As 10 melhores vozes do rock

O rock nasceu do som das guitarras, mas ele não seria o que é hoje sem as vozes que imortalizaram suas canções. Desde os primórdios, a guitarra e o vocal dividiram as glórias do rock, seja no som quase mágico extraído do instrumento por Chuck Berry, seja no vozeirão surpreendente que saía da boca de Elvis Presley.

Nem na era do endeusamento dos grandes guitarristas, o que levou a um culto a Jimi Hendrix e Eric Clapton, com ótimas razões para isso, as boas vozes, como a de Janis Joplin ou de Jim Morrison, deixaram de ser cultuadas.

Desde os anos 1950, quando o rock nasceu, o gênero tem revelado vozes potentes e afinadíssimas, capazes de rivalizarem com o som dos melhores guitarristas. Conheça a seguir quais são dez das melhores vozes que já surgiram na história do rock...

Ahhh! já ia me esquecendo...esta lista é preferência pessoal. Antes que me atirem pedra, sintam-se à vontade para comentar quais são as melhores vozes do rock da preferência de vocês, ok?


10- Elvis Presley

Elvis
Reprodução

Ele não é chamado de Rei do Rock por acaso. Um dos principais motivos é justamente sua voz. Com ela, Elvis conseguiu fazer uma mistura de country, blues e gospel em suas canções e injetar nisso tudo um tom sensual típico da música negra.

Inspirado pelos vocais do blues do Delta do Mississippi, como o de Big Mama Thornton, ele incorporava em sua voz toda a tradição dos gêneros locais para criar uma sonoridade nova que definiu a primeira fase do rock’n’roll. Suas interpretações em canções como “Mistery Train”, “Jailhouse Rock” e “Suspicious Mind” são exemplares do poder de sedução de sua voz. Quase todo mundo que veio após ele, de Bruce Springsteen a Bono, do U2, deve muito ao estilo vocal de Elvis Presley.



9- Mick Jagger

rolling stones
Reprodução

O vocalista dos Rolling Stones também foi profundamente influenciado pelo blues norte-americano, tanto o do sul como o elétrico de Chicago. Jagger tem uma das mais versáteis vozes do rock, mas ao mesmo tempo uma das mais inconfundíveis. Sua voz é atraente e perfeita dentro de um estilo próprio que ele construiu, onde o controle da altura da voz e da melodia da canção soam de forma sofisticada. Sua capacidade de transformar seu estilo de interpretar dependendo de cada canção é espantoso. Entre suas interpretações mais emblemáticas estão “Simpathy for the Devil”, “Satisfaction”, “Miss You”, “Angie” e “Emotional Rescue”.






8- Roger Daltrey

Roger Daltrey
Reprodução

Quando o vocalista do The Who interpretou “My Generation” com uma ansiosa gagueira ele não só fez algo inusitado como deu à canção uma força extraordinária para se tornar o hino de boa parte da juventude no fim dos anos 60.

Daltrey, diferentemente dos outros grandes vocalistas do rock não é um letrista, mas ele concentra sua energia em dar às composições de Pete Towshend, guitarrista e parceiro no The Who, algumas das mais poderosas interpretações que o rock já nos ofereceu.

Sua misteriosa habilidade vocal o faz adaptar-se às mais diferentes emoções que emanam das canções do grupo. Entre as músicas mais reveladoras do seu estilo e poder vocal estão “I Can See For Miles”, “Pinball Wizard”, “See Me, Feel Me” e “Won't Get Fooled Again”.
 



7- Solomon Burke

Solomon Burke
Reprodução

Ele orgulha-se de ter inventado o “rock and soul”. Solomon Burke despontou na época de ouro da black music, na segunda metade dos anos 60. Com sua dramática, sonora e potente voz, ele fez uma bem-sucedida mistura de rock, pop, rhythm’n’blues e gospel.

