Relembre as 10 melhores músicas românticas

As canções românticas são uma das mais populares manifestações artísticas inspiradas nas alegrias e angústias que povoam almas apaixonadas nas mais diferentes culturas. O repertório de canções de amor é tão vasto que se separarmos apenas aquelas que tornaram-se as mais populares durante o século 20 ainda assim teríamos centenas delas.

Mesmo sendo sobre um único tema, suas letras e músicas ganham significados particulares para os casais ou corações solitários que as ouvem. Logo abaixo, selecionamos dez dentre as melhores canções românticas internacionais do século 20. Relembre...

10- Love Will Tear Us Apart (Joy Division)

Hino de uma geração e precursora de uma estética musical que dominaria os anos 80 e influenciaria as décadas seguintes, "Love Will Tear Us Apart" é uma das mais trágicas canções de amor de todos os tempos.

Com versos autobiográficos, compostos por Ian Curtis, vocalista do grupo britânico Joy Division, e uma sonoridade pesada e sombria, a canção expressa a angústia e o sofrimento de alguém que não sabe lidar com a culpa, a traição e um amor que não deu certo.

Temas como a rotina, a perda das ambições e a separação são expressos em uma atmosfera caustrofóbica e desesperadora. Na voz de Ian Curtis, é possível sentir o quanto o amor pode ser dilacerador.

<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/MVzYxqG9N1c?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/MVzYxqG9N1c?version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>

 

9- I Can`t Stop Loving You (Ray Charles)

Um dos inventores da soul music, Ray Charles imortalizou uma das mais belas canções sobre a solidão provocada pela separacão da pessoa amada. "I Can't Stop Loving You" foi escrita pelo músico de country e compositor Don Gibson em 1957 e ganhou o mundo com a versão de Ray Charles lançada em 1962.

Além de Gibson e Charles, a canção foi interpretada por Frank Sinatra, Roy Orbison e Elvis Presley, entre outros, que emocionaram diversas gerações com versos como "só vou viver a minha vida dos sonhos de ontem".

<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/WU-MBTW86U8?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/WU-MBTW86U8?version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>

 

8- Unchained Melody (The Righteous Brothers)

Ela emociona homens e mulheres desde os anos 50 quando foi composta por Alex North e Hy Zaret. Na versão da dupla The Righteous Brothers, essa balada virou um sucesso nos anos 60 e na voz de Elvis Presley, na década de 70, ganhou uma de suas mais inspiradas interpretações.

Mas foi nos anos 90 como a principal canção do filme "Ghost" (direção Jery Zucker, 1990), que "Unchained Melody" entrou definitivamente para a galeria dos clássicos da cultura pop.

Muitos a consideram piegas e ela é um dos hits dos karaokês, mas versos como "rios solitários suspiram espere por mim" continuam a produzir lágrimas nos portadores das almas mais sensíveis.

<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/zrK5u5W8afc?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/zrK5u5W8afc?version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>

 

7- Strangers in the Night (Frank Sinatra)

O dono de uma das mais belas vozes do século 20 é também o intérprete de vários clássicos da canção romântica. "What Is This Thing Called Love" e "I've Got You Under My Skin" são exemplos de canções de amor imortalizadas por Frank Sinatra.

Mas, de todas elas, é "Strangers in the Night", composta por Charles Singleton, Eddie Snyder e Bert Kaempfert, a que merece aparecer na maior parte das listas das melhores canções românticas do século 20.

Nenhuma canção conseguiu expressar de forma tão poética a história de uma paixão que começou com um flerte entre dois desconhecidos, verdadeiros "estranhos na noite", e terminou como um grande romance.

<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/rDA33hGFNgQ?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/rDA33hGFNgQ?version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>

 

6- Ain`t No Mountain High Enough (Marvin Gaye)

Algumas das inesquecíveis canções de amor da soul music foram interpretadas por Marvin Gaye. Entre elas, "Ain't No Mountain High Enough", composta por Nickolas Ashford e Valerie Simpson.

Em dueto com a cantora Tammi Terrell, Gaye a gravou em 1967 pela Motown. A interpretação que a dupla dá a versos que declaram que não há montanha alta, vale profundo ou rio largo o suficiente para impedir o amor entre duas pessoas tornou-a uma das mais dançantes e descompromissadas canções de amor de todos os tempos.

Seu sucesso foi tal que ela ganhou uma nova versão de outra estrela da Motown, a cantora Diana Ross em 1970. Mas nada se compara a versão de Gaye e Terrell.

