico o GNOME. O moonOS possui um sistema de hierarquia de arquivos próprio e seu foco principal é alta velocidade, baixo uso de memória e um belo visual.

4- SkyOS

Os usuários que frequentam o Baixaki há algum tempo já conhecem o eyeOS. Trata-se de um sistema operacional online e que pode ser acessado a partir de qualquer computador que tenha conexão com a internet. A ideia principal do SO é facilitar o acesso a documentos e arquivos pessoais. O serviço encontra-se em fase Beta, visto que o desenvolvimento de melhorias é constante.

3- BeOS

O BeOS foi criado a partir de uma ideia de Jean-Louis Gassée, ex-executivo da Apple, em 1990. Desenvolvido inicialmente para rodar computador proprietário BeBox, a portabilidade para o PowerPC da Apple e os PCs x86 veio logo em seguida. Quando a empresa criadora do sistema foi comprada pela Palm, em 2001, o SO foi descontinuado, mas a comunidade envolvida no projeto deu continuidade e criou o OpenBeOS.

2- youOS

Desenvolvido por quatro estudantes do curso de Ciência da Computação do MIT, o youOS foi lançado no final de 2005 e tem como característica o suporte a mais de 150 aplicações. Assim como o eyeOS, esse SO pode ser acessado a partir de qualquer máquina com acesso a internet e oferece programas que vão desde editores de texto até player de música e vídeo.

1- OS/2

O Operating System/2, ou OS/2, foi um sistema operacional da IBM que competiu com o Windows em meados dos anos 90. Nos anos 80, o OS/2 e o Windows eram o mesmo sistema, apenas traziam versões diferentes. Em 1990, Bill Gates decidiu dedicar-se exclusivamente ao seu SO, deixando o OS/2 de lado. A falta de investimento e marketing fez com que o OS/2 ficasse muito atrás na competição com o Windows 95 e, em 1997, ele foi descontinuado pela IBM.




4 comentários :

  1. Uau! Legal! E agora? Será que são seguros? Bah! Segurança é uma grande piada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 50% da segurança da informação é de responsabilidade do sistema e 50% é do operador do sistema portanto é muito importante se preparar para operar um sistema

      Excluir
  2. Uma merda de artigo:
    1) Não existe sistema operacional POSIX, isso é um padrão de programação e hierarquia herdada dos Unix, seguidos pelos derivados do Unix, como os BSD, MacOS X, Linux e outros...Syllable
    2) Não existe essa merda de "Distribuído pela Ubuntu Linux Distribution", existem DERIVADOS do Ubuntu, como Mint...
    3) Haiku é baseado no BeOS...
    4) o OS/2 era produzido pela Microsoft e IBM, quando a MS abandonou o desenvolvimento e o deixou para a IBM.
    Antes de produzir um artigo sobre o que não sabe, ESTUDE ANTES PARA NÃO POSTAR QUALQUER BESTEIRA.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!