Considerado o rei do rock and soul, Burke era um pastor antes de tornar-se uma das vozes mais impressionantes da música jovem. Para Tom Waits, Burke é “a voz dourada que reflete o coração, a sabedoria, a alma e a experiência”. Além de Waits, outras vozes influenciadas pelo rei do “rock and soul” foram Mick Jagger, Van Morrison e Ben Harper. Canções como “Everybody Needs Somebody to Love”, “Cry to Me”, “Just Out of Reach” mostram do que ele é capaz.



6- Roy Orbison

Roy Orbison
Reprodução

Bob Dylan e Tom Petty consideravam Roy Orbison o melhor cantor do mundo. Com raízes no mesmo rockabilly que inspirou Elvis Presley e Johnny Cash, a voz de Orbison era ao mesmo tempo poderosa e suave, sinfônica e quase operística, perfeita para as baladas românticas sobre solidão e corações destroçados que ele compunha e interpretava.

Sua voz soava misteriosa e crescia ao longo das canções levando os ouvintes à estratosfera. Entre as mais representativas do talento de Orbison estão "Oh, Pretty Woman," "You Got It," "Only the Lonely" e “I Drove All Night”.



5- Robert Plant

Robert Plant
Reprodução

Fã obcecado do blues norte-americano, o vocalista do Led Zeppelin criou um estilo de cantar no final dos anos 60 que definiu o heavy metal das décadas seguintes.

Distorcida, alta, emocionalmente excessiva, a voz de Plant o faz cantar com a mesma sofisticação e talento um blues, uma balada romântica, um rock pesado ou uma canção influenciada por sons indianos ou árabes.

Eleito por diversas publicações especializadas como a melhor voz do rock, Plant tornou-se uma divindade no universo roqueiro, influenciando vários dos mais importantes vocalistas que surgiram após ele. Entre as canções mais exemplares do seu talento como cantor estão “Whole Lotta Love”, “The Rain Song”, “Kashmir” e “When the Levee Breaks”.
   



4- Iggy Pop

Iggy Pop
Reprodução

O jeito raivoso de cantar de Iggy Pop no final dos anos 60 definiu o que seria o punk meia década antes do movimento surgir.

Inspirado pelos momentos mais agressivos de Mick Jagger, dos Rolling Stones, de Jim Morrison, do The Doors, e de Elvis Presley, Iggy Pop mostrou que tem uma capacidade vocal que pode ser provocativa, como na época dos Stooges, ou funcionar como um barítono, cheio de sensualidade, ironia e emoção, como mostrou em sua carreira solo, principalmente nas parcerias com David Bowie.

Junte-se a isso sua capacidade de ensandecer plateias com sua totalmente anárquica presença de palco, que já lhe rendeu várias cicatrizes. Entre os vocalistas influenciados pelo vozeirão de Iggy Pop estão Jack White, Johnny Rotten, do Sex Pistols, e Nick Cave. Para conferir do que ele é capaz ouça “Search and Destroy”, “I Wanna Be Your Dog”, “Lust for Life” e “The Passsenger”.


 
3- Freddie Mercury

Freddie Mercury
Reprodução

Ele personificava vários subgêneros do rock: o glitter, o heavy metal e o rockabilly. A partir disso, o vocalista do Queen desenvolveu um estilo único com sua poderosa e harmônica voz, capaz de se sobrepor ao pesado instrumental de canções como “Bohemian Rhapsody” e “Killer Queen”.

Sua presença de palco eletrizava plateias por onde o Queen passava, o que levou a banda a ser uma das grandes atrações do chamado “rock de arena” nos anos 70 e 80. Considerado um dos mais inspirados vocalistas do rock, Freddie Mercury foi o principal compositor das canções do Queen.

Entre os artistas influenciados por ele estão George Michael e Brandon Flowers, do The Killers. “You Are the Champions”, “Crazy Little Thing Called Love”, “Somebody to Love” e “You’re My Best Friend” são algumas das canções que revelam o poder de sua voz.   


