10 florestas que todo turista deveria conhecer

As florestas tropicais são as grandes divas do ecossistema planetário. E devido à grande diversidade da fauna e flora presentes, essas regiões tornaram-se o sonho dos ecoturistas do mundo todo. Confira a lista, feita pela Forbes Traveller, das florestas tropicais que deveriam ser visitadas por qualquer amante da natureza:

1 - Floresta Amazônica, Brasil

 

A Amazônia é imbatível - e nem precisa explicar por que! É o grande celeiro da biodiversidade na Terra. Um décimo das espécies de todo o mundo estão espalhados pelas densas mata, onde cada metro quadrado pode comportar até 75 mil diferentes plantas.

Apesar do desmatamento, ainda existem 1,4 bilhões hectares de mata nativa sobrevivente. O ecoturismo sustentável vem sendo um dos principais responsáveis pelos esforços de conversação da floresta.

2 - Cathedral Grove, MacMillan Provincial Park, Canadá

 

A Cathedral Grove prova que não é preciso se afastar de tudo para chegar uma bela vegetação. Localizada na província Island’s MacMillan, Vancouver, a mata é formada basicamente por gigantes e antigas Pseudotsugas (tipo de conífera). Algumas já passaram da faixa dos 800 anos. Existem ótimas trilhas no local, e quem visita deve estar preparado para topar com perigosos animais, como pumas e ursos, mas também com simpáticos bichos, como o pica-pau.

3 - Lamington National Park, Austrália

 

Além de possuir algumas das espécies de pássaros mais interesses e coloridas do mundo, ainda é possível encontrar de cachoeiras a cangurus nesse parque a cerca de 35 quilômetros do Oceano Pacífico. Seus planaltos verdes e falésias são resultados de um antigo vulcão. Há diversas opções de trilhas, e a mais interessante é uma ponte suspensa a 50 metros do chão da floresta.


4 - Cockscomb Basin Wildlife Sanctuary, Belize

 

Aqui o protagonista é o jaguar: alguns privilegiados relatam encontros com estes bichos fascinantes. Mas por serem animais furtivos, é mais provável que você vá se deparar com macacos alouatta, rãs de olhos vermelhos, pumas, jaquatiricas, tatus e algumas da mais de 290 espécies de pássaros locais. A forte chuva e as corredeiras fazem do rafting um must na região.



5 - Hana Rainforest, Maui, Havaí, EUA

 

A estrada para se chegar a Hana é perigosa, mas o resultado vale qualquer esforço. O prêmio será um misto de cachoeiras de tirar o fôlego, penhascos impressionantes e praias de areia preta com piscinas de águas naturais. A floresta pode ser facilmente explorada sem tours, mas os guias locais poderão mostrar lugares que provavelmente sozinhos não serão descobertos.



 

6 - Koke'e State Park, Kauai, Havaí, EUA

 

Um dos locais mais indicados para quem gosta de uma boa caminhada, num local exótico e de rara beleza. Diversas trilhas levam para as mais diferentes vistas panorâmicas da ilha de Kauai, Havaí. Um dos destaques é um elevado de 1.200 metros virado para o Vale Kalalau. Existem vários alojamentos, campings e áreas para piquenique selvagem dentro do parque.



7 - Yakushima Island, Kagoshima, Japão

 

Essa pequena ilha japonesa possui montanhas que atingem até 2 mil metros, macacos, veados, cães-guaxinim e cedros de mais de 2 mil anos, de altura exorbitante e de formas bizarras. Para os mergulhadores, existem as opções de uma fonte térmica próxima ao oceano e o recife de corais, ideal para os colecionadores de conchas-marinhas.




8 - Monteverde Cloud Forest Reserve, Costa Rica

 

Costa Rica se transformou em referência de ecoturismo. Com 120 metros cúbicos anuais, a chuva ajuda a fazer do país a capital mundial das orquídeas. Além disso, diversas aves como quetzals, 30 diferentes tipos de colibris e sapos dourados são importantes representantes da fauna local. Para explorar Monteverde percorra as nove trilhas e descanse nos alojamentos espalhados pela reserva.



9 - Erawan National Park, Tailândia 

 

Talvez seja um dos principais pólos de biodiversidade do Oriente. Aqui encontram-se gibãos, cobras, macacos-rhesus e até elefantes.A principal atração local fica por conta das cachoeiras Erawan Falls. As quedas formam piscinas naturais, onde está permitido o banho. Trilhas levam turistas para diversas cavernas com estalactites, estalagmites e morcegos.

10 - Tarkine, Tasmânia, Austrália

 

A exótica ilha da Tasmânia abriga no seu noroeste a maior faixa de floresta tropical de toda a Austrália. Dentro da densa mata, acha-se mais de 60 espécies raras incluindo o famoso diabo da Tasmânia, lagostas gigantes e a ave de rapina Aquila Audax. Diferente dos outros lugares, aqui é possível encontrar dunas de areia gigantes e longas e paradisíacas praias.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim!