As 10 maiores estátuas do mundo


A lista inclui monumentos como o Cristo Redentor, considerado uma das novas maravilhas do mundo, e a polêmica estátua equestre de Genghis Khan, construída em uma região desértica da Mongólia.


1 - Rei dos Reis

A estátua do Rei dos Reis (King of Kings) foi inaugurada em 2004 pela Igreja Solid Rock, em uma rodovia no Estado americano de Ohio. O monumento, que mede 19 m, ficou conhecido como Touchdown Jesus, pelo fato de seus abraços abertos apontando para cima lembrarem a sinalização feita por juízes quando uma equipe pontua no futebol americano. Ela foi atingida por um raio em junho de 2010.




2 - Chamado da Mãe Terra

Inaugurada em 1967 pelo regime soviético, a estátua do Chamado da Mãe Terra comemora a vitória da União Soviética na batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial. O monumento, que se localiza em Volgogrado, na Rússia, exibe uma figura feminina de 51,8 m de altura segurando uma espada de mais 33 m. A estátua é cercada por 200 degraus, que lembram os 200 dias de cerco nazista à cidade soviética.



3 - Estátua da Liberdade

Uma das principais atrações turísticas de Nova York, a Estátua da Liberdade foi um presente dado pelo governo francês em comemoração ao centenário dos Estados Unidos, celebrado em 1876. Contudo, o monumento só foi completado em 1884 e apresentada ao público no ano seguinte. A estátua mede 46,50 m (92,99 m contando o pedestal) e é necessário subir 389 degraus para chegar até o seu topo.



4 - Tian Tan Buda

Localizada em Ngong Ping, em Hong Kong, a estátua do Tian Tan Buda mede 34 m de altura e pesa 280 t. Para acessá-la, os visitantes precisam subir 268 degraus. O monumento foi inaugurado em 1993, levou quase três anos para ser construído e custou aproximadamente US$ 68 milhões






5 - Renascença Africana

Inaugurada em abril de 2010, em Dacar, a estátua da Renascença Africana foi idealizada pelo presidente do país, Abdoulaye Wade. Feito inteiramente de cobre, o monumento mede 48,77 m de altura. A construção da estátua foi bastante criticada pela oposição do país, que acusa Wade de corrupção - ele cobra 35% dos lucros da visitação à estatua sob a alegação de propriedade intelectual





6 - The Healing Hands

Originalmente conhecido como The Healing Hands (As Mãos que Curam, na tradução livre), o monumento de 30 t é considerado a maior escultura em bronze do mundo. Ele é localizado na entrada da Oral Roberts University, em Tulsa, no Estado americano de Oklahoma.







7 - Cristo Redentor

Principal cartão postal do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor se ergue sobre a cidade a mais de 700 m de altura, no Morro do Corcovado. O monumento, que tem 38 m de altura e 8 m de base, foi construído entre 1922 e 1931. Em 2009, o Cristo Redentor foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo.






8 - Genghis Khan

Aproximadamente 800 anos depois de sua morte, o antigo imperador mongol Genghis Khan foi homenageado com uma gigantesca estátua equestre em agosto de 2009. O monumento, que mede cerca de 40 m e está sob um coliseu de 10 m de altura, foi construído na região desértica de Tsonjin Boldog, na Mongólia, onde Genghis Khan teria encontrado um lendário chicote dourado.




9 - Golden Driller

Também em Tulsa, se localiza a estátua Golden Driller, construída em homenagem às pessoas que trabalharam na perfuração de petróleo no Oklahoma. A escultura, feita de ferro e concreto, pesa 22 t e mede 23 m de altura. Originalmente construída 1953, a estátua é considerada o monumento oficial do Estado do Oklahoma desde 1979.





10 - Hanuman

Localizada no coração do distrito de Karol Bagh, em Nova Délhi, na Índia, a estátua do deus hindu Hanuman se destaca das ferrovias que a circundam pela sua brilhante cor laranja e pelo seu tamanho 20 m. Hanuman é uma entidade em forma de macaco, que de acordo com a mitologia hindu é o comandante do exército de macacos.





Um comentário :

Seu comentário é muito importante para mim!