<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/rDA33hGFNgQ?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/rDA33hGFNgQ?version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>

 

5- My Girl (The Temptations)

Outro destaque da soul music dos anos 60, The Temptations teve como seu primeiro hit uma declaração de amor em forma de canção composta por Smokey Robinson para a sua esposa Claudette Rogers Robinson, ambos integrantes de outro grupo da black music: The Miracles. "My Girl" alcançou o topo da parada nos Estados Unidos em 1965 e é considerada uma das cem melhores canções de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone.

A balada, imortalizada também pelas imagens dos cinco rapazes de terno do Temptations a cantando enquanto fazem suas coreografias sincronizadas, traz versos que dizem que graças a sua garota um rapaz consegue ter sol em dias nublados. Entre as várias versões que a canção teve, uma que merece destaque é a de Michael Jackson, lançada no álbum "Ben", em 1972

<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/4P1x7Yy9CXI?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/4P1x7Yy9CXI?version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>


4- Killing Me Softly With His Song (Roberta Flack)

Uma declaração de amor à arte e à música transformou-se numa das mais emocionantes canções românticas dos anos 70. "Killing Me Softly With His Song" foi composta por Charles Fox e Norman Gimbel, inspirados num poema que a cantora Lori Lieberman escreveu após ver um show de Don McLean, o cantor e compositor de "American Pie", uma das melhores canções de todos os tempos.

"Killing Me Softly With His Song" ganhou o mundo na interpretação de Roberta Flack em 1973, quando alcançou o topo da parada de sucesso nos Estados Unidos. Graças à sua versão da canção, Flack venceu três prêmios Grammy naquele ano, por melhor canção, melhor disco e melhor interpretação feminina.

<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/dpNdMIAnKko?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/dpNdMIAnKko?version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>

 

3- She (Charles Aznavour)

Charles Aznavour tinha 50 anos de idade quando, junto com Herbert Kretzmer, compôs "She". E foi graças a ela que Aznavour chegou pela primeira vez ao topo da parada britânica em 1974. O cantor e compositor francês gravou essa que é uma das mais belas canções de amor na opinião dos críticos também em francês, alemão, espanhol e italiano.

Sempre nas listas das melhores canções românticas, "She" ganhou novos jovens admiradores ao ser incluída na trilha sonora do filme  "Um Lugar Chamado Nothing Hill" (direção Roger Michell, 1999) em duas interpretações: a original de Aznavour e uma de Elvis Costello. Versos como "eu pegarei as risadas e as lágrimas dela e farei delas todas minhas recordações" continuam a emocionar novas gerações.

<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/hyCom4PuAHI?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/hyCom4PuAHI?version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>

 

2- Are You Lonesome Tonight? (Elvis Presley)

O repertório de Elvis Presley sozinho já renderia uma lista das dez melhores músicas de amor de todos os tempos. Afinal, entre os maiores sucessos do rei do rock estão canções do mais puro romantismo, como "Love Me Tender", "Heartbreak Hotel" ou "Always On My Mind". Dentre elas, há uma que se destaca pela capacidade que Elvis teve de tirá-la do esquecimento e imortalizá-la.

"Are You Lonesome Tonight?" foi composta em 1926 por Lou Handman e Roy Turk. Quase quatro décadas depois, em 1960, o rei do rock a regravou e a colocou no primeiro lugar da parada de sucesso.

Os versos com uma declaração incondiconal de amor -  "eu prefiro continuar ouvindo suas mentiras a continuar a viver sem você"- na voz de Elvis colocaram "Are You Lonesome Tonight?" entre as cem melhores canções de todos os tempos, segundo a Billboard.

<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/edRnjGPJGo0?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/edRnjGPJGo0?version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>

 

1- Let`s Stay Together (Al Green)

Composta e interpretada por Al Green, "Let's Stay Together" é mais uma canção de amor de grande sucesso que vem da soul music dos anos 70. Lançada em 1971, ela alcançou o primeiro lugar da parada norte-americana e é considerada uma das cem melhores canções da história pela revista Rolling Stone.

A impressionante voz de Al Green - considerado um dos melhores intérpretes da canção popular - transforma versos simples e diretos, que cantam sobre sua paixão e vontade de estar junto da pessoa amada, em uma das baladas mais românticas da história da música pop. Além do sucesso na interpretação de Al Green, "Let's Stay Together" votou a ser um hit na voz da cantora Tina Turner na década de 80.

<object style="height: 390px; width: 640px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/C5AS_l71-Wc?version=3"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/C5AS_l71-Wc?version=3" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="390"></object>



 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!