2- Patti Smith

Patti Smith
Reprodução

Ela foi inspiração para várias gerações de cantoras e cantores que surgiram a partir dos anos 80, como Chrissie Hynde, do The Pretenders, Michael Stipe, do REM,  PJ Harvey e Cat Power. Patti Smith surgiu junto com o punk no meio dos anos 70, lado a lado com Ramones, Blondie e Talking Heads na efervescente cena nova-iorquina.

Influenciada pelo rhythm’n’blues, pautada pela anarquia da época e dotada de uma poderosa e gutural voz, muitas vezes cheia de lamentos, ela logo se tornou uma das mais importantes representantes da renovação do rock, com suas letras inteligentes e uma  presença de palco impressionante. Entre suas canções mais expressivas estão “Gloria”, “Rock’n’Roll Nigger”, “Land” e “Because the Night”.     



1- Morrissey

Edição comemorativa do lançamento do disco The Queen is Dead do The Smiths
Reprodução

Steven Patrick Morrissey foi ao lado de Johnny Marr a alma dos Smiths, uma das mais cultuadas bandas dos anos 80. Uma mistura de crooner e vocalista de rock , Morrissey explora a ironia, falsetes e um jeito cortês e elegante de cantar. Suas interpretações sobre angústias e sofrimentos existenciais e amorosos soam completamente anticonvencionais.

Morrissey é um dos mais importantes compositores do rock, com letras sofisticadas e de uma beleza poética rara no gênero. Suas canções e suas performances inspiraram várias bandas nas décadas seguintes, como Oasis, Interpol e Radiohead. Entre os principais sucessos interpretados por Morrissey estão “There Is a Light that Never Goes Out”, “How Soon Is Now?”, “William, It Was Really Nothing”, “What Difference Does It Make?”, “Suedhead” e “Irish Blood, English Heart”

64 comentários :

  1. Fala sério... Morrissey melhor voz do rock? Mesmo sendo pessoal...

    ResponderExcluir
  2. KKKK ELVIS PRESLEY EM 10 lugar se ta brincando a maior voz do rock ´´n´´roll em ultimo lugar a gente ouve elvis a mais de 40 anos e este tal de morrissey eu nunca ouvi kkkkk

    ResponderExcluir
  3. a melhor voz do rock é do pe lu do restart

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHA rindo aqui,Melhor voz do Rock é a DO Axl Rose ,ele foi considerado segundo uma pesquisa como o melhor vocalista de todos os tempos.e esse que ta em primeiro nunca ouvi falar

    Seguiam @KiteeBlue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, Freddie deveria estar em primeiro e Axl em segundo, essa lista ta horrivel

      Excluir
  5. John lennon ou Paul McCartney???

    ResponderExcluir
  6. Permita-me discordar. Acho que tem uma boa galera aew na frente ainda de alguns que vc citou. e não, o Axl Rose não é um deles. Mania que esse povinho fã de guns tem em dizer que ele é o melhor vocalista e o slash o melhor guitarrista!

    Um que eu te aconselharia conhecer (ou considerar, caso já conheça) é Lemmy Kilmister, do Motörhead. Um estilo único que influenciou toda uma classe de rockeiros, como por exemplo, a galera do Metallica.

    E sobre o Iggy Pop, 'i wanna be your dog' ao vivo é, talvez, uma das melhores músicas do universo!!! Muito bom vc lembrar desse gênio!!!

    ResponderExcluir
  7. nss ki lista pessoal dos infernos hein !!! cadê corey taylor ai , ninguem faz voz nem semelhante a dele , e ele consegue fazer varos tons de voz , só ele mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Uma lista dessas sem o Bruce Dickinson nao tem credibilidade nenhuma

    ResponderExcluir
  9. Corey dá um pau com força nesse povo todo ae!Sorry.

    ResponderExcluir
  10. Falar que Corey Taylor devia estar nessa lista é sacanagem ein...
    Ele manda bem, mas pra entrar numa lista dessas vai ter que cantar mais uns 10 anos ainda!
    Realmente esse vocalista do The smiths mereceu a primeira colocação!
    Jim Morrison deveria estar ae tbm, mas como a lista é sua...

    ResponderExcluir
  11. cade john lennon e paul mccartney?!?
    acho q freedie mercury deveria ficar em primeiro...mas faltaram esses dois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Éhh! Freddie em primeiro e faltou Paul McCartney, John Lennon, Axl Rose, Jon Bon Jovi..

      Excluir
  12. PHILL ANSELMO DO PANTERA

    ResponderExcluir
  13. A voz inconfundivel do Joey Ramone deveria ser presença em qualquer lista de top do rock, mas, sabe-se lá porque, ele nunca está, infelizmente.

    ResponderExcluir
  14. Caramba... Mesmo sendo pessoal, é muito forçado colocar o ELVIS em 1oº lugar! Outra, se não está na sua lista, é porque você não conhece... Busca saber mais sobre o Paul McCartney (Band on The Run, e Maybe Im Amazed são muito boas). A voz dele é demais. Na minha lista, a única coisa que seria iagual à sua, é a posição do Freddie Mercury.

    ResponderExcluir
  15. valha-me deus!!!!....Morrissey?????......será que voce já ouviu falar de John Lennon, Little Richard, Glen Hughes, Eric Burdon,só prá citar alguns?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Miljenko Matijevic, do Steel Heart, sem sombra de duvidas!

    Segue um clipe do grupo com ele nos vocais!

    http://www.youtube.com/watch?v=F-nyeiKk35M

    ResponderExcluir
  18. E nada do David Bowie? Ademais, o primeiro lugar deveria ser do Freddie Mercury.

    ResponderExcluir
  19. fred primeiro com toda certeza..

    ResponderExcluir
  20. Gente essa lista tá toda errada!

    MAs entre nesse site que verão algo interessante!
    http://www.fabricadosmilionarios.com.br/xoxosk8

    ResponderExcluir
  21. Eddie Vedder do Pearl jam

    ResponderExcluir
  22. Boa lista cara. Como toda a lista é pessoal, claro que todos discordam de alguns. Mas com certeza são ótimos vocalistas. Lennon e McCartney, apesar de terem feito ótimas canções, não são grandes vocalistas. Acrescentaria aí Nick Cave,

    ResponderExcluir
  23. SUPER DISCORDO!!!!

    JIM MORRISSON??

    DAVID BOWIE???

    JANIS JOPLIN????

    CADE???

    ResponderExcluir
  24. Baaaahhh... Era uma vez, um rapaz chamado Ian Gillan, outro que se chamava DIO, um maconheiro que se chamava Jim Morrison, uma mulher chamado janis joplin outra chamada glace slick... Que só perdiam para Freddie Mercury e Robert Plant nessa lista ridícula de quem não entende de rock...

    ResponderExcluir
  25. cade ozzy??????????????

    ResponderExcluir
  26. E onde ficam Ronnie James Dio (ex Black Sabbath) e Klaus Meine (Scorpions)??

    ResponderExcluir
  27. axl rose...
    bono vox...
    Chris Cornell...
    lista fail champz ;x

    ResponderExcluir
  28. hahaha
    morrissey
    deve de ser muito fã do cara
    no mais a lista é boa, não concordo com a ordem
    freddie mercury e mick jagger são fodasticos

    ResponderExcluir
  29. Eu não porque ainda se divulgam essas listas idiotas se ngn concorda com elas e se cada um tem um gosto diferente. A proposito Freddie Mercury deveria estar em primeiro disparado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Concordo, essa lista ta horrivel! 😷😷.. Freddie Mercury em terceiro? ISSO NÃO É POSSÍVEL!

      Excluir
  30. Estão louco o melhor mesmo e o pastor (FDP) aqui do lado de casa canta muito que até mexe com aquel diadinho que a dentro de mim, tenho vontade de enfiar uma bala na cabeça dele

    ResponderExcluir
  31. Cadê o Steven Tyler do Aerosmith ¬¬' aff quem foi que escolheu isso...

    ResponderExcluir
  32. Desta lista o que devia ta em primeiro é o Freddy Mercury, e em Segundo Robert Plant

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!!! Aí sim seria TOP!!! Essa lista ta uma b.o.s.t.a!

      Excluir
  33. Boa lista, mas eu acrescentaria a Janis Joplin - ela é uma das minhas cantoras favoritas do rock! <3

    Bjos

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  35. Como assim, Robert Plant em 5º? Freddie Mercury em 3º? Colocar Morrissey na frente de mestres foi sacanagem. Não que o cara seja ruim, pelo contrário, mas não é foda o suficiente pra primeira colocação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PURA VERDADE!!!!! Não acredito em nada desta lista!

      Excluir
  36. 1 - Phil Lynott (Thin Lizzy)
    2 - Robert Plant (Led Zeppelin)
    3 - Ronnie James Dio (verdadeiro rei do rock)
    4 - Fredie Mercury (Queen)
    5 - Elvis Presley
    6 - Tim Maia
    7 - Steve Walsh (Kansas)
    8 - Ozzy Osbourne
    9 - Steve Perry (Journey)
    10 - Bruce Dickinson (Iron Maiden)

    (essa é a lista verdadeira e a indiscutível!!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que colocaria Freddie em Primeiro..

      Excluir
  37. Essa lista tá cheia de buracos. Tá faltando todo mundo que tá nos comentários (exceto o "pé do restart" rsrsrs). Faltou também Roy Khan (Kamelot), mesmo sendo metal sinfônico. E cadê Bruce Dickinson e Axl Rose???

    ResponderExcluir
  38. Dos 10, 8 são vocalistas, só Fred Mercury e Elvis eram cantores...

    ResponderExcluir
  39. Não adiantou nada falar para não me atirarem pedra que a lista era pessoal...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  40. Só um completo idiota colocaria elvis em 10... Patti Smith? Ta de zoeira!

    ResponderExcluir
  41. Sem Steve Perry???? nao dei valor

    ResponderExcluir
  42. Uma lista de maiores vozes do rock sem a voz nº1 não merece nenhuma credibilidade!
    Cadê Eric Burdon???

    ResponderExcluir
  43. NUNKA! essa lista está completamente errada! já ouviu falar em janis joplin, jim morrison, Steven Tyler? eles deviriam está nesta lista!
    e oq Morrissey está fazendo em primeiro lugar? kkk

    ResponderExcluir
  44. Esta é a mera opinião do jovem, calma!!!
    Na minha opinião o FREDDIE MERCURY devia de estar em primeiro. Ele era lindo e um grande galã.
    R.I.P lindo.
    O MUNDO TE AMA. Paz para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade! Concordo plenamente!! #queenmaniacos
      Freddie, leave in peace! We Always Love Youu! 😘

      Excluir
  45. Morrissey na frente do Freddie Mercury?!
    Nunca será!

    Joplin, Tyler, Dio e alguns outros, mandam lembranças o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade kkkk! Nunca vi algo assim..... Que ruim.

      Excluir
  46. Essa lista é algo a ver com gosto pessoal, pra mim seria algo +- assim:

    Ian Gillan
    Dio
    Eric Adams
    Glenn Hughes
    Rob Halford
    Carlos Cabral (Trenloco)

    Eu poderia colocar mais uma dúzia de vocalistas, todos eles infinitamente mais talentosos do que todos esses da lista, mas como falei, é uma questão de gosto.

    ResponderExcluir
  47. Meu Deus!!! Afff! Parti Smith e Morrissey em 2º e 1º? Kkkk na sua cabeça! Freddie Mercury em 1º!
    Olha, eu acho que você não sabe direito de musicas do rock pq eu acho que você escreveu errado... " YOU are the champions", por favor né? JURO que é "We Are The Champions" e acho que você esqueceu de alguns cantores que são melhores que esses que você colocou aí! Tipo John Lennon, Jon Bon Jovi, Axl Rose... E ELVIS PRESLEY EM 10??? AFFFFF! 😓😓

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!